segunda-feira, 5 de abril de 2010

Arte Conventual - O falar das mãos de Guilhermina Maldonado


Guilhermina Maldonado (1937-2019).

LER AINDA:

Entre nós vivem pessoas relativamente às quais a Comunidade nutre profunda estima e admiração, pelas mais diversas e respeitáveis razões: o seu desempenho ou êxito profissional, o seu exemplo de vida, a sua participação cívica ou aquilo que criam, que é o caso da Senhora que é objecto do presente post.
Guilhermina Maldonado é uma artesã multifacetada cuja actividade se distribui entre outras artes pela criação de registos – bentinhos e lâminas, assim como de maquinetas.
Registos contendo gravuras representando Santos ou Passos das Sagradas Escrituras e que dependurados nas paredes dos quartos, mais que objectos decorativos, são objectos de veneração e de oração dos fiéis.
Maquinetas contendo imagens devotas que são objectos de Culto ou encerram Presépios, através dos quais se evoca ciclicamente o nascimento de Cristo Salvador.
E o que é um registo? E o que é uma maquineta?
A designação de “registo” engloba ícones religiosos gravados em madeira, cobre, ou pintados sobre pergaminho, tecido ou papel ou impressos litograficamente.
Os de pequenas dimensões, além de relembrarem o dia festivo do Santo Protector, serviam para marcar uma dada passagem no missal ou noutro livro qualquer.
Independentemente das suas dimensões, os registos começaram a ser usados no século XVIII para emolduramentos conhecidos por “bentinhos”, designação que também abrange saquinhos de pano, bentos, que se usavam ao pescoço por debaixo da camisa, contendo papeis com orações, relíquias ou outros objectos de devoção.


Filha de uma mãe exímia e assombrosa na arte do papel recortado e sobrinha do antiquário Venceslau Lobo, Guilhermina Maldonado, nasceu em Estremoz, na freguesia de Santo André, no ano de 1937. Desde muito cedo, conviveu com registos, bentinhos, lâminas e maquinetas. Depois do casamento com o lavrador Luis Maldonado, foi morar para um monte, onde a necessidade de combater o isolamento, a levou a ocupar o tempo de maneira criativa.
Os trabalhos da mãe e a loja do tio que sempre a fascinou, emergiram então na sua memória, levando-a a recriar registos, a partir dos que já conhecia, sem necessitar de qualquer aprendizagem.


Prendada com uma vontade férrea e uma paciência sem limites, a elas soube aliar o prazer de criar, o que faz com uma imaginação espantosa, ainda que temperada pelo rigor e pela procura incessante da delicadeza, perfeição e harmonia, com requintes de minúcia, que são o seu timbre. Dotada de rara sensibilidade artística, das suas mãos de ouro, saem entre outras, inúmeras peças ao gosto conventual do século XVVIII, com um destaque muito especial para os registos e maquinetas ricamente trabalhados.


Desde a sua primeira exposição, ocorrida em 1987 na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz, que o seu trabalho foi publicamente reconhecido, passando a receber antiquíssimos registos e maquinetas para restaurar, bem como encomendas para criar novos trabalhos.
Como matérias-primas, Guilhermina Maldonado utiliza papéis coloridos (simples ou metalizados), tecidos (lisos ou lavrados), galões, fitas de algodão e seda, laços, bordados a linha de vários matizes ou de fio prateado ou dourado, bem como pérolas, coral, lantejoulas, vidrilhos, missangas e contas das mais variadas cores. Utiliza também o barro, o miolo de sabugueiro, flores naturais, escamas de peixe ou cascas de árvore. Igualmente utiliza o cartão e o vidro.

As ferramentas utilizadas são as mais diversas: tesoura, lâminas, agulhas, teques, bastidores, pincéis e utensílios improvisados.
Nos bentinhos, a estampa começa por ser colada num cartão que é forrado com tecidos ricos e decorado com lantejoulas, vidrilhos ou papéis coloridos, entre outros materiais.
Guilhermina Maldonado domina e utiliza as múltiplas técnicas de trabalhar o papel: dobragem, vincagem, corte, recorte, enrolamento e picotagem. Com a ajuda da tesoura e da pinça, corta finamente o papel e enrola-o, compondo folhas, pétalas e caules finíssimos, assim como transforma retalhos de papel em preciosos bordados e rendas.


