domingo, 8 de setembro de 2019

Bonecos de Estremoz: Guilhermina Maldonado


Guilhermina Maldonado (1937-2019).

LER AINDA:

Presépios de Anabela Gomes e fotografias de Mário Tiago.
Maquineta e lâmina do autor e fotografias de José Cartaxo.
 Fotografia de Guilhermina Maldonado cedida por Estela Marques,
sua discípula.

Guilhermina Elsa Lobo Pires de Sousa Maldonado (1937-2019) foi uma artesã multifacetada cuja actividade se distribuiu, entre outras artes, pela criação de peças ao gosto conventual do século XVIII, com um destaque muito especial para as lâminas e as maquinetas ricamente trabalhadas. Para estas últimas começou a criar em 2008, figuras de presépio que eram montadas no interior das maquinetas, ainda que modelasse também pequenos presépios que não eram inseridos nelas. Comercializou os seus trabalhos durante alguns anos na Feira de Arte Popular e Artesanato do Concelho de Estremoz, bem como no ateliê das Irmãs Flores, em Estremoz.

BIBLIOGRAFIA
(1) – Guilhermina Elsa Lobo Pirra de Sousa Maldonado – Assento de Óbito nº 27 de 2019 da Conservatória do Registo Civil /Predial / Comercial / Automóvel de Estremoz.
(2) – Guilhermina Elsa Lobo Pirra – Assento de Nascimento nº 1029 de 2013 da Conservatória do Registo Civil /Predial / Comercial / Automóvel de Estremoz.
(3) – Guilhermina Elsa Lobo Pirra – Averbamento n.º 1 de 2013-12-03 ao Assento de Nascimento nº 1029 de 2013 da Conservatória do Registo Civil /Predial / Comercial / Automóvel de Estremoz.
(4) - MATOS, Hernâni. Arte Conventual – O falar das mãos de Guilhermina Maldonado. [Em linha]. [Editado em 5 de Abril de 2010]. Disponível em: https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2010/04/arte-conventual.html . [Consultado em 10 de Dezembro de 2017].


Guilhermina Maldonado - Presépio.

Guilhermina Maldonado - Presépio.

 
Guilhermina Maldonado - Presépio.

Guilhermina Maldonado - Presépio.

Guilhermina Maldonado - Presépio.

Guilhermina Maldonado. Maquineta com presépio com as figuras em barro.

Guilhermina Maldonado. Lâmina com altar de Santo António com a figura deste em barro.

1 comentário: