sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Praça de toiros de Estremoz



Praça de toiros de Estremoz

Luís Brito da Luz  *

  

"Queria ser toureiro mas só cheguei a Prémio Nobel"
 Camilo José Cela

Artigo reproduzido com a devida vénia da
Callipole – Revista de Cultura n.º 30 – 2024, pp. 151-162


Resumo: Este artigo trata da história da actual Praça de Toiros de Estremoz desde a sua fundação, no ano de 1904, passando pelo seu apogeu, declínio e renascimento assim como da comemoração da sua centúria e mais vinte anos de vida.

Palavras-chave: Efeméride; Praça de Toiros de Estremoz; Equipamento; Associação de Beneficência de Estremoz; Centro de Bem-Estar Social de Estremoz.

* Economista e Mestre em Economia – Especialidade em Estudos Europeus pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico.

Este artigo foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

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No passado dia 3 de Setembro uma importante efeméride estremocense foi efusivamente celebrada e comemorada na cidade, os cento e vinte anos de um dos edifícios mais icónicos, a Praça de Toiros de Estremoz, outrora, aquando da sua inauguração, a Praça de Toiros de Santa Catarina, vizinha à porta com o mesmo nome, uma das entradas seiscentistas pertencentes à fortificação abaluartada de Estremoz, e edificada no baluarte do Reguengo.
Desde o berço que foi vista como um melhoramento de extraordinário alcance para a então vila, particularmente para o seu comércio e um empreendimento que há muito se impunha como indispensável, a nova praça andou de braço dado com os ventos do progresso.
Até se estabelecer definitivamente neste local onde actualmente pontifica, saltitaram por vários sítios as corridas de touros nos séculos XVIII e XIX.
O primeiro passo para o nascimento da actual praça dá-se no ano de 1899, no dia 19 de Julho, dia em que se dá a arrematação ao Ministério da Fazenda de um terreno[1] e suas dependências denominado Baluarte do Reguengo, junto às Portas de Santa Catarina, adquirido por Manuel Vicente da Graça Zagalo e sua mulher D. Maria da Graça da Natividade Hunter Reynolds, compra que teve direito a parangonas no jornal local e a elogios aos protagonistas[2].
A ideia subjacente a esta aquisição seria a constituição de uma comissão organizada[3] com a finalidade de construir a praça de touros, comissão essa que depois entregaria a mesma praça à Associação de Beneficência de Estremoz, para com o seu produto fazer face às despesas com o seu estabelecimento de caridade, há pouco tempo inaugurado. Em dezassete de Março de 1900, segundo o Jornal d’Estremoz, já estava constituída a comissão e realizado o projecto e respectiva planta para a nova praça, a qual seria construída de ferro e alvenaria devendo comportar aproximadamente cinco mil pessoas, estando orçada entre doze e treze contos de réis.
Após o anúncio com a devida publicidade, da arrematação por empreitada das obras de alvenaria, carpintaria e serralharia inerentes a tal construção sob as condições do caderno de encargos respectivo, e, tendo terminado o prazo no dia 29 de Fevereiro para a recepção das propostas em carta fechada, abertas que foram as mesmas nesse mesmo dia, por escritura de um de Março de 1904[4], foi celebrado o contrato de empreitada entre Manuel Vicente da Graça Zagalo na qualidade de presidente da direcção da empresa construtora da praça de touros, representando ele toda a direcção[5], e os empreiteiros a quem foram adjudicadas essas tais obras.
A Joaquim Miguel Anastácio e António Luís Coelho, carpinteiros de profissão, entregou a empresa a obra de carpintaria, nos termos da sua proposta, obrigando-se para além disso os empreiteiros a construírem a trincheira de madeira com um metro e sessenta centímetros de altura por cinco centímetros de extensão e com a distância de dois metros entre os pés direitos e cuja secção seria de vinte centímetros por vinte centímetros, formando painéis móveis que se fixariam aos prumos entrando em ranhuras cavadas nos mesmos para esse efeito. Cada prumo destes teria que estar enterrado no solo pelo menos noventa centímetros e seria assente em pedra para permitir maior solidez e estabilidade. Ao longo de toda a trincheira, quer na parte interior, quer na exterior da mesma, um estribo de altura conveniente seria colocado, assentando o mesmo sobre chapuzes ligados aos respectivos prumos e aparafusados aos painéis respectivos. Assumiu o encargo de fiador desta empreitada o empregado público e industrial José Nunes Adegas[6].
A empreitada de alvenaria foi adjudicada a Jacinto José Cachudo, também nos termos da proposta apresentada, com a alteração do preço inicial apresentado de seis contos quatrocentos vinte cinco mil réis, saldando-se a adjudicação final em seis contos de réis. Adicionalmente, obrigava-se este a adquirir o material já existente na praça pelo preço que tinha sido fornecido, cuja importância lhe seria descontada na última prestação, aceitar ainda a cal que havia de fornecer Joaquim José de Rosa Bastos até à quantia de duzentos mil réis na qual seria incluída a já entretanto fornecida, pagando a que viesse de futuro ao preço corrente na altura e a fazer uma parede de tijolo ao alto na parte inferior das abobadilhas a fim de substituir o enchimento de alvenaria indicado no projecto. Finalmente, caso fosse necessário, mudar as duas pequenas portas existentes uma de cada lado da porta principal, trabalho que seria por conta do empreiteiro. As mesmas teriam que ser colocadas de forma a que o eixo correspondesse em linha recta ao eixo das escadas de acesso para as bancadas do sol e sombra respectivamente. Assumiram o encargo de fiadores desta empreitada os proprietários Francisco Fragoso e Venceslau Vieira[7].
Já a empreitada de serralharia, que compreendia toda a obra em ferro, foi confiada a João Francisco Rodrigues nos termos da sua proposta que se socorreu do comerciante desta vila e também proprietário, Narciso da Silva Ribeiro, para fiador da mesma[8].
Foram testemunhas deste contrato de empreitada, que se saldou no montante total de 7:930$000 réis, mais 555$526 réis que o valor inicial orçamentado em 7:374$474, dois estremocenses, António Maria de Almeida, casado e barbeiro de profissão e José Francisco da Silva Capeto solteiro e alfaiate[9].
Os trabalhos tinham começado com extraordinária actividade logo no dia seguinte, na quarta-feira dia 2 de Março, perspectivando-se logo aí a conclusão da obra para finais de Agosto. Nessa altura já existiam trabalhos realizados que ajudavam e muito a rápida conclusão da arena, em particular toda a parede exterior assim como os curros com capacidade para doze touros.
Na rua da Rainha D. Amélia[10], na casa de residência de Manuel Vicente Graça Zagalo e D. Maria da Graça da Natividade Hunter Reynolds, aos seis dias do mês de Maio e com os trabalhos de construção da nova praça em grande desenvolvimento, antecipando mesmo a conclusão das obras antes do prazo estipulado[11], teve lugar a escritura de doação[12], no valor de dez contos de réis, do Baluarte do Reguengo que fizeram este casal de beneméritos à Associação de Beneficência de Estremoz[13]. Tratava-se de uma doação pura e condicional na medida em que esta associação donatária só entrava na posse do prédio mediante três condições que tinham que ser realizadas simultaneamente. Em primeiro lugar, tinha que ser construída uma praça de touros, a qual já estava em andamento, depois tinha que estar integralmente pago ou reembolsado o capital empregado nesta construção e, finalmente, também tinham que estar definidos os direitos dos subscritores que para tal fim concorreram com quantias. Manuel Vicente ficou encarregado de angariar estes investidores por meio de obrigações, com valor de cinco mil réis cada uma, até ter a importância suficiente (nunca superior a doze contos de réis) para a construção da praça[14].
Definiram-se os sócios subscritores em duas categorias, a dos fundadores, que seriam todos aqueles cujos nomes constassem do registo da empresa ou comissão administrativa até à data da distribuição das respectivas obrigações e a dos secundários que eram todos aqueles que adquirissem obrigações à posteriori, não gozando estes últimos dos direitos que assistiam aos primeiros, com excepção apenas do reembolso do capital que as suas obrigações representassem.
Depois, hierarquizaram-se os fundadores em função da importância subscrita, aqueles que subscrevessem obrigações com importância total não inferior a um conto de réis teriam o direito de propriedade a um camarote e por cada parcela de cem mil réis, além daquela quantia, mais um lugar reservado nas bancadas de sombra. Para os que subscrevessem obrigações com importância total não inferior a quinhentos mil réis teriam direito a três lugares de cadeira e mais um lugar de sombra nas bancadas por cada adicional de cem mil réis. Para aqueles subscritores cujas quantias eram inferiores a quinhentos mil réis teriam à mesma um lugar reservado nas bancadas de sombra por cada cem mil réis realizados, tendo os que realizassem metade dessa quantia um lugar reservado nas bancadas de sol e os de vinte cinco mil réis realizados a meia entrada nestas bancadas. Todos estes lugares de direito ficavam pertença dos subscritores fundadores podendo os mesmos ser unicamente transmissíveis aos seus herdeiros ou sucessores.
Estava também estipulado que todos estes subscritores proprietários de lugares tinham direito em todos os espectáculos a trocar os lugares por outros de categoria superior pagando a diferença de preço, bastando avisar com antecedência de, pelo menos um dia, a comissão.
Todos os subscritores seriam reembolsados do capital representados pelas suas obrigações por amortização que todos os anos se realizava por sorteio única e exclusivamente com o rendimento líquido e disponível da praça.
Ainda estava previsto a alienação das obrigações, por parte dos subscritores fundadores e seus herdeiros ou sucessores, sem perda dos seus direitos aos lugares que lhes pertenciam, mas caso optassem pela venda da propriedade desses lugares a associação donatária teria preferência em igualdade de circunstâncias, caso já estivesse na posse da praça, pois se a transmissão ainda não estivesse efectuada seria a comissão que estivesse encarregada da sua exploração a exercer essa preferência. Ainda havia um caderno em duplicado para a inscrição e apuramento dos subscritores fundadores, essencial, para de pronto se conhecerem os direitos que tinha cada subscritor. Quando depois de reembolsado o capital dos subscritores e se ter transmitido à Associação de Beneficência de Estremoz a posse da praça de touros, dada por esta escritura, foi entregue a esta um dos livros ficando o outro depositado no Arquivo da Administração do Concelho desta então vila verificando a direcção desta associação, nesta ocasião, a exactidão dos dois livros[15].
Para além disto tudo, se, no futuro deixassem de existir os estabelecimentos de caridade, a cargo da Associação de Beneficência, ou os que esta pudesse vir a fundar, reverteria a praça de touros a favor dos subscritores fundadores ou seus herdeiros na proporção para cada um correspondente ao capital que tivessem subscrito[16]. Se esta associação donatária também decidisse não continuar na posse do objecto doado podia livremente devolver o mesmo aos subscritores fundadores ou aos seus sucessores que seriam obrigados a aceitar sem que tivessem direito a exigir qualquer indemnização.
Enquanto não se realizou a transmissão da praça foi encarregada da sua administração e exploração uma comissão composta pelo próprio Manuel Vicente Graça Zagalo e também por José Rodrigues Tocha, Roberto Rafael Reynolds, João Augusto Silvério Carapeta e Francisco das Dores Rosado, estes dois últimos também bastante louvados pela imprensa local devido ao empenho e persistência neste projecto, os quais iriam escolher entre si quem iria exercer os cargos que entendessem dever distribuir. Daria esta comissão anualmente, em reunião de assembleia geral, contas aos subscritores, os quais deliberavam por maioria de dois terços do capital representado pelos subscritores presentes[17]. Testemunharam este acto notarial os proprietários estremocenses Rui de Sande Menezes e Vasconcellos e Carlos Frederico Luna.
Em meados do mês de Maio, ainda com a inscrição aberta a todos aqueles que até àquele momento não tinham subscrito qualquer obrigação, os trabalhos da praça estavam em colossal desenvolvimento, surgindo adicionalmente algumas inovações que iriam contribuir para a solidez e embelezamento da praça, cujo aumento de despesa foi justificado pela sua necessidade. Começavam a ser conhecidos dos estremocenses alguns pormenores da arena. Os camarotes em número de sessenta ficavam arrumados em meia circunferência da praça e directamente sobre a bancada dos cento e cinquenta e cinco fauteuils com as dimensões de 1,63m de largura por 1,80m de fundo, tendo a coxia 1,20m de largura. Os fauteuils ocupavam as doze bancadas inferiores aos camarotes. Nos lugares do sol as bancadas eram em número de dezassete, medindo 0,50m de largura por 0,40m de altura. Tanto estas bancadas como as dos fauteuils eram cobertas de lajes pretas (xisto) cujo fornecimento já estava contratado na empreitada de alvenaria, enquanto o pavimento dos camarotes era em mosaico (mosaico hidráulico). Por esta altura, a gradaria que havia de circundar a praça já estava quase concluída, as colunas de ferro que sustentariam a cobertura em toda a sua circunferência, os tabuleiros de zinco e outros aprestos estavam em vias de chegar[18], trabalhando nesta azáfama setenta operários[19].
Por esta altura, com os trabalhos em velocidade de cruzeiro e vislumbrando-se no horizonte a obra concluída, reuniu a assembleia geral de accionistas no dia 4 de Junho, onde, para além de tratar dos negócios relacionados com os trabalhos em curso, também se concentrou nas duas corridas inaugurais, decidindo para o efeito que essas mesmas corridas fossem dadas por conta da comissão, apesar das propostas existentes para o arrendamento da praça. Ficou aquela autorizada a despender as quantias necessárias, depois de esgotadas as verbas pagas pelos accionistas para completa conclusão da praça, sendo a diferença saldada pelo resultado dos primeiros eventos[20].
Já com o mês de Julho bem adiantado, pela primeira vez foram anunciados com exactidão os dias 3 e 4 de Setembro[21] para os dois espectáculos inaugurais, por ocasião das grandiosas festas à Exaltação da Santa Cruz. Estipulou-se que as portas da praça abriam às duas da tarde e que pelas quatro horas entraria na arena a azémola das farpas conduzida pelos moços de forcado seguindo-se os artistas contratados, primeiro os cavaleiros Manuel Casimiro e Francisco Simões Serra coadjuvados pelos bandarilheiros Teodoro e Carlos Gonçalves, Francisco Saldanha, José Martins e J. Ribeiro Tomé. Participariam também, para além do grupo de forcados da praça, o grupo da praça do Campo Pequeno, liderado pelo cabo Manuel Alcorriol. Nesta altura, ainda estava em contratação um matador espanhol e sua quadrilha, o qual só a meados de Agosto se soube ser Manuel González, El Rerre com seus bandarilheiros, Vicente Vegas e José Garcia (Moreno). Para além destes artistas ainda figurariam nas cortesias todo o pessoal da arena e touril, campinos a cavalo, quatro cavalos de combate rigorosamente ajaezados e conduzidos à mão por outros tantos criados dos cavaleiros. Os dois curros de dez touros cada um seriam pertença da Companhia das Lezírias do Tejo e Sado e de D. Caetano de Bragança (Lafões). A banda de música escolhida para abrilhantar os dois eventos foi a de Infantaria 2, de Lisboa, que para esse fim, chegou a Estremoz na noite de sexta-feira 2 de Setembro, a direcção técnica desta nova arena ficava a cargo de J. Carlos Martins e estavam previstos comboios a preços reduzidos de Setúbal, Évora e outras estações. E tudo isto no meio de uma azáfama devido à progressão tremenda dos trabalhos, para além do habitual boicote dos Velhos do Restelo, criaturas mesquinhas que através da política tudo faziam, ingloriamente, para que esta aspiração dos estremocenses não tivesse êxito[22].
A meados de Agosto com os trabalhos exteriores em estado muito adiantado, o trabalho de alvenaria no interior do recinto já estava concluído, estando nessa altura em acção as execuções nos gradeamentos, camarotes e madeiramentos[23]. A tal respeito o jornal lisboeta A Arena, especializado na arte da tauromaquia, falando da praça de touros de Estremoz dizia num artigo alongado “Está em via de conclusão n’esta villa uma nova praça de touros que comportará umas sete mil pessoas e ficará sendo uma das melhores de quantas existem em Portugal. A nova praça é construída com toda a solidez e elegancia, e os materiaes que entram principalmente na construção, alem da cal e areia, são a pedra e o ferro. A madeira entra apenas como adorno, à semelhança do que acontece com a praça do Campo Pequeno[24]. O conjuncto dá uma ideia da bonita praça de Villa Franca,…”[25].
Os vinte touros seleccionados para serem lidados na inauguração, acompanhados dos respectivos cabrestos, tinham iniciado a sua viagem rumo a Estremoz, desde os campos de Vila Franca, na manhã do dia 24, uma quarta-feira. Ficariam até ao dia dos eventos nos terrenos da herdade do Chalrito, na coutada, propriedade de Manuel Vicente Graça Zagalo, a poucos quilómetros de Estremoz. Entretanto, por esta altura, os trabalhos no interior da praça já se encontravam concluídos, estando apenas as lavagens das lajes das bancadas e dos mosaicos nos camarotes em realização[26].
Na segunda-feira dia 29, pelas cinco horas da tarde teve lugar a inspecção à praça com presença do Administrador do Concelho Domingos Joaquim da Silva, acompanhado pelo seu secretário Carlos Frederico Luna e também pela comissão de vistoria composta pelo engenheiro civil e de minas António Maria da Silva, pelo técnico de obras públicas, João Filipe Pereira Pinho e pelo técnico de obras municipais Francisco Maria de Campos Torres, sendo esta de parecer favorável à abertura do recinto pois o mesmo gozava de condições de resistência e estabilidade sem o mais pequeno risco para o público[27].
Finalmente chega o tão ansiado dia da inauguração com uma animação delirante por parte dos aficionados. As embolações principiaram pelas nove horas da manhã tendo entrada livre aqueles que tivessem bilhete para a corrida, pagando os que não possuíssem ingresso e quisessem assistir a este acto um bilhete especial que estava à venda por cinquenta réis. Para além das entradas poderem ser adquiridas nas bilheteiras da praça no dia da corrida, a partir das oito horas da manhã, também se poderiam comprar em mais outros três espaços comerciais consoante o tipo. Assim, para os Camarotes e Fauteuils as mesmas eram encontradas na ourivesaria Carapeta & Irmãos enquanto as da Sombra estavam à venda na loja de Joaquim Lourenço Costa e as de Sombra-Sol e Sol na drogaria de Francisco Fragoso. No geral foram brilhantes e entusiásticas as duas corridas que marcariam para sempre esta praça e a então vila de Estremoz. A de Domingo, sem sombra para dúvidas, foi muito melhor que a inaugural de sábado pois os touros assim o ditaram. No primeiro dia o gado da Companhia foi em geral fraco não se prestando à lide, impossibilitando os artistas de brilharem[28]. Mesmo assim, os artistas com a fraca matéria prima que lhes calhou em sorte conseguiram satisfazer suficientemente o público. Já no dia seguinte tivemos umas das melhores corridas, daquelas de primeira linha que nos enchem as medidas. O gado de D. Caetano de Bragança era bravíssimo prestando-se com destreza ao desafio dos artistas que, com denodo e arte, os lidaram, especialmente os cavaleiros que foram muito felizes com uma prestação magnífica nos ferros curtos sendo muito ovacionados pelo público. Dos bandarilheiros, que em geral trabalharam bem, destacaram-se José Martins na sorte de cadeira, Ribeiro Tomé no salto de vara, Teodoro Gonçalves e Francisco Saldanha nas farpas. Também o matador espanhol deixou boa impressão de um artista razoável[29]. Quanto aos forcados causaram também muito boa impressão nas sortes arriscadas que fizeram com pegas de valor que lhes valeu muitos aplausos. As duas touradas com muito boa direcção, confiada a J. Carlos Martins, que vestiu a pele de inteligente, estiveram muito bem concorridas com a de sábado com poucos lugares vagos enquanto a de domingo esteve literalmente à cunha[30].
A meados de Setembro estavam já quase terminados os trabalhos de aformoseamento no exterior do muro do lado norte e sul, os quais, infelizmente, não tinham podido ser concluídos antes da inauguração[31].
Tal como acontece com tudo nesta vida, naturalmente, nasce-se, vive-se e morre-se, assim se passou também com esta infraestrutura, que após o seu nascimento registou aqui momentos de glória durante décadas, passando por este tauródromo as principais figuras do toureio, a elite da tauromaquia nacional assim como espectáculos musicais e outros mais bizarros para este tipo de recinto, como combates de boxe, realizados no ano de 1935. Este recinto esteve sempre umbilicalmente ligado à renomada dinastia de cavaleiros tauromáquicos estremocenses, a conhecida família Maldonado Cortes, liderando a mesma João Maria de Almeida de Matos Cortes que foi cavaleiro amador, seguido por seus filhos Mestre José Francisco Maldonado Cortes, figura de primeiro plano da tauromaquia, que tal como seu pai foi empresário desta praça, e seu irmão Afonso Manuel Maldonado Cortes exímio equitador, os dois cavaleiros de alternativa. Seu neto José Francisco Macedo Maldonado Cortes (Kiko), filho mais velho do Mestre José Maldonado Cortes, e, também ele, cavaleiro de alternativa fez aqui os seus primeiros treinos assim como seus filhos e bisnetos do patriarca, o mais velho, Francisco Maria Marouço Maldonado Cortes, cavaleiro praticante que aqui toureou pela primeira vez em público e seu irmão José Maria Marouço Maldonado Cortes (Pepe), bandarilheiro praticante aí também se vestiu de toureio. As homenagens gravadas no mármore estremocense e cravejadas na entrada principal desta praça atestam esta antiga relação de cumplicidade com esta família[32]. Definhou este espaço ficando desactivado por muitos anos, encontrando-se em 2011 em muito mau estado de conservação. Com a finalidade de recuperar a histórica praça, o Centro de Bem-Estar Social de Estremoz, proprietário do edifício, cedeu gratuitamente por vinte e cinco anos a arena ao município estremocense para que este promovesse obras de restauro com vista à sua reabertura. O edifício foi reconvertido e adaptado a espaço multifunções, ficando as obras concluídas no ano de 2013, tendo a sua reabertura ao público ocorrido em 30 de Agosto de 2013 com uma corrida de touros nocturna onde foi lidado um curro de sete touros da ganadaria Pinto Barreiros para os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, João Moura Caetano, João Ribeiro Telles Jr. e João Maria Branco, acompanhados pelos grupos de forcados Amadores de Montemor e Monforte.
Para a celebração dos cento e vinte anos deste recinto tauromáquico teve lugar no passado dia 30 de Agosto, pelas vinte e duas horas, a corrida de comemoração desta efeméride. Lidaram-se seis touros da ganadaria Veiga Teixeira para os cavaleiros João Moura, José Francisco Cortes (Kiko), Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Tiago Carreiras e David Gomes. Também foi corrido um novilho dos irmãos Moura Caetano pelo amador Tomás Moura, filho do prestigiado cavaleiro João Moura, figura principal deste cartaz. Marcaram também presença nesta festa os grupos de forcados amadores de Alcochete e Monforte, capitaneados respectivamente por António José Cardoso e João Maria Falcão. Abrilhantou esta festa a banda estremocense, Sociedade Filarmónica Luzitana.
Não podendo ter assistido ao seu nascimento por razões óbvias, marquei orgulhosamente presença na sua renascença assim como neste centésimo vigésimo aniversário.

Bibliografia

Fontes Manuscritas
Arquivo Distrital de Évora
Fundo: Cartório Notarial de Estremoz – Livro de Notas de João Baptista Pires de Campos, Livro 1113, 1904-02-08 a 1904-05-05 – PT/ADEVR/NOT/CNETZ/001/0649
Arquivo Municipal de Estremoz
Fundo: Câmara Municipal de Estremoz - Série: 019 - Autos de Inspecção às Escolas Primárias, 1902 – 1904 - PT/AMETZ/CMETZ/Q-C/019/0001
Monografias
ALMEIDA, Jayme Duarte de - Enciclopédia Tauromáquica ilustrada. - Lisboa: Editorial Estampa, 1962.
ALMEIDA, Jayme Duarte de - HISTÓRIA DA TAUROMAQUIA. Técnica e Evolução Artística do Toureio. - Lisboa Artis Lda, 1951-1953. - 2 vol.
Publicações em série
JORNAL D' ESTREMOZ, O - Semanário Político, Imparcial, Literário e Noticioso / Fund. José Maria da Silva. – Estremoz : Tipografia de José Maria da Silva, 1887-1922. – Publicação semanal referente aos n.ºs 642, 22 de Julho 1899; 676, 17 de Março 1900; 855, 15 de Agosto 1903; 871, 27 de Fevereiro; 872, 5 de Março; 877, 9 de Abril; 882, 14 de Maio; 883, 21 de Maio; 886, 11 de Junho; 891, 16 de Julho; 892, 23 de Julho; 893, 30 de Julho; 895, 13 de Agosto; 896, 20 de Agosto; 897, 27 de Agosto; 898, 3 de Setembro; 899, 10 de Setembro e 900, 17 de Setembro de 1904.

Agradecimentos

O autor agradece ao Arquivo Distrital de Évora, pela mão da assistente técnica de arquivo, Srª Célia Malarranha, ao Arquivo Municipal de Estremoz na pessoa da directora Drª Paula Gonçalves e à Biblioteca Municipal de Estremoz cuja directora é a Drª Maria Helena Mourinha.
A João Malta pelos acutilantes detalhes, sempre bem-vindos.
Finalmente, a João Ruas, por tudo.