Na decoração é por vezes utilizado canotilho de ouro ou prata e bordados a fio de ouro e prata. Só depois a estampa é emoldurada com uma moldura ricamente trabalhada.
A geometria das molduras é variada: rectangular, quadrada, circular, oval, ogival, cruciforme, cuneiforme ou de contorno misto. A estampa em vez de ser emoldurada, pode ser montada numa caixa pacientemente armada em vidro, também ela de geometria variável, com as lâminas de vidro guarnecidas a papel, tecido, fitas de seda ou de algodão. Estamos então em presença de “lâminas”. Nelas, a dado momento, a estampa começou a ser substituída, por vezes, por pequenas esculturas de barro policromado, cera, marfim ou alguma massa de segredo conventual.



Além de registos – bentinhos e lâminas, Guilhermina Maldonado também executa “maquinetas”, que são caixas envidraçadas onde se expõem imagens devotas como o Menino Jesus ou cenas do Presépio. Os materiais e as técnicas são semelhantes aos dos registos, só que as caixas agora têm maior volume. Guilhermina Maldonado começou por montar maquinetas com figuras modeladas por outros, mas actualmente é ela própria que modela e decora as figuras das suas maquinetas.


Guilhermina Maldonado participa desde sempre na Feira de Artesanato de Estremoz, a qual constitui na sua opinião, a melhor forma de divulgação do seu trabalho. É lá que recebe grande parte das encomendas de clientes que ficaram seduzidos pelo seu trabalho.
Dentre as Exposições realizadas, destacamos entre outras:
-  REGISTOS (Exposição Colectiva), Museu Municipal de Estremoz, Março - Abril de 1986;
- ARTE CONVENTUAL (Exposição Individual), Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz, Dezembro de 1987- Janeiro de 1988;
- Exposição colectiva, Portalegre, Maio de 1992;
- GUILHERMINA MALDONADO E O FALAR DAS MÃOS (Exposição Individual), Câmara Municipal do Alandroal, Dezembro de 1995.
- ARTE CONVENTUAL (Exposição Individual), Escola Secundária de Estremoz, Dezembro de 1999.
A continuidade da sua Arte foi uma questão que sempre a preocupou. Estela Marques Barata foi a colaboradora a quem transmitiu os seus saberes.
Vivemos numa época pautada pela exaltação dos valores materiais e pela globalização, ambos conducentes à insensibilidade artística e ao cinzentismo da perda de identidade cultural. Por isso é preciso cavar trincheiras e cerrar fileiras em tomo do que mais puro e genuíno tem a Cultura Popular, nas suas mais diferentes vertentes. Dai que procuremos transmitir às novas gerações, valores e estéticas, que sendo populares e regionais, são simultaneamente universais e intemporais.
Esse o sentido da Exposição, que de 16 de Janeiro a 7 de Fevereiro de 2010, esteve patente ao público no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz. tratou-se de uma Exposição, onde a paciência, o requinte, a delicadeza, a sensibilidade e a mensagem de Paz e Harmonia sempre presentes, nos fizeram render à Arte de Guilhermina Maldonado.

Publicado inicialmente em 5 de Abril de 2010

segunda-feira, 29 de março de 2010

CASAS - Exposição de Pintura de Rui Alves


No passado dia 25 de Março foi inaugurada na Junta de Freguesia de João de Brito, em Lisboa, a mais recente Exposição de Pintura do nosso conterrâneo e amigo Rui Simões Alves. Tratou-se da Exposição “CASAS”, que reuniu na vernissage um considerável grupo de amigos que lhe quiseram testemunhar o apreço em que têm o seu trabalho.
Para quem porventura não saiba, o Rui nasceu em Estremoz em 1956, ali para os lados da Mata, tem o Curso de Artes Gráficas da Escola António Arroio e desde 1975 que trabalha em Cinema, Fotografia, Teatro, Publicidade, Decoração, Efeitos Especiais e é claro, Pintura.
Conhecemos o Rui desde miúdo. Era um miúdo com muita pinta. Via-se logo que estava condenado às Artes. Mais tarde, integrou o saudoso Grupo de Animação Infantil da Casa da Cultura de Estremoz, onde também era um palhaço com muita pinta, ao lado dos outros: O Vargas, o Carlos Alberto, bem como o Nico e o João Carlos que já lá estão. A pinta dele agora é outra. É Pintura de quem domina as técnicas e tem uma visão amadurecida da Vida.
Para ele, para a Joana sua Mulher e para as suas filhas Ana e Alice, aqui vai um Abraço do Tamanho do Mundo, com pena de não poder ter lá estado.
Para quem queira ir visitar a Exposição, a Junta de Freguesia de S. João de Brito, fica situada na Rua Conde Arnoso, 5, em Lisboa. Aí a Exposição estará patente ao público até ao próximo dia 5 de Maio. Contamos poder apresentar os trabalhos do Rui em Outubro-Novembro, na Sala de Exposições da Associação Filatélica Alentejana no Centro Cultural de Estremoz.
Nós merecemos isso e o Rui não vai falhar.

