quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Falem português, por favor

 



“Minha Pátria é a Língua Portuguesa´´
Fernando Pessoa

Colonização linguística
A função de uma língua é servir como um meio de comunicação claro e eficaz, o que exige que se fale e se escreva de forma clara, de modo a conseguir que as outras pessoas compreendam.
Acontece que em Portugal estamos a ser bombardeados com estrangeirismos e muito em especial por anglicismos, veiculados maioritariamente pelos meios de comunicação social e que dificultam ou bloqueiam a compreensão dos conteúdos.
Estamos perante uma agressiva operação de colonização linguística, tanto mais grave quanto mais desnecessária e descabida é, já que na esmagadora maioria das situações, existem termos ou expressões portuguesas, equivalentes aos anglicismos.
Uma tal operação de colonização não é de modo algum aceitável, nem mesmo em nome da globalização, apregoada por alguns como uma fatalidade irreversível. É que essa colonização promove a dicotomia da sociedade em dois estratos com poderes diferenciados, fruto das suas diferentes permeabilidades linguísticas aos anglicismos.
A preservação da nossa identidade cultural enquanto povo soberano, exige a defesa da língua portuguesa, o que entre outras coisas, passa pela denúncia e pelo combate à utilização abusiva e desnecessária desses anglicismos. É essa a missão que assumo no presente texto, com a profunda convicção de que “A língua de um povo é a sua alma”, tal como nos ensina o filósofo alemão Johann Fichte.

Anglicismos desnecessários
Longe de constituir um inventário exaustivo de anglicismos desnecessários, tarefa assaz ciclópica, dada a extensão do mesmo, a presente listagem corresponde apenas a anglicismos nos quais os meus olhos e ouvidos tropeçaram ultimamente: background (pano-de-fundo), backoffice (retaguarda), backup (cópia de segurança), best seller (o mais vendido), black friday (sexta-feira negra), booking (reserva), boss (chef), briefing (resumo), bug (falha informática), bullying (intimidação sistemática), by pass (variante), call girl (acompanhante), casting (pré-selecção), CEO (director executivo), checklist (lista de controlo), check-out (registo de saída), chek up (exame médico completo), chek-in (registo de entrada), coffee break (pausa para café), cool (fresco), data (dados), database (base de dados), delete (excluir), delivery (entrega a domicílio), DJ (animador musical), download (descarga de dados), e-mail (correio electrónico), entertainer (animador), expert (especialista), fake news (notícias falsas), fast-food (comida rápida), franchising (franquia), front (frente de batalha), full screen (tela cheia), happening (evento), hi-fi (alta fidelidade), hi-tech (alta tecnologia), home page (página principal), hosting (hospedagem), input (entrada), jet set (colunáveis), job (trabalho), keyboard (teclado de computador), keyword (palavra chave), know-how (saber-fazer), lay-off (período de inactividade), leading edge technology (tecnologia de ponta), lifestyle (estilo de vida), light (leve), link (ligação), lobby (ante-sala), log in (início da sessão), log out (fecho da sessão), look (aspecto), low cost (baixo preço), make-up (maquiagem), must (necessidade, obrigação), nickname (apelido), online (ligado á internet), open air (ar livre), open market (mercado aberto), output (saída), part-time (tempo parcial), performance (desempenho), performer (artista), pet (animal de estimação), playboy (libertino), player (jogador(a)), playoff (eliminatória), pocket book (livro de bolso), post (publicação), post it (nota adesiva), rating (avaliação), replay (repetir), resort (estância turística), rooming (alojamento conjunto), running (corrida), sale (liquidação), score (pontuação), screening (triagem), set (parte), show (espectáculo), site (sítio), stand by (espera), stock-off (escoamento de stock), streaming (transmissão), talk (conversa), team (equipe), team leader (capitão da equipe), top model (supermodelo), trash (lixo), truck (camião), update (actualização), upgrade (melhoria), upload (envio), vídeo mapping (projecção de vídeo), vintage (clássico), voucher (vale de desconto), website (sítio web), weekend (fim de semana), wireless (sem fio), workshop (oficina), zoom in (ampliar tamanho da tela), zoom out (reduzir tamanho da tela).