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[1] Registado na Conservatória do Registo Predial de Estremoz sob o n.º 6511 a folhas 105 do Livro B – dezassete.
[2] Informava O Jornal d’Estremoz do dia 22 de Julho de 1899, n.º 642, que o baluarte em praça tinha sido adquirido por Manuel Vicente da Graça Zagalo e Roberto Reynolds (Roberto Rafael Reynolds, irmão de D. Maria da Graça e cunhado de Manuel Vicente) com a finalidade de ser reconstruída a antiga praça de touros, de que ainda existia uma parte importante, sendo por isso louvável “o procedimento dos dois distinctos cavalheiros, que toda a gente que se interessa pelo progresso d’esta povoação applaude e elogia”.
[3] N'O Jornal d’Estremoz de sábado 17 de Março de 1900, n.º 676, vem a notícia “Sabemos que se acha constiuida uma comissão composta dos srs. dr. João da Silveira Couto Leitão, presidente, Roberto Reynolds, tesoureiro, José Rodrigues Tocha, secretario, e Manoel Vicente Graça Zagallo e dr. Francisco Maria Namorado, como vogaes, comissão que tomou a seu cargo o empreendimento da realização do melhoramento aludido”.
[4] Livro n.º21 - Para as notas dos actos e contractos entre vivos. Notário J. B. P. de Campos – Estremoz, de 8 de Fevereiro a 5 de Maio de 1904, folhas 6 v. e seguintes.
[5] Informava O Jornal d’Estremoz do dia 27 de Fevereiro de 1904, n.º 871 que no dia 17 deste mesmo mês e sob a presidência de Manuel Vicente Graça Zagalo se tinha reunido a comissão que tinha a seu cargo a reconstrução da praça, onde foi resolvido proceder imediatamente aos trabalhos que deviam ser feitos por meio de empreitadas já anunciadas a concurso.
[6] A respeito desta empreitada noticiava O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872 que a adjudicação tinha sido feita por 1:280$000 réis, menos 47$400 réis que o montante inicial de 1:327$400.
[7] Em relação à empreitada de alvenaria O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872 referia que a adjudicação, para além de ter sido feita ao empreiteiro Jacinto José Cachudo também tinha sido entregue a António Luís Coelho e Carlos Faleiro. Mencionava ainda uma diferença para mais de 865$930 réis em relação aos 5:134$070 réis iniciais, muito diferente do que foi escriturado.
[8] O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872 refere que o valor deste contrato se situou em 650$000 réis, menos 263$000 réis que o valor inicial de 913$000 réis.
[9] Informação prestada por O Jornal d’Estremoz do dia 5 de Março de 1904, n.º 872. O valor correcto dos orçamentos iniciais, segundo este periódico, seria de 7:374$470 e a diferença para mais de 555$530 réis.
[10] Actualmente rua 5 de Outubro.
[11] O Jornal d’Estremoz do dia 9 de Abril de 1904, n.º 877.
[12] Livro nº21 - Para as notas dos actos e contractos entre vivos. Notário J. B. P. de Campos – Estremoz, de 8 de Fevereiro a 5 de Maio de 1904, folhas 45 e seguintes.
[13] Compareceram na escritura em representação desta Associação, José Rodrigues Tocha na qualidade de Provedor, o padre António Joaquim Neves Vieira como secretário, João Augusto Silvério Carapeta na qualidade de tesoureiro e os vogais Roberto Rafael Reynolds, Malaquias José Cardoso Ramos e Francisco Inácio Costa.
[14] O Jornal d’Estremoz do dia 15 de Agosto de 1903, n.º 855 vem registar com agrado a tenacidade de dois homens que “conseguiram d’esta vez fazer vingar”, à custa dos seus esforços o velho desejo de construção de uma praça de touros. Acrescenta que dos dez contos de réis, quantia necessária para a edificação do edifício apenas faltava subscrever a quantia de setecentos mil réis, sendo digno do maior louvor o esforço, iniciativa e zelo diligenciados por estes dois homens de nome João Augusto Silvério Carapeta e Francisco das Dores Rosado. O mesmo jornal na sua edição de 5 de Março do ano seguinte, n.º 872, volta a tecer elogios a estes dinâmicos estremocenses referindo-se aos mesmos “Este importante melhoramento é sem duvida de extraordinário alcance para Estremoz… o que muito se deve aos esforços, iniciativa e zelo de dois cavalheiros…são elles os srs. Francisco das Dores Rosado e João Augusto Silverio Carapeta…”.
[15] Este caderno em duplicado e em poder da comissão administrativa continha termos de abertura e encerramento, estavam as suas folhas devidamente numeradas e rubricadas por todos os vogais da dita comissão, devendo no último dia para a inscrição dos subscritores fundadores, lavrar-se um termo de encerramento imediatamente a seguir à inscrição do último subscritor desta categoria. Dos mesmos cadernos seriam dados a cada subscritor fundador certidões, assinadas por todos os membros da comissão administrativa, das quais constasse a sua categoria, número de obrigações subscritas pelos próprios e quais os direitos que lhe assistiam por tal facto. Estas certidões constituíam para todos os efeitos os títulos que garantiam aos subscritores os direitos que por esta escritura lhes eram consignados.
[16] Em conformidade com o preceituado no artigo 1473 do Código Civil.
[17] Para a assembleia geral se constituir em primeira convocatória era necessário que estivessem presentes ou devidamente representados, subscritores que representassem pelos menos cinquenta por cento do capital que estivesse à data por amortizar. Não concorrendo número de subscritores, na primeira reunião, suficientes para as condições expostas, poderia reunir a assembleia geral em segunda convocatória e deliberar com qualquer número de subscritores presentes, fosse qual fosse o capital que representassem.
[18] O Jornal d’Estremoz dos dias 14 de Maio, 11 de Junho e 16 de Julho de 1904, n.ºs 882, 886 e 891. Acrescentava o periódico de Maio que “Se a subscripção dos dez contos não fôr coberta por mais subscriptores, e por esse motivo a praça não possa ficar concluída, no seu todo, até fins d’agosto, ficará, todavia, nas condições de poder funccionar n’esse tempo.”.
[19] O Jornal d’Estremoz do dia 21 de Maio de 1904, n.º 883 mencionava “33 alvenéos (pedreiros), 36 trabalhadores e 1 canteiro”.
[20] O Jornal d’Estremoz do dia 11 de Junho de 1904, n.º 886.
[21] No, O Jornal d’Estremoz do dia 14 de Maio n.º882 ainda era referido com previsão os dias 4 e 5 de Setembro, domingo e segunda-feira respectivamente, para as corridas de inauguração.
[22] O Jornal d’Estremoz dos dias 23, 30 de Julho e 20 de Agosto de 1904, n.ºs 892, 893 e 896 e cartaz da corrida.
[23] O Jornal d’Estremoz do dia 13 de Agosto de 1904, n.ºs 895.
[24] Inaugurada a 18 de Agosto de 1892.
[25] O Jornal d’Estremoz do dia 20 de Agosto de 1904, n.ºs 896.
[26] O Jornal d’Estremoz do dia 27 de Agosto de 1904, n.ºs 897. Na notícia aparece o termo popular “chocas” em vez de “cabrestos”. Como esta expressão não é utilizada no Alentejo e Ribatejo optei por não a utilizar.
[27] Fundo: Câmara Municipal de Estremoz - Série: 019 - Autos de Inspecção às Escolas Primárias, 1902 – 1904 - PT/AMETZ/CMETZ/Q-C/019/0001 e O Jornal d’Estremoz do dia 3 de Setembro de 1904, n.ºs 898.
[28] A distribuição dos touros para este primeiro espectáculo, segundo o cartaz das corridas foi o seguinte: o primeiro touro foi para Manuel Casimiro, o segundo para Teodoro Gonçalves e José Martins, o terceiro para Saldanha e Carlos Gonçalves, o quarto para Simões Serra e o último antes do intervalo para os bandarilheiros espanhóis. Manuel Casimiro abriu a segunda parte, enquanto Teodoro Gonçalves e Ribeiro Tomé lidaram o sétimo e Martins, Saldanha e Carlos Gonçalves tourearam o oitavo. O nono saiu para Simões Serra finalizando a corrida os bandarilheiros espanhóis.
[29] Para a segunda corrida e segundo o mesmo cartaz a distribuição dos touros foi a seguinte: Manuel Casimiro abriu o torneio seguindo-se os bandarilheiros Teodoro Gonçalves e Francisco Saldanha que tourearam o segundo enquanto o terceiro coube a José Martins e Ribeiro Tomé. Simões Serra e os bandarilheiros espanhóis fecharam a primeira parte lidando o quarto e quinto da tarde respectivamente. Abriu a segunda parte novamente Manuel Casimiro, seguindo dos irmãos Gonçalves e dos bandarilheiros espanhóis. O nono da tarde coube a Simões Serra encerrando o espectáculo Saldanha, Carlos Gonçalves e Ribeiro Tomé.
[30] O Jornal d’Estremoz do dia 10 de Setembro de 1904, n.ºs 899.
[31] O Jornal d’Estremoz do dia 17 de Setembro de 1904, n.ºs 900.
[32] Actualmente, encontram-se nas paredes oito placas de homenagem: os vinte e cinco anos de alternativa de Mestre José Maldonado Cortes e de seu filho José Francisco Macedo Maldonado Cortes (Kiko), a despedida do Mestre José Maldonado Cortes, os vinte e cinco, quarenta e quarenta e cinco anos de alternativa do Maestro João Moura, a homenagem a José Maria Cortes, antigo cabo do Grupo de Forcados de Montemor-o-Novo, figura ímpar da forcadagem, por ocasião da abertura da praça e a homenagem póstuma aos antigos forcados do Grupo de Lisboa, António Lapa e José Caraças.

Roberto, guardador de vacas e artista popular


Roberto Carreiras (1930-2017). Arquivo Fotográfico Municipal de Estremoz /
/ BMETZ – Colecção Joaquim Vermelho.