Hernâni Matos
(Também publicado em Estremoz Net)







sábado, 27 de março de 2010

Eu dou a cara

Qualquer de nós é protagonista diário de uma saga que tem a ver com rotinas diárias que passam pela utilização da www, nos seus múltiplos aspectos:
- motores de busca para recolha de informação;
- correio electrónico para difusão de mensagens;
- redes sociais como o Facebook, para convívio e partilha de informação.
Hoje os eventos são eventos à escala planetária, cuja divulgação se processa à velocidade de um click.
Somos cidadãos do Mundo e neste ano de 2010, em que se comemora o Centenário da I República Portuguesa, quer queiramos ou não, somos os herdeiros lusitanos da Revolução Francesa, arauta dos valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade entre os homens.
Pesem embora alguns desvios de percurso, aqueles são valores que permanecem actuais e que urge honrar e revitalizar, porque os grandes valores são eternos. Têm a dimensão do Homem e/ou de Deus. A opção fica ao critério de cada um, porque é isso que é ser um Homem Livre.
Hoje não podemos estar de costas viradas uns para os outros.
A Liberdade exige Responsabilidade e não pode ser Anarquia em nome do combate à Tirania.
A Cidadania exige que cada um de nós dê a cara e se assuma de corpo inteiro, não se refugiando no anonimato ou o que é pior do que isso, não se mascarando cobardemente atrás de um pseudónimo, que muitas das vezes não é mais que o auto-reconhecimento da incapacidade de ser um Homem Livre.
Hoje, comunicar é importante. Tão importante como respirar ou comer. É igualmente um acto que deve ser assumido de uma forma ética. Hoje, não é admissível que ninguém, em nome de nenhuns pseudo-valores, tente rebaixar os outros, para se elevar a si próprio. Hoje e muito bem, fala-se em Ética da Comunicação.
Hoje, que somos Homens Livres, devemos ter respeito pela Dimensão dos Outros, bem como respeito pela Propriedade e entre ela a Propriedade Intelectual. Um acto de comunicação na www, não pode ser um mero acto de corte e colagem. São atitudes que devem ser reprovadas pela Comunidade. A Elevação do Homem é fruto necessariamente do Trabalho e do Aperfeiçoamento, mas nunca da facilidade, nem do facilitismo.
São estes alguns dos valores em que acredito. Por eles dou a cara neste blog, no qual, como diria Ives Montand, serei “compagnon de route” de amigos que não pensam como eu, mas que eu respeito na sua Individualidade, porque como Homens de Corpo Inteiro, dão a Cara, na defesa dos Ideais em que acreditam. Posso discordar deles, mas respeito-os.
Essa a Postura que será sempre a minha, neste blog de Homens de Corpo Inteiro, que aqui resolveram partilhar o seu amor a Estremoz.

Hernâni Matos
(Também publicado em Estremoz Net)
27 de Março de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ciclo do pão na Literatura Oral ( 3 - A monda)

3 - A MONDA


A monda no Alentejo, no início do século XX. Postal edição Malva (Lisboa).

Depois da sementeira que fecundou a terra-mãe, a semente germinou e as searas vicejaram, mas com elas também a erva daninha que podia travar o crescimento e a pujança da seara, pondo em causa o investimento do lavrador.
Quando não tinham sido ainda descobertos os herbicidas, era a época de trabalho das mondadeiras, assalariadas sazonalmente para a faina da monda e que rítmica e sonoramente arrancavam a erva daninha com o auxílio dum sacho.
Para o leigo, para quem nunca tenha ido à monda ou sequer falado com mondadeiras, pode parecer que a faina fosse fácil. Nada mais enganador. Era suposto começar-se o trabalho ao nascer do Sol, pelo que a concentração do rancho de mondadeiras tinha início muito antes. Depois era a caminhada para o local. E quando se começava, muitas vezes parecia que o Sol se tinha esquecido de nascer. Nas manhãs de Outono, as mãos estavam engadanhadas logo à partida. O corpo curvado sobre a terra mole, dilacerava os rins. O peso nas pernas, encarregava-se do resto. Era um trabalho penoso que levava a mulher a desabafar:                          

