terça-feira, 30 de julho de 2013

Paredes de vidro

Cabeça de ceifeiro alentejano (1941).
Dórdio Gomes (1890-1976). 
Óleo sobre contraplacado (33 cm x 25 cm)

A Escrita ou seja o pensamento convertido em linguagem gráfica é fruto de um diapasão em ressonância sincronizada com a minha caixa do Pensamento.
Com o sentir da minha Alma, a minha caneta é a extensão pantográfica que me transporta sem me subjugar ao palco onde todos somos actores, ainda que uns sejam mais activos e outros mais passivos.
Pode-se falar de Vida ou de Morte, de Acção ou de Renúncia, de Amor ou de Desamor. Tanto faz! Todavia não é a mesma coisa, dar a cara como eu dou ou estar refugiado no anonimato, como acontece amiúde na web. Então, “Que fazer?” Esta é a questão dialéctica e sacramental levantada por Vladimir Ilitch Lenin (1870-1924), no seu livro homónimo de 1902. E isso para mim é uma questão fulcral, já que a vida é feita de saberes, mas também de não saberes, os quais por vezes se transmutam em dissabores. Como eu não me sinto atraído por não saberes, exijo que em nome da verdade e da claridade, dêem o nome e a cara, tal como eu dou. Esse poderá ser um ponto de partida salutar para uma conversa que dê os seus frutos.

8 comentários:

  1. E tem toda a razão Hernâni Matos. A coberto do anonimato esconde-se um lado obscuro da natureza humana. Onde os cobardes se sentem heróis, insultando gratuitamente quem lhes aprouver. Mas o Que Fazer? Talvez Educar.
    Melhores cumprimentos,
    Jorge Sales Golias

    ResponderEliminar
  2. Concordo absolutamente consigo. Anonimato é cobardia.
    Não ligo nenhuma aos comentários anónimos. Não merecem o nosso tempo de leitura. Temos muito mais que fazer do que dar atenção a gente que não tem respeito nem sequer por si própria e recusam exercer diretos e deveres de cidadania.
    Tudo do melhor para si.
    Carlos Costa

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Hernâni por esta "pérola" literária e sobretudo pelo repto que faz aos cobardes.... deixe -me dizer -lhe que não é só na web que eles actuam e falo por experiência
    própria... que nunca se esgote em si a VERVE!
    Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conceição:
      São de facto cobardes, não só porque não dão a cara, como também porque não respondem aos desasfios.

      Eliminar