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Faleceu no passado dia 8 de Janeiro, Roberto Carreiras, um dos últimos intérpretes da Arte Pastoril concelhia. Estremoz está de luto e com a cidade, a Cultura Popular Alentejana, da qual foi um legítimo representante.
Quem foi Roberto Carreiras
Roberto Francisco Pereira Carreiras (1930-2017), filho de José Joaquim Carreiras e de Francisca Bárbara, era natural da freguesia de Veiros, concelho de Estremoz, em cuja Quinta do Leão, nasceu a 25 de Janeiro de 1930.
Na vila de Veiros frequentou a Escola Primária e concluiu a 3ª classe. Porém, as dificuldades económicas da família, forçaram-no a abandonar a escola e a tornar-se vaqueiro naquela quinta. Ali trabalhou, até que a falta de saúde o obrigou a reformar-se.
À semelhança de outros artistas populares iniciou-se na Arte Pastoril como forma de ocupar o tempo enquanto guardava a manada. Os materiais usados começaram por ser a madeira, a cortiça, a cabaça, a cana, o buinho e o chifre. Estes eram trabalhados usando técnicas como a escultura ou o baixo-relevo. Todavia, viria a utilizar outros materiais como o arame, o xisto ou o mármore, nos quais expressava toda a sua imaginação criadora. De resto, era muito diversificada a temática das suas criações: brinquedos, antigas profissões, história, religião, touradas, etc.
Como criador começou a trabalhar ao ar livre no decurso da sua actividade como vaqueiro. Após se ter reformado, passou a trabalhar numa garagem cedida graciosamente pela Junta de Freguesia de Veiros, que o reconhecia não só como artista popular, como motivo de orgulho para a freguesia em que nascera e vivera.
Roberto Carreiras participou desde 1983 nas Feiras de Arte Popular e Artesanato do Concelho de Estremoz, bem como nas exposições de presépios promovidas anualmente pelo Museu Municipal. Aí esteve também patente ao público, entre Agosto e Novembro de 2006, a sua exposição “Artesanato de Roberto Carreiras”, integrada no conjunto de eventos que visavam assinalar os 80 anos de elevação de Estremoz à categoria de cidade. Em Maio de 2008, trabalhou ao vivo no mesmo local, participando na actividade “VIRVER MUSEUS”.
Roberto Carreiras e a esposa Rosa Mariana Machado, com quem casou em 1965, concederam-me há muito tempo, o privilégio da sua amizade, pelo que era sempre um prazer falar com eles no decurso das Feiras em Estremoz, no que era igualmente correspondido.
Num momento que é de luto para toda a Família, não posso deixar de formular aqui e com intenso pesar, as minhas sentidas condolências pela partida do seu ente querido.
A preservação da Memória
Roberto Carreiras partiu, mas deixou-nos um legado que urge preservar para memória futura. Creio que a Junta de Freguesia de Veiros tem motivação e meios para musealizar o seu espólio e decerto não deixará de o fazer. Pessoalmente, orgulho-me de as minhas colecções de Arte Pastoril integrarem especímenes afeiçoados pelas suas mãos, que comandadas pela sua alma de visionário, nunca se renderam à rudeza do uso do cajado e do mester de vaqueiro. Foram mãos hábeis que aliadas a um espírito sensível, conseguiram filigranar e esculpir os materiais com mestria. Para que conste na nossa memória colectiva, aqui fica o registo do meu testemunho, o qual finalizo, proclamando:
- ROBERTO CARREIRAS, PRESENTE!
Aproveito ainda para aqui sugerir à Junta de Freguesia de Veiros que numa próxima atribuição de topónimos a ruas da Vila, seja contemplada a proposta: RUA ROBERTO CARREIRAS (Artista Popular).
Requiem pela Arte Pastoril
Em 1983, decorreu em Estremoz, entre 15 e 17 de Julho, A I Feira de Arte Popular e Artesanato do Concelho de Estremoz. Tratou-se de uma excelente feira, concretizada apenas com “prata da casa”. Identificados de uma forma mais ou menos evidente com a Arte Pastoril, encontravam-se ali 10 participantes: António Joaquim Amaral, Jacinto Lagarto Oliveira, Joaquim Carriço (Rolo), Joaquim Manuel Velhinho, José Carrilho (Troncho), José Francisco Chagas, José Joaquim Vinagre, Manuel do Carmo Casaca, Roberto Carreiras, Teresa Serol Gomes.
Desde então, nunca ninguém com responsabilidades no cartório, equacionou um Plano de Salvaguarda da Arte Pastoril, ainda que circunstancialmente possa vir a chorar lágrimas de crocodilo.
Após o passamento de Roberto Carreiras, restam José Joaquim Vinagre e Joaquim Carriço (Rolo), do segundo dos quais está prevista uma exposição no Museu Municipal. A partir daí, fica em aberto a celebração de um Requiem pela Arte Pastoril.
Aqui fica o aviso de alguém que não se cala e que nunca se rende. É a crónica anunciada de mais uma tragédia cultural que se avizinha.
Publicado pela 1º vez em 8 de Fevereiro de 2017

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Eu e António Aleixo

 

António Aleixo (1899-1949)

No final dos anos 60 do séc. XX, enquanto membro do Movimento Associativo da Faculdade de Ciências de Lisboa, participei em ocupações da cantina da Faculdade, como forma de protesto por não haver uma Associação de Estudantes democraticamente eleita e como processo de luta contra o regime fascista.
Eram ocupações feitas à noite e em que não deixávamos fechar a cantina às 21 horas. É claro que os informadores da PIDE na Faculdade, cumpriam a sua missão e passado pouco tempo, tínhamos a visita da famigerada Polícia de Choque, a qual cercava a Faculdade. O desfecho dessas ocupações foi variável, o que incluiu muitas vezes bordoada e prisões.
Durante as ocupações, havia intervenções políticas e actuação de cantores que se solidarizavam connosco, com especial destaque para o Zeca Afonso e o para o padre Fanhais. Também me lembro da participação do actor Rogério Paulo.
Numa dessas ocupações lembro-me de ter subido para cima de uma mesa e ter declamado, com agrado geral, quadras de António Aleixo, que era praticamente desconhecido em Lisboa. Era sobretudo conhecido no Algarve e em Coimbra, onde fora divulgado pelo pintor Tossan, que era natural de Vila Real de Santo António e membro do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC). De Coimbra até Estremoz, a poesia de António Aleixo viajaria com a alma e a convicção do João Carlos Gargaté, natural de Estremoz, estudante de Direito, membro do TEUC e meu grande amigo. Foi ele que me transmitiu o culto da poesia de António Aleixo, uma poesia muitas vezes amarga, mas poesia do real e arma de combate contra a injustiça. Foi essa poesia que me levou a subir para cima da mesa e a fazer minhas as palavras de António Aleixo. Terá sido a primeira divulgação pública do trabalho do poeta, na cidade de Lisboa, por via do meu vozeirão, então no seu esplendor.

Publicado inicialmente em 17 de Novembro de 2021 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Erros de sacristia


Fig. 1 – Capitulares do meu nome. 



No dia 19 de Agosto de 1946 veio a este mundo uma criança do sexo masculino, o qual sou eu e a quem no dia do baptismo, a madrinha deu o nome de “Hernâni António Carmelo de Matos”. Trata-se de um nome constituído pelo antropónimo composto “Hernâni António” e pelos sobrenomes “Carmelo” e “Matos”. Iremos ver que foi um nome que veio a alimentar uma estória quase tão comprida como a légua da Póvoa.
O antropónimo
Começando pelo antropónimo “Hernâni António”, importa conhecer o porquê e as consequências de ter recebido cada um destes nomes. Em primeiro lugar “Hernâni”. A minha madrinha e tia, pessoa simples do povo e desprovida de conhecimentos literários, desconhecia completamente a existência do drama “Hernâni” da autoria do escritor francês Vítor Hugo. Todavia, era do conhecimento público a existência de um alentejano ilustre, natural do Redondo, de seu nome Hernâni António Cidade (Fig. 2), distinto homem de letras e amiúde falado nos jornais. A minha madrinha terá achado o nome bonito e para mais o nome de um alentejano e tudo. E eu lá fiquei “Hernâni António”. Foi um nome que teve consequências ao longo da minha vida. Primeiramente na vida escolar, pelo facto de me chamar “Hernâni”, palavra começada por “H”, a oitava letra do alfabeto português, então com 23 letras, fazia com que eu não fosse dos primeiros a ser chamado a provas orais. Primeiro iam os Abeis, os Balbinos, os Carlos, os Danieis, os Edgares, os Faustinos e os Gaspares. Só depois ia eu, o que me deixava mais algum tempo para estudar para as orais, afim de poder “tapar buracos” que tivessem ficado abertos durante o ano escolar. Lá diz o provérbio optimista: “Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas”. Todavia, as consequências de me chamar “Hernâni” não ficaram por aqui.
Com o desenvolvimento da minha personalidade, adquiri hábitos de leitura e como coleccionador tornei-me bibliófilo. Naturalmente que a minha biblioteca começou então a incorporar entre outras, obras do Dr. Hernâni António Cidade, algumas com dedicatória autógrafa a terceiros. O facto de me chamar “António”, levou-me também a coleccionar iconografia antoniana, nomeadamente a nível de barrística popular estremocense (Fig. 3). A nível bibliófilo, além dos seus Sermões e de biografias que sobre ele têm sido escritas, interesso-me por obras que abordam Santo António na Literatura de Tradição Oral, os aspectos etnográficos das festividades populares do Dia de Santo António, bem como a iconografia antoniana, sobretudo nas suas vertentes pictórica e azulejar.

Fig. 2 – Hernâni António Cidade (1887-1975), professor universitário, ensaísta,
historiador e crítico literário, natural do Redondo.