“Eu ando aqui a mondar
Sòzinha , não tenho medo:
Bem pudera o meu amor
Tirar-me deste degredo!“ [1]                     

O desabafo podia ser extremo, assumindo a forma de uma recusa, ainda que mascarada no pretexto:

Eu não quero ir á monda,
Que não sei cortar a eito;
Mandem-me falar d'amor,
Que p'ra isso tenho eu geito.“ [2]                     

As ervas daninhas eram muitas: ervilhacas, palanco, cizirão, cardos, malvas, saramagos, pampilro, alabaças, leitugas, almeirões, etc. E essas mesmas ervas de que expurgavam as searas eram referidas pelas mondadeiras nas suas canções de trabalho, nas quais faziam também o balanço do seu amor por alguém:                    

“Hei-de fazer uma maia
De ervilhacas e palanco
P’ra mandar ao meu amor
Que eu ando a mondar no campo.... “[3]

“Cizirão é uma erva
Que se enleia pelo trigo.
Ai! Quem fosse cizirão!
Que enleasse o teu “sentido”!“ [4]

“O cardo é que pica,
Que me picou numa mão;
Também a maldade pica
Os homens no coração. “ [5]

O facto de a monda ser um trabalho penoso, levava a que algumas mulheres o quisessem abandonar, quando dele já não tivessem necessidade:

"Já não quero ir á monda,
Já não quero ir a mondar,
Foi na monda que eu ganhei
Dinheiro p’ra me casar.“ [2]

Por vezes, alguém dizia isso mesmo à mulher, levando a mesma a replicar que era na monda que tinha ganho dinheiro:                           

“- Não quero que vás á monda,
Na monda não ganhas nada.
- Foi na monda que eu ganhei
Uma saia encarnada.“ [2]

Algumas mulheres continuavam a ir à monda, mesmo depois de casadas:                   

“Eu bem sei que ando na monda.
Eu bem sei que ando a mondar,
Na monda é que eu arranjei
Dinheiro p’ra me casar. “ [6]

Nem o rigor do clima que fazia com que a mulher estivesse praticamente coberta de roupa, era impeditivo que os homens exaltassem a sua beleza:                       

“Mondadeira de olhos verdes.
mais lindos que o verde trigo,
pôs-lhe deus tanta beleza
p'ra meu tormento e castigo.“ [7]              

“Não escondas, mondadeira,
com esse lenço de chita
a boca que heí-de beijar,
nem essa cara bonita.“ [7]                  

Alguns homens desejavam mesmo enlear-se à mulher, tal como a erva daninha se enleia no trigo:                           

“Malva verde que se enleia,
que se enleia pelo trigo;
quem me dera ser enleio
que me enleara contigo.“ [7]

Talvez a monda fosse propícia a posturas mais libertinas. Daí que outras mulheres, decerto conhecedoras desse facto, proclamassem em relação àquelas das quais ansiavam ser madrinhas de casamento:                       

“Não quero que vás á monda,
Não quer’e que vás sósinha,
Quando tu te casares
Quero ser tua madrinha.“ [2]                      

E aquela disposição podia ser mesmo extensiva em relação a outro trabalho sazonal: a ceifa.                             

“Não quero que vás á monda,
Não quer’e que vás a mondar,
Se amanhã vier a ceifa,
Não quer’que vás a ceifar.“ [2]                     

No limite, a proclamação podia ir ao extremo de deixar de querer ser madrinha, mas continuar a querer que a afilhada não fosse à monda:                    

“Não vou ser tua madrinha
Não te vou acompanhar, 
Não quero que vás à monda,
Não quero que vás mondar.“ [8]                 

E tal como a monda, também o ribeiro devia esconder perigos imaginados:                  

“Não quero que vás à monda,
Nem ao ribeiro lavar,
Não quero que vás à monda,
Que vás à monda, que vás mondar.“ [9]

O rifonário da monda é escasso relativamente aos outros rifonários do ciclo do pão:          

- “O que não vai à monda, vai à ceifa.”
- “O que ganhaste à monda, perdeste à sacha.”
- “Mondar e chover, dinheiro a perder.”