O assassínio da língua
No poema “LAMENTO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA”, o poeta Vasco Graça Moura confessa: “não és mais do que as outras, mas és nossa, / e crescemos em ti. nem se imagina / que alguma vez uma outra língua possa / pôr-te incolor, ou inodora, insossa, / ser remédio brutal, mera aspirina, / ou tirar-nos de vez de alguma fossa, / ou dar-nos vida nova e repentina. / mas é o teu país que te destroça, / o teu próprio país quer-te esquecer / e a sua condição te contamina / e no seu dia a dia te assassina.”.

E em Estremoz?
Integrada na Feira Internacional de Desporto de Estremoz - FIDMOZ, decorreu no passado dia 12 de Junho, a “ESTREMOZ FUN RUNNING”, organizada pelo Município de Estremoz e pelas associações desportivas “Sobe e Desce Team” e “Rota D’Ossa”. A iniciativa visava conjugar a actividade física com diversão. A partida teve lugar pelas 17 horas, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, percorreu diversas ruas da cidade e terminou no local onde começara.
Nos passados dias 7 e 8 de Agosto teve lugar no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, uma exposição de cerca de 80 camiões, que no final do último dia, desfilaram pelas ruas da cidade. O evento, designado por “ESTREMOZ TRUCK FESTIVAL”, foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Estremoz.
Entre 8 e 20 de Agosto teve lugar o “TORNEIO DE TÉNIS SÃO LOURENÇO OPEN 2022”, que decorreu no campo Polidesportivo de S. Lourenço de Mamporcão e S. Bento de Ana Loura. Tratou-se duma organização conjunta do Município de Estremoz e da Junta de freguesia local.
Apesar do respeito que me merecem tanto os organizadores como os participantes dos três eventos referidos, não posso deixar de considerar que na designação dos mesmos foram utilizados anglicismos desnecessários, já que as respectivas designações podiam ter sido atribuídas na nossa língua-pátria. Com uma tal desejável opção, os eventos teriam sido e muito bem designados por “CORRIDA ALEGRE DE ESTREMOZ”, “FESTIVAL DE CAMIÕES DE ESTREMOZ” e “TORNEIO ABERTO DE TÉNIS DE SÃO LOURENÇO”. Os eventos teriam sido exactamente os mesmos, igualmente dignos de público apreço, apenas com a importante diferença de não ter sido abastardada a língua portuguesa.

Súplica final
Por quê falar mal ou escrever mal, se é possível falar bem e escrever bem. Fazê-lo é “Vender gato por lebre”, como proclama um velho adágio, ao qual acrescento este outro: “Quem mal fala, sua língua suja.”. Daí que vos suplique:
- FALEM PORTUGUÊS, POR FAVOR.

Publicado no jornal E nº 295, de 15 de Setembro de 2022

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Rua do Outeiro, berço de barristas

 

Rua do Outeiro (1944). Roberto Augusto Carmelo Alcaide (1903-1979).


Como é sabido, sou assíduo frequentador do Mercado das Velharias em Estremoz. Ali tenho comprado coisas invulgares, umas pré-existentes na minha mente, outras descobertas por mero acaso. Foi o que aconteceu há cerca de 20 anos com uma pintura que me aqueceu a alma como investigador da barristica popular estremocense. Daí que a tenha utilizado como imagem de abertura do meu livro “Bonecos de Estremoz”, publicado em 2018 pelas edições Afrontamento. Trata-se da Rua do Outeiro (1944), um gouache sobre cartão (27 cm x 19 cm), da autoria de Roberto Augusto Carmelo Alcaide (1903-1979), autodidacta, caricaturista, maquetista, cenógrafo e dramaturgo. Casado com a poetisa Maria Palmira Osório de Castro Sande Meneses e Vasconcellos (1910-1992), que sob o pseudónimo Maria de Santa Isabel, publicou obra poética, a qual inclui: Flor de Esteva (1948), Solidão Maior (1957), Terra Ardente (1961), Fronteira de Bruma (1997), Poesia Inédita (A editar).
Nascido em 1946, tive o privilégio de conhecer em vida, não só a poetisa como o seu esposo, pertencente como eu a ramos distintos da Família Carmelo, ele da 9.º geração e eu da 10.ª.
Da rua do Outeiro, rua de oleiros e bonequeiras, nos fala a “Marcha do Outeiro”, vencedora do concurso de Marchas Populares de Estremoz, em 1948: “O outeiro iluminado / de rubras malvas bordado, / tanta graça Deus lhe pôs!) / que foi berço das primeiras / fantasias das oleiras / nos bonecos de Estremoz!”. A letra da marcha era da autoria de Luís Rui, pseudónimo literário de Joaquim Vermelho (1927-2002), que se tornaria um destacado estudioso da barrística popular estremocense.


