O Alentejo é terra de vagares. Na
charneca, o tempo cresce e recresce para o pastor de ovelhas. Nesse contexto,
os palpites de alma fazem das suas. Logo um impulso criador detona e pelas
redes neuronais é transmitido às mãos calejadas. Estas manobram com destreza uma
navalha afiada com a qual entalha, grava ou filigrana, o material nativo que
recolheu na Terra Mãe, mesmo ali à mão de semear.
Com a magia dum alquimista, transmuta
a madeira, a cortiça e o chifre, em autênticas Obras de Arte, graças a um nato
saber-fazer, aliado a um refinado bom gosto, pautado por ideias ancestrais que
lhe povoam a mente.
Cruzes, estrelas, flores,
signo-saimões, hexafólios e corações, integram a simbologia, a maioria das
vezes apotropaica ou mesmo sagrada, com que lavra a superfície dos materiais e
que nos transmitem mensagens e estórias codificadas que o artífice compôs,
visando homenagear o destinatário ou a destinatária da sua Obra: a conversada,
a mulher amada, o patrão ou a patroa que lhe asseguram o ganha-pão.
Não se trata, pois, de artefactos
confeccionados para matar o tempo, como alvitra a proclamação rifoneira: “Quem
não tem que fazer, faz colheres”. Pelo contrário, são manufactos criados
graças à generosidade do tempo que cresce e recresce nesta terra de vagares.




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