Desassossego espiritual
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Bonecos de Estremoz: Uma Estória
Desassossego espiritual
terça-feira, 25 de novembro de 2025
29 - Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir
domingo, 23 de novembro de 2025
Tenores de Redondo
O número e a diversidade destes
grupos corais, pode levar os leitores a pensarem que o objecto da presente
crónica é falar dos coralistas redondenses que integrem o naipe dos tenores ou
seja as vozes masculinas com a voz mais aguda. Mas tal não é o caso, pois o
termo “tenor” pode também designar um “aparador de aguardente”, isto é um
recipiente outrora utilizado nas adegas para recolher a aguardente obtida por
destilação do vinho nos alambiques.
Redondo é simultaneamente terra
de vinho e terra de oleiros, pelo que é natural que o vasilhame usado
tradicionalmente nas adegas fosse de barro, recurso local disponível. Assim se
evitava comprar vasilhame confeccionado com materiais que não constituíssem
recursos locais disponíveis (vidro ou metal) o qual seria mais caro.
Daí que as olarias locais
manufacturassem aparadores de aguardente (tenores) em barro vidrado (pelo menos
no interior), de base circular e plana, com morfologia variável com ou sem
asas. Eram os chamados “tenores de Redondo”, objectos oláricos actualmente
caídos em desuso.
A opção dos adegueiros pelo uso
de vasilhame de barro ecoou na cultura popular, a qual regista adágios aqui
aplicáveis: “No poupar é que está o ganho", “A necessidade é
mestra de engenho” e “Quem não tem cão, caça com gato."
A terminar e como está frio,
brindo-vos com alguns adágios sobre a aguardente. Dois deles, recomendam a sua ingestão: "Aguardente, para o frio é quente”, "Uma pinga de aguardente,
faz bem a toda a gente". Pelo contrário, dois outros consideram o seu
consumo contra-indicado: "Pela manhã, a aguardente afugenta a gente”
"Aguardente não mata, mas ajuda a morrer".
Digam lá se a cultura popular é ou não é uma cultura democrática? É claro que é. Há adágios que advogam uma coisa e outros que apregoam exactamente o contrário, o que sugere que a opção fica ao livre arbítrio de cada um. Há até um adágio que proclama: "Cada um sabe as linhas com que se cose". Permito-me aqui opinar sobre o assunto, propondo como que uma correcção: “sabe ou não”. Acho mais prudente fazer passar esta ideia.
Hernâni Matos
domingo, 9 de novembro de 2025
Os pisadores, artefactos de arte pastoril
Um pisador é um utensílio
em madeira usado em culinária com recurso a gral ou não e que permite triturar,
moer e misturar substâncias sólidas. É recorrendo a um pisador que se prepara o
piso utilizado na confecção da açorda alentejana, usando sal grosso,
alho, coentros ou poejos.
Os pisadores, artisticamente
trabalhados à navalha numa peça única, esculpidos e/ou com incisões
superficiais na madeira (Fig. 1 a Fig. 6), constituem graciosos exemplares de
arte pastoril.
sábado, 8 de novembro de 2025
Os esfolhadores, artefactos de arte pastoril
O esfolhador é uma alfaia agrícola usada outrora na cultura do
milho. Trata-se de um artefacto com uma extremidade pontiaguda, manufacturado
em madeira, usado tradicionalmente para descamisar o milho. Os
esfolhadores, artisticamente trabalhados à navalha numa peça única, esculpidos e/ou com incisões
superficiais na madeira (Fig. 1 a Fig. 4), constituem belos exemplares de arte pastoril.
A operação de descamisar o milho, realizada após a colheita, consistia
em separar a maçaroca de milho do folhelho, camisa ou carapela,
conjunto de folhas finas e esbranquiçadas que revestem as maçarocas.
Para descamisar o milho, pegava-se manualmente numa maçaroca,
com o esfolhador rasgava-se o folhelho, que depois era afastado da
maçaroca. Seguidamente com uma mão a segurar a maçaroca, dava-se com a outra um
puxão no folhelho, o qual era assim separado daquela.
A operação de descamisar o milho ocorria em ajuntamentos comunitários conhecidos
como descamisadas, desfolhadas ou esfolhadas e tinha lugar
nas eiras em finais de Setembro ou início de Outubro, após a colheita do milho.
As desfolhadas eram tradições comunitárias, actualmente descontinuadas,
que assumiam a forma de festas comunitárias realizadas nas eiras, à noite e ao
luar, em que se socializava, cantando e contando estórias alegres e brejeiras
Depois da desfolhada seguia-se a debulha e, finalmente, o milho
era estendido na eira para seca, até ser armazenado para posterior
consumo.
Hernâni Matos
quarta-feira, 5 de novembro de 2025
Uma singular colher-garfo, artefacto bifuncional de arte pastoril
sábado, 1 de novembro de 2025
A génese da arte pastoril
O Alentejo é terra de vagares. Na
charneca, o tempo cresce e recresce para o pastor de ovelhas. Nesse contexto,
os palpites de alma fazem das suas. Logo um impulso criador detona e pelas
redes neuronais é transmitido às mãos calejadas. Estas manobram com destreza uma
navalha afiada com a qual entalha, grava ou filigrana, o material nativo que
recolheu na Terra Mãe, mesmo ali à mão de semear.
Com a magia dum alquimista, transmuta
a madeira, a cortiça e o chifre, em autênticas Obras de Arte, graças a um nato
saber-fazer, aliado a um refinado bom gosto, pautado por ideias ancestrais que
lhe povoam a mente.
Cruzes, estrelas, flores,
signo-saimões, hexafólios e corações, integram a simbologia, a maioria das
vezes apotropaica ou mesmo sagrada, com que lavra a superfície dos materiais e
que nos transmitem mensagens e estórias codificadas que o artífice compôs,
visando homenagear o destinatário ou a destinatária da sua Obra: a conversada,
a mulher amada, o patrão ou a patroa que lhe asseguram o ganha-pão.
Não se trata, pois, de artefactos
confeccionados para matar o tempo, como alvitra a proclamação rifoneira: “Quem
não tem que fazer, faz colheres”. Pelo contrário, são manufactos criados
graças à generosidade do tempo que cresce e recresce nesta terra de vagares.

