Roberto Augusto Carmelo Alcaide (1903-1979).

domingo, 11 de setembro de 2022

Cerâmica etnográfica de Redondo


Cozedura do pão. Olaria Beira. 3.º quartel do séc. XX

A cerâmica de Redondo é uma cerâmica muitas vezes duplamente etnográfica. Em 1.º lugar pelo próprio processo de produção, o qual tem características identitárias fortemente locais. Em 2.º lugar pelo registo etnográfico dos usos e costumes da região, usado na decoração das peças oláricas.
Prato raso, de grandes dimensões, de aba larga, ligeiramente côncava. Decoração esgrafitada e pintada com base em tetracromia verde-azul-preto-ocre castanho, sobre fundo amarelado. Decoração floral da aba, repetindo o motivo quatro vezes. Fundo decorado com cena campestre representando uma camponesa a desenfornar o pão. Olaria Beira. 3.º quartel do séc. XX.

domingo, 21 de agosto de 2022

Arte pastoril e devoção


Fig. 1 - Caixa de devoção com tampa removida.


Caixas de devoção
Ainda que tal não seja obrigatório, a prática da oração é muitas vezes efectuada perante imagens devocionais. A maioria destas encontram-se presentes nos locais de culto, tanto públicos como privados. Todavia, os crentes têm muitas vezes que se deslocar para locais onde não existem imagens devocionais. Uma tal ausência pode ser suprida pelo crente, transportando consigo uma pequena caixa com tampa, na qual está contida a imagem devocional, perante a qual pode orar, sempre que o desejar. Um tal estojo é conhecido por “caixa de devoção” e existe uma vasta diversidade de caixas de devoção, tendo em conta múltiplos factores: época de construção, composição do material, tamanho, geometria, decoração, modo de abertura da tampa e imagem devocional contida.

O culto da Santíssima Trindade
A caixa de devoção que é objecto do presente estudo (Fig. 1 a Fig. 4), foi confeccionada numa madeira extremamente leve e tem uma geometria sinuosa, tal como mostram as figuras. A tampa (Fig. 3 e Fig. 4) pode ser removida por deslocação ao longo de dois sulcos laterais existentes na parte superior da caixa e dispostos segundo a maior dimensão da mesma (Fig. 1). As suas dimensões são de 11,2 x 4 x 1,8 cm. A superfície interior e exterior da caixa foi pintada a zarcão, à excepção do fundo, o qual apresenta uma tonalidade esverdeada. Quando fechada, a caixa revela a existência de contornos pintados a negro nas arestas (Fig. 2).
Uma análise minuciosa da caixa revela que a mesma foi escavada num bloco único da madeira, no qual foi introduzida a imagem devocional (Fig. 1), colada numa fina base de madeira com contorno adequado, pintada numa tonalidade esverdeada.
A imagem devocional (Fig. 1) em madeira não pintada, tem três componentes que debaixo para cima são: - FILHO (uma imagem de Cristo crucificado com um resplendor sobre a cabeça e assente numa peanha); - ESPÍRITO SANTO (representado pelo fogo, uma das suas representações possíveis); - PAI (representado por uma venerável figura situada no topo, por cima da cruz e que ostenta igualmente um resplendor sobre a cabeça). Estamos, pois, em presença de uma representação da Santíssima Trindade, a qual constitui um dogma central sobre a natureza de Deus na maioria das igrejas cristãs. De acordo com esta crença, Deus é um ser único que existe como três pessoas distintas consubstanciais: Pai, Filho e Espírito Santo.