Terminada esta incursão sobre a literatura oral relativa à monda, vem depois a ceifa. Citando António Delicado [10]:

- “Um trabalho é véspera de outro.”

Hernâni Matos

[1] - Amieira (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[2] - PIRES, A. Thomaz. Cantos Populares Portugueses, vol. IV. Typographia e Stereotypia Progresso. Elvas, 1910.
[3] - Tolosa (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in ob. cit.
[4] - Salvada - Recolha de Manuel Joaquim Delgado in Subsídio para o Cancioneiro Popular do Baixo Alentejo.
[5] - Estremoz. Recolha de Luís Chaves in Páginas Folclóricas - A Canção do Trabalho, Imprensa Portuguesa, Porto, 1927.
[6] - Amieira (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in ob. cit.
[7] - SANTOS, Victor. Cancioneiro Alentejano – Poesia Popular. Livraria Portugal, Lisboa, 1959.
[8] - Tolosa (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in ob. cit.
[9] - Elvas – Recolhida po Rodney Gallop in Cantares do Povo Português, Instituto de Alta Cultura, Lisboa, 1937.
[10] - DELICADO, António. Adagios portuguezes reduzidos a lugares communs / pello lecenciado Antonio Delicado, Prior da Parrochial Igreja de Nossa Senhora da charidade, termo da cidade de Euora. Officina de Domingos Lopes Rosa. Lisboa, 1651.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ciclo do pão na Literatura Oral ( 2 - A sementeira)

2 - A SEMENTEIRA

A sementeira no Alentejo, no início do século XX. Postal edição Malva (Lisboa).

Na sementeira que se seguia à lavra, toda a acção se centrava no semeador, que do sementeiro pendurado ao ombro, apartava uma mão cheia de semente, a qual num gesto augusto, ciclicamente repetido, lançava à terra - mãe para a fecundar.
Apesar da dureza da sua vida, alguém o aconselhava:

“Não maldigas o destino;
E cumpre a tua missão;
Sem o trigo pequenino
Ninguém pode fazer pão.“ [1]

O trigo era considerado mágico:

“Num pequeno grão de trigo
grande magia se encerra;
para o gerar, sol amigo
e água beijando a terra.“ [1]
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Exaltava-se o valor do grão:
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“Não há pepita de oiro
que tenha o valor dum grão.
Ninguém transforma um tesoiro
em bocadinhos de pão…“ [1]
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A colheita tinha o seu custo:
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“Eu conheci quem queria
ter trigo sem semear.
Quem não semeia não colhe,
como é fácil calcular.“ [1]
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Havia quem aconselhasse a semear só a própria terra:
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“A terra é nossa mãe,
pois a terra nos dá pão,
Não semeies terra alheia,
em busca de produção.“ [1]
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Também havia quem procurasse trabalho:
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“Já não há por hi quem queira
Accomodar um ganhão
Por alqueive e sementeira
E a temporada do v’rão?“ [2]
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Para outros era mais forte o desejo de lavrar e semear em corpo de mulher:
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“Quem me dera ser feitor,
lavrador nesse teu peito,
antes que não semeasse,
ficava o alqueve feito.“ [1]
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É claro que o namoradeiro não gostava de atrasos:
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“Semear e não colher
É que atraza o lavrador:
Também eu ando atrazado,
Em não falar ao amor.“ [2]
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O pior de tudo era a desilusão:
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“No principio do meu mundo
Fui lavrador alguns annos.
Semeei leaes carinhos
Recolhi falsos enganos.“ [2]
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O rifonário da semeadura não fica atrás dos restantes rifonários do ciclo do pão:
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- “A lavrador descuidado os ratos comem o semeado.“
- “Ara com os bois, semeia com as vacas.“
- “Cada um colhe conforme semeia.“
- “Coisa que não se vende, ninguém a semeia. “
- “Coisa que se não colhe, ninguém a viu semear.”
- “Como semeares, assim colherás.“
- “Em Outubro sê prudente: guarda pão, guarda semente.“
- “Maldito dente que come a semente.“
- “Nem sempre a boa semente cai em terreno fértil.“
- “O que à terra deres já, ela depois to dará.“
- “Poda tardio, semeia temporão, terás vinho e pão.“
- “Quando a Lua minguar, nada hás-de semear.“
- “Quando a mão semeia, é mão que abençoa.“
- “Quem não semeia, não colhe.“
- “Quem semeia basto, gasta mais e colhe menos.“
- “Quem semeia, colhe.“
- “Quem semeia, espera.“
- “Quem semeia, recolhe.“ [3]
- “Se ouvires trovejar em Março / semeia no alto e no baixo.“
- “Se queres bom cabaço, semeia-o em Março. “
- “Semeia e cria/terás alegria.“
- “A quem não tem pão semeado, de Agosto se faz Maio.“[3]
- “A terra, lavrada em Agosto, à estercada dá de rosto.“ [3]
- “Cada um colhe segundo semeia.“ [3]
- “Com água e com sol, Deus é o creador.“ [3]
- “De grão te sei contar, que em Abril não ha-de estar nascido, nem por semear.“ [3]
- “Dia de S. Matheus [4], vindimam os sisudos, semeiam os sandeus.“ [3]
- “Em tal lugar, nem quero colher nem semear.“ [3]
- “Por S. Clemente [5], alça a mão da semente.“ [3]
- “Por S. Francisco [6], semeia teu trigo, e a velha que o dizia, semeado o tinha.“ [3]
- “Por Santa Ereia [7], toma os bois e semeia.“ [3]
- “Por todos os santos, semeia trigo, colhe cardos.“ [3]
- “Quem em terra boa semeia, cada dia tem boa estreia.“ [3]
- “Quem não tem bois, ou semeia antes ou depois.“ [3]
- “Quem ralo semeia, rala leva a paveia.“ [3]
- “Quem semeia em arneiros, semeia moios, colhe quarteiros.“ [3]
- “Quem semeia em caminho, cansa os bois e perde o trigo.“ [3]
- “Quem semeia em restôlho, chora com um olho; e eu, que não semeei, com dois olhos chorarei.“ [3]
- “Semeia cedo, colhe tardio, colherás pão e vinho.“ [3]
- “Semeia e cria, terás alegria.“ [3]
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Terminamos, citando ainda António Delicado:
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- “A quem vella, tudo se lhe revela.” [3]
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Hernâni Matos