Significado de Hernâni
O antropónimo “Hernâni” encontra a sua origem em “Hernan”, variante de “Hernando”, versão espanhola de “Fernando”.
Este último nome é uma contracção de “Ferdinando” do latim “Ferdinandus”, que por sua vez proveio do gótico “Ferdinand”, palavra composta de “fardi” (viagem) e “nand” (pronto). O antropónimo “Hernâni”, poderá então significar “pronto/preparado para a viagem".
Por outro lado, “Fernando” pode derivar do alemão “Firthunands”, palavra composta de “firthu” (paz)  e “nands” (audaz). O antropónimo “Hernâni” poderá assim designar "Aquele que se atreve a tudo para conservar a Paz".
O antropónimo Hernâni popularizou-se por ser o pseudónimo do herói e título homónimo da obra teatral do escritor francês Victor Hugo, representada pela primeira vez em 1830 e a partir do qual o compositor italiano Giuseppe Verdi, compôs em 1844 uma ópera em 4 actos.
Significado de António
O antropónimo “António” provém do latim “Antonius”, que significa “digno de apreço” ou “de valor inestimável”. É um dos nomes mais populares da antroponímia portuguesa, devido, sobretudo, a Santo António de Lisboa.
O sobrenome Carmelo
O meu primeiro sobrenome e muito bem, é “Carmelo”, nome de família do meu avô materno, Manuel Carmelo (ferroviário), mais conhecido por “Manuel Alturas”. É um sobrenome que encerra em si várias estórias. A primeira é a sorte de que sendo neto do Manuel Alturas e muito mais alto que ele, nunca ninguém se ter lembrado de me chamar “Monte Carmelo”. A segunda é o facto de eu ter uma caligrafia que mais parece um desenho abstracto. Não porque eu tenha estrabismo, não senhor. Quem tem de me ler é que pode ficar estrábico. Era uma alegria ler as pautas de exame afixadas na Faculdade de Ciências que frequentei, nas quais figurava o meu nome. Raramente aparecia a palavra ”Carmelo”. Esta era substituída por sobrenomes como “Carrelo”, “Carpelo”, “Corvelo”, “Carvalho”, “Camelo”, “Capeto”, “Corneto” e “Carapeto”, constituindo uma cornucópia de sobrenomes espúrios. É claro que nunca me queixei. A culpa era minha e só minha. Desabituado de escrever nos cadernos de duas linhas usados na Instrução Primária, comecei a escrever à rédea solta logo no Liceu. Este facto veio a agravar-se na Universidade, onde a necessidade de rapidamente tirar apontamentos nas aulas para ter por onde estudar, distorceu ainda mais a minha caligrafia. Para além disso, a palavra “Carmelo” aparecia, por diversas vezes, substituída pela palavra “Caramelo” e daí o mal o menos, já que ambas as palavras são variantes do mesmo sobrenome. Todavia, o sobrenome “Carmelo” sugere algo de natureza monástica ao passo que “Caramelo” é um sobrenome polivalente. Tanto designa um rebuçado confeccionado a partir de açúcar queimado, como a água congelada (gelo), alguém de nome desconhecido (sinónimo de tipo ou gajo) ou trabalhador rural do distrito de Coimbra que noutros tempos vinha trabalhar para o Alentejo.
O sobrenome “Carmelo” aparece na genealogia alentejana e para além da família “Carmelo de Matos, existem outras como “Carmelo Grazina”, “Carmelo Morais”, “Carmelo Aires” e “Carmelo Alcaide”.
O sobrenome Matos
Chegámos aqui a um ponto crucial desta crónica e é aqui que “a porca torce o rabo”. Vejamos porquê.
A 1 de Julho de 1923 nasce na aldeia da Cunheira da freguesia e concelho de Chança, uma criança do sexo masculino (o meu futuro pai), que seria o primeiro de 4 filhos de Manuel Sabino (pedreiro) e Antónia Matos (doméstica). À criança foi dado o nome que consta no registo baptismal “João Sabino de Matos”. Trata-se de um facto estranho já que de acordo com a tradição em vigor, consignada na lei, o último sobrenome a atribuir a um recém-nascido deve ser o do pai. De acordo com tal disposição, os meus tios (duas tias e um tio) saíram “Matos Sabino”. Todavia, o meu pai saiu “Sabino de Matos” e não “Matos Sabino”, como se o pai tivesse deixado de ser pai para passar a ser mãe e esta tivesse deixado de ser mãe, para passar a ser pai. Se o caso não se tivesse passado na Igreja, eu diria que tinha sido obra do “Diabo”. Mas não, foi troca dos sobrenomes pelo padre de serviço, quem sabe se às voltas com uma digestão difícil.
O sono de Deus
Reza o adagiário português que “Deus não dorme”. Com o devido e democrático respeito pelas crenças do próximo, não penso que assim seja. Se Deus não dormisse ou pelos menos não estivesse distraído, o padre da Cunheira não teria invertido a ordem dos sobrenomes de família. Creio piamente que o Senhor teria dado no padre um celestial abanão, que o levasse a emendar o erro crasso em que incorreu. Fruto dele, sou “Carmelo de Matos” e não “Carmelo Sabino”. Felizmente que o sobrenome “Matos”, que até está antecedido de um “de”, não se escreve com dois “tt” ou seja “Mattos”. Se assim fosse, algum maldizente daqueles que por aí abundam, poder-se-ia lembrar de me acusar de ser pretensioso, por onomasticamente me travestir em “sangue azul”, que de facto não sou. De salientar, que embora por efeitos práticos, mantenha o nome com um sobrenome errado, para efeitos genealógicos deverei ser encarado como um “Carmelo Sabino” e não como um “Carmelo de Matos”. 
Erro de sacristia
Todas as estórias têm um fim e esta chegou ao fim. Todavia, todas as estórias têm também uma moral. Neste caso, creio ser legítimo concluir que o erro cometido pelo padre foi um “erro de palmatória”, daqueles que levavam os professores do antigamente a dar pelo menos uma palmatoada da praxe em cada mão do aluno com a “Dona Rosa” de uso pessoal. Para além disso, foi um “erro de sacristia” que eu não perdoo e que só o Senhor na sua infinita benevolência poderá perdoar.

Estremoz, 19 de Setembro de 2019
(Jornal E nº 231, de 7-10-2019)
Publicado inicialmente em 20 de Outubro de 2010


Fig. 3 – Santo António. Imagem devocional em barro de Estremoz, da autoria do
barrista e oleiro Mariano da Conceição (1903-1959). Colecção do autor.

domingo, 19 de janeiro de 2025

Isabel Pires e o velho camponês alentejano


Velho camponês alentejano (2020). Isabel Pires (1955- ).


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Quem é a barrista
Isabel Catarrilhas Pires (1955-  ) é uma consagrada barrista da velha guarda. Começou a modelar o barro em 1986 por auto-aprendizagem e com alguma orientação de Quirina Marmelo. Inspirou-se nos modelos expostos no Museu Municipal de Estremoz, mas desde sempre conferiu ao seu trabalho um cunho muito pessoal.
Está certificada como artesã de Bonecos de Estremoz pela ADERE-CERTIFICA, ”entidade promotora da certificação de produções artesanais tradicionais, sinónimo da garantia da qualidade e autenticidade da produção.”
É uma barrista com uma produção diversificada que se espraia pelas diferentes tipologias de Bonecos de Estremoz. Nas suas criações enfatiza a identidade regional alentejana e é-lhe grata a temática da terceira idade.
A análise de uma figura reunindo os dois requisitos anteriores é objecto do presente texto.