Arte pastoril alentejana
A presente caixa de devoção, de autoria desconhecida e cuja datação não consigo precisar, pela sua singeleza e simultaneamente finura de execução, configura-me ser um exemplar de arte pastoril alentejana e como tal o tenho catalogado na minha colecção.


Fig. 2 - Caixa de devoção com tampa.

Fig. 3 - Face exterior da tampa da caixa de devoção.

Fig. 4 - Face interior da tampa da caixa de devoção.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

O princípio da eternidade


 
LER AINDA:

O usufruto do direito à vida, há muito que me levou a declarar guerra à morte. Tem sido um combate sem quartel, feito de muitas batalhas das quais tenho saído sempre vencedor. Consciente de que o envelhecimento conduz à morte, na passagem do meu 75º aniversário fui levado a proclamar:
Apesar da minha firme determinação, o Facebook ignorou a minha vontade e anunciou o dia de hoje como data do meu aniversário, o que corresponderia a eu fazer hoje 76 anos, número composto dos algarismos 7 e 6, que somados dão 13, considerado número do azar. Todavia eu não acredito em maus agouros, pelo que prefiro reflectir sobre o significado dos algarismos associados à minha suposta idade.
O número 7 representa a totalidade do Universo em expansão, uma vez que resulta da associação do 4 (que simboliza a Terra com os seus quatro pontos cardeais) com o 3 (que simboliza o Céu). Quanto ao número 6 representa a perfeição (expressa graficamente por um triângulo equilátero inscrito num círculo de lado igual ao raio do hexágono).
Como ínfima parte do macrocosmos, enquanto todo organizado e harmónico, a etiquetagem com o número 76 assegura-me o princípio da eternidade, encarada como “posse simultânea e perfeita de uma existência sem fim”. [ Boécio (480-524) . De consolatione philosophiae].

BIBLIOGRAFIA
CHEVALIER; Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 6ª ed. José Olímpio. Rio de Janeiro, 1992

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O Sporting na cerâmica de Redondo


Prato em louça de barro vermelho, vidrado, de Redondo.
Olaria desconhecida Último quartel do séc. XX.


Pontapé de saída
É sabido que sou benfiquista de alma e coração [i]. Todavia e para além disso, sou entre muitas outras coisas, coleccionador e estudioso de peças oláricas de Redondo. Foi nesta última condição que adquiri recentemente e por bom preço, um prato com o símbolo do Sporting Clube de Portugal, cuja descrição faço de imediato.

Símbolo do Sporting Clube de Portugal
Trata-se de um prato raso, de médias dimensões, de aba larga, ligeiramente côncava. Decoração esgrafitada e pintada com base em dicromia verde-amarelo, sobre engobe amarelo-palha.
Aba decorada com folhas amarelas e verdes dispostas alternamente sobre uma curva sinusoidal fechada.
O fundo está decorado com o símbolo do Sporting Clube de Portugal, modelo de 1945 [ii], de forma recortada em forma de escudo. Em campo verde [iii], um leão rampante [iv].
A coroar o símbolo, a sigla do clube. Leão e sigla são em amarelo, substituindo a tradicional cor branca, que tal como o verde, é uma cor característica do clube.

Leões e lagartos
Não admira que “leões” seja um epíteto aplicável a sportinguistas, já que o leão integra o símbolo do clube desde a sua fundação. E “lagartos”? Qual a origem desta designação? No final do ano de 1951, o Sporting lançou uma espécie de títulos, que os sportinguistas podiam comprar. O dinheiro arrecadado destinava-se a financiar a construção do Estádio José de Alvalade, o qual foi inaugurado a 10 de Junho de 1956. Os títulos vendidos a sócios e adeptos eram conhecidos por “lagartos”, designação que acabaria por se tornar numa alcunha aplicada a sócios e adeptos.