[1] - SANTOS, Victor. Cancioneiro Alentejano – Poesia Popular. Livraria Portugal, Lisboa, 1959.
[2] - PIRES, A. Thomaz. Cantos Populares Portugueses, vol. IV. Typographia e Stereotypia Progresso. Elvas, 1910.
[3] – DELICADO, António. Adagios portuguezes reduzidos a lugares communs / pello lecenciado Antonio Delicado, Prior da Parrochial Igreja de Nossa Senhora da charidade, termo da cidade de Euora. Officina de Domingos Lopes Rosa. Lisboa, 1651.
[4] - 21 de Setembro.
[5] - 15 de Março.
[6] - 4 de Outubro.
[7] - 20 0utubro.

terça-feira, 23 de março de 2010

Ciclo do pão na Literatura Oral ( 1 - A lavra)

1 - A LAVRA

A lavra no Alentejo, no início do século XX. Postal edição de Faustino António Martins (Lisboa).

A lavra era a operação com que se preparava o ventre da terra-mãe, antes de este ser fecundado. Era a primeira das fainas agrícolas do ciclo do pão, era determinante e exigia muito dos seus protagonistas. Daí que houvesse quem pensasse que:

“Bem pudera Deus dar pão
Na terra sem ser lavrada
Assim como Deus dá filhos
Na mulher sem ser casada.“ [1]

A esperança numa boa colheita era reconfortante:

“É bonito vêr no prado
pachorrentos bois lavrando,
Mais atraz o lavrador
Alegremente cantando.“ [2]

Havia o hábito das canções de trabalho:

“No alto daquela serra
Canta alegre o lavrador;
Que fará quem não arrasta
Os duros guilhões de amor “ [3]

Um dos protagonistas da lavra era o ganhão que assumia a grandeza da gesta com a pujança dos bois que conduzia:

“Eu sou um ganhão da ribêra,
Da ribêra sou ganhão.
Lavro com dois bois vermelhos
Que fazem tremer o chão.“ [4]

As condições para uma boa lavra, estavam perfeitamente identificadas:

“Bom arado e bom tomão
Faz’uma bela intanchadura;
Boa junta e bom ganhão
Deitam um rego à d’reitura.“ [5]

“Bom arado, bom temão
Uma boa enteixadura...
Embelga, bom abegão,
Faz lavrar a terra dura.“ [6]