Retrato de velho
Trata-se de uma figura antropomórfica masculina, envergando calças e capote, calçando botas e com a cabeça coberta por um chapéu.
Do capote emergem dois braços descaídos cobertos por mangas e com as mãos abertas, das quais a direita se apoia numa bengala.
A imagem assenta numa base cilíndrica de cor verde com pintas alternadamente amarelas e vermelhas a circundar a orla do topo superior.
O capote alentejano tem aba larga, gola forrada a pele de borrego e três romeiras. A abotoadura frontal do capote é assegurada por 3 botões. Duas patilhas fixas com botões na banda esquerda da romeira superior asseguram a abotoadura em dois botões pregados na banda direita.
O chapéu sem fita, tem copa cilíndrica com topo abaulado convexamente e aba circular virada para baixo.
As calças e as mangas do casaco são singelas, não merecendo nenhuma referência especial.
O capote, a bengala e a gola do capote são de cor castanha, de diversas tonalidades, sendo a última matizada. As calças são de cor azul. O chapéu, as botas, as mangas do casaco e os botões são de cor negra.

Simbólica da figura
Importa descobrir e relevar todas as mensagens encerradas na figura. Em primeiro lugar, o SIMBOLISMO DAS CORES: - Castanho, cor neutra ligada à terra, à natureza e aos agricultores; - Azul, cor fria associada ao céu e que veicula as ideias de tranquilidade, serenidade e harmonia. - Negro, cor neutra associada ao luto, ao respeito, ao isolamento e à solidão.
Em segundo lugar, o SIMBOLISMO DO CAPOTE, peça de vestuário que tem a ver com a identidade regional alentejana, porque simboliza a protecção conferida aos camponeses na sua labuta à chuva, ao frio e ao vento das mais rigorosas invernias.
Em terceiro lugar, o SIMBOLISMO DA BENGALA, acessório que entre outras funções é um auxiliador da locomoção de pessoas idosas, doentes ou com traumatismos.
A tipologia do capote, a singeleza das calças, a fisionomia do rosto e o recurso à bengala, permitem concluir estarmos em presença de um velho camponês alentejano.

Análise
Ao contrário do que acontece noutros criadores, nenhum componente da figura foi unicamente pintado, já que todos eles foram modelados e apresentam volumetria.
A modelação foi apurada e revela um rosto bem delineado. Os olhos têm profundidade com as órbitas brancas delimitadas por duas pestanas negras e nas quais se inserem meninas do olho igualmente negras, encimadas por espessas sobrancelhas grisalhas. Igualmente o nariz, a boca, o queixo, as orelhas e o cabelo grisalho estão bem definidos. O nariz apresenta narinas e é observável a morfologia das orelhas. O rosto apresenta rugas. As mãos estão bem definidas e nelas os dedos ostentam unhas, como se de mãos reais se tratasse. As calças amachucadas revelam uso. No capote é perceptível a textura da lã na gola, os botões apresentam orifícios por onde passa a linha e a romeira superior arqueada sugere que o idoso caminha contra o vento. Tudo isto integra as marcas identitárias da barrista e é revelador do tratamento naturalista das suas figuras, fruto da importância que concede aos pormenores na execução das mesmas. Nesse sentido distancia-se do estilo mais popular doutros barristas do presente e do passado. As suas criações tais como as de Jorge da Conceição, cada um à sua maneira, têm um cunho mais erudito que as restantes, sem contudo deixarem de ser Bonecos de Estremoz. Com efeito, de acordo com o CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES PARA A CERTIFICAÇÃO DOS BONECOS DE ESTREMOZ, “… a inovação estética não constitui um problema per si pois é garante da renovação de tipologias e temáticas dos Bonecos de Estremoz.”
De salientar que na decoração da figura, a barrista utilizou sabiamente uma harmoniosa tricromia com recurso a duas cores neutras (castanho e preto) e uma cor fria (azul). Às primeiras está associada pouca energia e à segunda está associado o frio. Creio que sob o ponto de vista cromático, foram as cores mais adequadas para associar à terceira idade, considerada o Inverno da vida.
Como é sabido, valorizo muito os barristas possuidores de marcas identitárias muito próprias e cujo estilo os distingue de outros barristas. Por isso, pela qualidade e riqueza da modelação, pela harmonia cromática da decoração e pela original conjugação da identidade regional alentejana com a temática da terceira idade, a barrista é merecedora das minhas felicitações:
- Parabéns, Isabel Pires!
Publicado inicialmente a 26 de Outubro de 2020

Isabel Pires (2015) a modelar o barro no seu atelier. 
Fotografia recolhida
com a devida vénia no Facebook do Município de Estremoz. 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Aclénia Pereira e um certo olhar…


Fig. 1 - Pastor de tarro e manta. Aclénia Pereira (1927-2012)

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Aclénia Pereira (1927-2012) é uma barrista de Estremoz cujo perfil biográfico tracei em 2018 [1] , o qual pode ser lido na hiperligação acima indicada.
Aclénia frequentou a Escola Industrial António Augusto Gonçalves entre 1940 e 1943. Aí foi aluna de Mestre Mariano da Conceição (1903-1959) na disciplina de “Oficina”, durante 3 anos lectivos consecutivos. Com ele aprendeu a modelar e a decorar Bonecos de Estremoz, podendo tal como Armando Alves (1935 - ), ser considerada discípula daquele Mestre. É de sua autoria o “Pastor de tarro e manta” da Fig. 1, que ostenta na base duas das suas bem conhecidas marcas de autor. (Fig. 2). A data 22-5-50 escrita verticalmente na base com lápis de grafite, é por mim interpretada como sendo a data de aquisição registada por quem adquiriu a figura à barrista, que teria então 23 anos. Significa isto que ao fim de 7 anos de ter deixado de ser aluna de mestre Mariano da Conceição já produzia figuras com marcas individuais diferenciadas das do Mestre. Com efeito, à semelhança de Ana das Peles (1869-1945) na sua primeira fase de produção, a representação do olhar utilizada por Aclénia é feita através da menina do olho e da sobrancelha. Já Mestre Mariano da Conceição, utilizava a menina do olho, a sobrancelha e a pestana na representação do olhar. Esta, enquanto marca identitária dum determinado barrista, integra conjuntamente com outras marcas identitárias, aquilo que se pode designar como o estilo desse barrista. Por outras palavras: o estilo pode ser definido como o conjunto de marcas identitárias de cada barrista.
Como diferentes barristas têm, naturalmente, algumas marcas identitárias distintas das de outros barristas, resulta daí que cada um deles tem o seu próprio estilo, o que não é impeditivo de qualquer deles, no decurso da produção, seguir os cânones subjacentes à Estética do Boneco de Estremoz, a qual tem a ver com a modelação e com a decoração, mas não com a representação do olhar, que ao longo da História do Boneco de Estremoz é diversificada e plural.
É inteiramente desprovido de sentido, considerar, como alguns o fazem, que as figuras que não apresentam “duas riscas por cima dos olhos”, não obedecem à Estética do Boneco de Estremoz. Além de ser uma afirmação inteiramente desprovida de sentido, não fica bem fazer essa afirmação, porque não é uma afirmação séria, visto que não corresponde à realidade histórica.
Por outro lado, produzir intencionalmente uma tal afirmação, corresponde na prática a pretender valorizar o trabalho daqueles que seguem uma dada forma de representação do olhar, em detrimento de outros, o que considero lamentável porque preconceituoso.


Fig. 2 - Carimbo “Tanagra”[2] dentro de um rectângulo  de
3 cm x 1 cm, seguido de carimbo “ESTREMOZ / PORTUGAL”,
dentro de um  rectângulo de 2,7 cm x 1 cm. 



[1] MATOS, Hernâni. Bonecos de Estremoz. Edições Afrontamento. Estremoz / Póvoa de Varzim, Outono de 2018. 

[2] “Tanagra” é o pseudónimo de Aclénia Pereira como barrista de Estremoz.