quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O Sporting na cerâmica de Redondo


Prato em louça de barro vermelho, vidrado, de Redondo.
Olaria desconhecida Último quartel do séc. XX.


Pontapé de saída
É sabido que sou benfiquista de alma e coração [i]. Todavia e para além disso, sou entre muitas outras coisas, coleccionador e estudioso de peças oláricas de Redondo. Foi nesta última condição que adquiri recentemente e por bom preço, um prato com o símbolo do Sporting Clube de Portugal, cuja descrição faço de imediato.

Símbolo do Sporting Clube de Portugal
Trata-se de um prato raso, de médias dimensões, de aba larga, ligeiramente côncava. Decoração esgrafitada e pintada com base em dicromia verde-amarelo, sobre engobe amarelo-palha.
Aba decorada com folhas amarelas e verdes dispostas alternamente sobre uma curva sinusoidal fechada.
O fundo está decorado com o símbolo do Sporting Clube de Portugal, modelo de 1945 [ii], de forma recortada em forma de escudo. Em campo verde [iii], um leão rampante [iv].
A coroar o símbolo, a sigla do clube. Leão e sigla são em amarelo, substituindo a tradicional cor branca, que tal como o verde, é uma cor característica do clube.

Leões e lagartos
Não admira que “leões” seja um epíteto aplicável a sportinguistas, já que o leão integra o símbolo do clube desde a sua fundação. E “lagartos”? Qual a origem desta designação? No final do ano de 1951, o Sporting lançou uma espécie de títulos, que os sportinguistas podiam comprar. O dinheiro arrecadado destinava-se a financiar a construção do Estádio José de Alvalade, o qual foi inaugurado a 10 de Junho de 1956. Os títulos vendidos a sócios e adeptos eram conhecidos por “lagartos”, designação que acabaria por se tornar numa alcunha aplicada a sócios e adeptos.

E agora?
Agora fico à espera que me apareçam outras peças oláricas, seja elas quais forem, com os símbolos doutros clubes, que as há. De facto, conheço também pratos com símbolos de clubes como: Clube de Futebol “Os Belenenses” (Lisboa), Juventude Sport Clube (Évora) e Lusitano Ginásio Clube (Évora). Não deixarei de as estudar e de as apresentar ao leitor. Fica prometido.


BIBLIOGRAFIA
- DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rampante. [Em linha]. Disponível em https://dicionario.priberam.org/rampante [Consultado em 03-08-2022].
- MAIS FUTEBOL. Lagarto, lagarto: de onde vem afinal a alcunha do Sporting? [Em linha]. Disponível em https://maisfutebol.iol.pt/liga/lagartos/lagarto-lagarto-de-onde-vem-afinal-a-alcunha-do-sporting [Consultado em 03-08-2022].
- SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Emblemas. [Em linha]. Disponível em https://www.sporting.pt/pt/clube/historia/emblemas [Consultado em 03-08-2022].


[ii] Trata-se do 4.º modelo de emblema do Sporting Clube de Portugal.
[iii] A cor verde simboliza a esperança no sucesso do Sporting Clube de Portugal.
[iv] Diz-se do quadrúpede que tem as patas traseiras em plano inferior às dianteiras, e a cabeça voltada para o lado direito do escudo. O leão rampante sempre esteve presente no símbolo do clube desde a sua fundação em 1906, sendo o leão rampante um símbolo heráldico de D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro), um dos fundadores do clube.

4 comentários:

  1. O amigo Hernâni é uma enciclopédia viva.O que ele ensina,!!!

    ResponderEliminar
  2. Sou um contador de estórias. Muitas vezes centradas em coisas que me despertaram a atenção, como acontece aos sábados, no Mercado das Velharias de Estremoz. Desta vez foi um prato de cerâmica de Redondo, decorado ao centro com o símbolo do Sporting.
    Onde eu, benfiquista me fui meter! Havia que recolher informação sobre o assunto. Foi o que fiz em diversas fontes, para poder fazer cruzamento de informação, de modo a minimizar o erro. Foi o que fiz e o resultado está à vista.

    ResponderEliminar