LER AINDA:
O usufruto do direito à vida, há muito que me levou a declarar guerra à morte. Tem sido um combate sem quartel, feito de muitas batalhas das quais tenho saído sempre vencedor. Consciente de que o envelhecimento conduz à morte, na passagem do meu 75º aniversário fui levado a proclamar:
Apesar da minha firme determinação, o Facebook ignorou a minha vontade e anunciou o dia de hoje como data do meu aniversário, o que corresponderia a eu fazer hoje 76 anos, número composto dos algarismos 7 e 6, que somados dão 13, considerado número do azar. Todavia eu não acredito em maus agouros, pelo que prefiro reflectir sobre o significado dos algarismos associados à minha suposta idade.
O número 7 representa a totalidade do Universo em expansão, uma vez que resulta da associação do 4 (que simboliza a Terra com os seus quatro pontos cardeais) com o 3 (que simboliza o Céu). Quanto ao número 6 representa a perfeição (expressa graficamente por um triângulo equilátero inscrito num círculo de lado igual ao raio do hexágono).
Como ínfima parte do macrocosmos, enquanto todo organizado e harmónico, a etiquetagem com o número 76 assegura-me o princípio da eternidade, encarada como “posse simultânea e perfeita de uma existência sem fim”. [ Boécio (480-524) . De consolatione philosophiae].
BIBLIOGRAFIA
CHEVALIER; Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 6ª ed. José Olímpio. Rio de Janeiro, 1992
Muitos parabéns,dia feliz em família.Um abraço amigo
ResponderEliminarP
Muito obrigado. Um abraço para si, também.
EliminarParabéns professor .. eternidade nem vê-la prefiro ir vivendo e morrendo, vivendo e morrendo e nos intervalos come-se, dorme-se, ri-se, chora-se, aprende-se e somos sempre mais um bocadinho de gente .
ResponderEliminarMuito obrigado, Helena. Por mim, tudo bem. Um abraço.
Eliminar