É forte o meu amor pelos Bonecos de Estremoz. É como se a Terra-Mãe de barro se tivesse fundido comigo num acto de paixão perene que me aquece e alegra a alma. Por outras palavras: tenho os Bonecos de Estremoz na massa do sangue. Eles são o meu amor de todas as horas e acompanham-me para onde quer que eu vá. Longe de ser um fardo, é uma missão que assumi de corpo inteiro. De tal modo que por vezes me vejo obrigado a puxar das divisas e a proclamar:
- O meu posto é aqui!
Esse o significado da presente fotografia de quem não nasceu para posar para fotografias, mas antes para rasgar horizontes, já que é para serem rasgados que os horizontes existem. Todavia, os horizontes fogem de mim e sempre que avanço na minha caminhada, os horizontes passam a ser outros, até eu passo a ser outro, porque, entretanto, cresci durante a caminhada.
Recolectar, observar, analisar, ver para além do óbvio, estudar, investigar, pulverizar os dogmas e as verdades de conveniência onde alguns gostam de se acoitar e acabam por se atolar, são alguns dos passos dessa caminhada.
Boniqueiro das palavras ou picareta escrevente tanto faz. O que interessa é o que escrevo e como escrevo, já que se escrevo e porque escrevo é espontaneamente da máxima importância, por ser tão vital como o respirar, o comer, o dormir e o procriar. E a voz que é minha com a força e a legitimidade de provir igualmente da Terra-Mãe, tal como eu nunca se rende e mesmo em momentos difíceis proclama comigo e a uma só voz:
- O meu posto é aqui!
Publicado inicialmente em 28 de Março de 2021
Memórias lembradas e relembradas. Adoro o Alentejo e suas histórias. Hernâni é uma referência que admiro. Abraço.
ResponderEliminarObrigado, Lina.
EliminarUm abraço para si, também.
- O meu posto é aqui!
ResponderEliminarÉ aqui que muitos veem aprender e rasgar horizontes sobre os Bonecos de Estremoz e não só. Bem haja! Abraço.
Obrigado, Pedro. Um abraço para si, também.
EliminarObrigada pela partilha adorei.
EliminarOra essa. Congratulo-me com isso.
EliminarMuito lindo seu trabalho cultural Portugues, estou encantada . Abraço
ResponderEliminarCongratulo-me por o meu trabalho ter despertado o seu interesse.
ResponderEliminarMuitos parabéns, já o seu posto é aqui.
ResponderEliminarTambém creio que sim.
Eliminar