“Desde que vim ao mundo
Sempre lavrei com três bois.
Metia o do meio ao rêgo
E, atrás, ficavam dois.“ [7]

O não saber lavrar ou o lavrar mal, era motivo de crítica:

“Já morreu o boi Capote
Qu’era parceiro do Pombinho,
Quem não sabe dar um rego
Não lavra’ao pé do caminho.“ [8], [9]

“Ó rapaz do boi Cadete,
Mais obras, menos razões...
Pareces um ramalhete
No mêo dos outros ganhões.“ [10]

A quadra podia ser brejeira, visto o seu autor ter vontade de lavrar em corpo de mulher:

“Quem me dera ser feitor,
Lavrador nesse teu peito
Antes que não semeasse
Ficava o alqueve feito. “ [11]

“Quem me dera ser feitor,
Lavrador na tua herdade,
Para dar um rêgo direito
E meter a mão à vontade.“ [12]

A mulher podia pensar que não era digna do filho do lavrador:

“Quando eu vou para a cidade
Passo à quinta do vedor.
Não te quero, não me és dado,
Que és filho de um lavrador.“ [13]

Todavia a mulher, podia assumir o amor por um lavrador, assim como optar pela vida no campo:

“Meu amor é lavrador,
Lavra terras na feiteira, [14]
O arado com que lavra
É de pau de laranjeira.“ [15]

"Meu amor é lavrador,
Tem um monte e uma herdade...
Nem eu quero, nem ele quer
ir viver para a cidade.“ [16]

O rifonário sobre a lavra é rico e vasto. Dele destacamos:

- “Em Abril lavra as altas mesmo com água pelo machil.“
- “Quando Maio chegar, quem não arou tem de arar.“
- “Se queres ter pão lavra pelo S. João.“
- “A terra lavrada em Agosto à estercada dá de rosto.“
- “Terra lavrada em Agosto, já estercada dá de rosto.“
- “Lavra temporão / se queres haver pão.“
- “Quem não tem carro nem bois, ou lavra antes, ou depois.“
- “Quem mal lavra, pouco ceifa.“
- “Lavra a terra enquanto o preguiçoso dorme e terás trigo para vender e guardar.“
- “Não há boa terra sem bom lavrador.”
- “O que lavra crie e o que guarda não fie.“
- “Ara com os bois, semeia com as vacas.“
- “Deixa o boi mijar e farta-o de lavrar.“
- “Lá se foi o melhor boi do meu arado.“

Quanto a adivinhas, apenas conhecemos esta:

“Reluz como prata
E prata não é;
Fossa como porco
Mas tem só um pé.” [17]

Decerto não será muito. Mas lá diz o rifão:

“Quem dá o que tem, a mais não é obrigado.”

Hernâni Matos

[1] - Alentejo - recolha de Azinhal Abelho in Roteiro Lírico do Alentejo, Mensário das Casas do Povo, nº 92 - 1954.
[2] - Milfontes e Odemira - recolha de Victor Santos in Cancioneiro Alentejano Português, edição do Grémio Alentejano, Lisboa, 1938.
[3] - Tolosa (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[4]  - Olivença - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[5] - Tolosa (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[6] - Alentejo - recolha de Azinhal Abelho in Roteiro Lírico do Alentejo, Mensário das Casas do Povo, nº 92 - 1954.
[7] -Milfontes e Odemira - recolha de Victor Santos in Cancioneiro Alentejano, Grémio Alentejano, Lisboa, 1938.
[8] - Quem não sabe lavrar bem, não lavra ao pé de gente, parece mal.
[9] - Amieira (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[10] - Alentejo - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[11] - Milfontes e Odemira - recolha de Victor Santos in Cancioneiro Alentejano, Grémio Alentejano, Lisboa, 1938.
[12] - Milfontes e Odemira - recolha de Victor Santos in Cancioneiro Alentejano, Grémio Alentejano, Lisboa, 1938.
[13] - Tolosa (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[14] - Onde há fetos.
[15] - Amieira (concelho de Nisa) - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português.
[16] - Alentejo - recolha de Azinhal Abelho in Roteiro Lírico do Alentejo, Mensário das Casas do Povo, nº 92 - 1954.
[17] - É o arado. Recolha de Teófilo Braga in As Adivinhas Portuguesas in Era Nova, Lisboa, 1881.