E agora?
Agora fico à espera que me apareçam outras peças oláricas, seja elas quais forem, com os símbolos doutros clubes, que as há. De facto, conheço também pratos com símbolos de clubes como: Clube de Futebol “Os Belenenses” (Lisboa), Juventude Sport Clube (Évora) e Lusitano Ginásio Clube (Évora). Não deixarei de as estudar e de as apresentar ao leitor. Fica prometido.


BIBLIOGRAFIA
- DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rampante. [Em linha]. Disponível em https://dicionario.priberam.org/rampante [Consultado em 03-08-2022].
- MAIS FUTEBOL. Lagarto, lagarto: de onde vem afinal a alcunha do Sporting? [Em linha]. Disponível em https://maisfutebol.iol.pt/liga/lagartos/lagarto-lagarto-de-onde-vem-afinal-a-alcunha-do-sporting [Consultado em 03-08-2022].
- SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Emblemas. [Em linha]. Disponível em https://www.sporting.pt/pt/clube/historia/emblemas [Consultado em 03-08-2022].


[ii] Trata-se do 4.º modelo de emblema do Sporting Clube de Portugal.
[iii] A cor verde simboliza a esperança no sucesso do Sporting Clube de Portugal.
[iv] Diz-se do quadrúpede que tem as patas traseiras em plano inferior às dianteiras, e a cabeça voltada para o lado direito do escudo. O leão rampante sempre esteve presente no símbolo do clube desde a sua fundação em 1906, sendo o leão rampante um símbolo heráldico de D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro), um dos fundadores do clube.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Arte pastoril - Carretilhas

 

Fig. 1

A arte pastoril alentejana é das mais ricas e expressivas manifestações de arte popular portuguesa. Trata-se de uma afirmação que ressalta como corolário natural de factos facilmente observáveis e constatáveis:
1 – A diversidade das funcionalidades dos exemplares (cabaças, cabritas, cáguedas, canudos do lume, chavões, cochos, colheres, cornas, dedeiras, forcas de fazer cordão, pisadores, sovinos, tarros, etc.).
2 – A diversidade dos materiais em que pode ser executada (madeira, cortiça, corno, bunho).
3 – A diversidade das decorações exibidas, que têm a ver com o imaginário dos criadores e os contextos antropológicos e sociológicos em que vivem.
4 – A diversidade das morfologias que se podem manifestar em exemplares com uma dada funcionalidade.
Este último aspecto é objecto do presente escrito, centrado em três exemplares de carretilhas em madeira, pertencentes à minha colecção de arte pastoril.
Como é sabido, uma carretilha é um artefacto de cozinha no qual existe uma roda dentada circular, em forma de roseta, que gira num eixo encabado e que é impulsionado pela mão humana. Com ele se recorta ou pontilha, deixando em lavor, a massa de forrar pastéis, bolos, biscoitos e doces. Como tal é utilizado por confeiteiros, pasteleiros, doceiros ou simples donas de casa.
A carretilha da fig. 1 é um artefacto monofuncional que na extremidade oposta à roda dentada, apresenta uma argola para suspensão na parede.
O exemplar da fig. 2 é um artefacto bifuncional que na extremidade oposta à carretilha, apresenta uma colher de prova.
O espécime da fig. 3 é também um artefacto bifuncional, constituído por uma carretilha e 3 chavões móveis ao longo de uma argola circular.
O modelo da fig. 4 é igualmente um artefacto bifuncional que na ponta oposta à da carretilha, ostenta um pé que permite marcar a massa.
Decerto que existirão outros exemplares de carretilhas, com morfologias e outras funcionalidades associadas, diferentes das que foram aqui apresentadas. Quando as conhecer, divulgo-as. Fica a promessa feita.

Publicado inicialmente a 29 de Julho de 2022

Fig. 2

Fig. 3

Fig. 4