sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Cerâmica de Redondo - Prato de aranhões decorado por Jacinto Ramalhosa



Prato de barro vermelho vidrado, confeccionado e cozido na olaria redondense de Mestre Pintassilgo [João Mértola (1929-2022)], decorado a azul cobalto por Jacinto Ramalhosa.

No covo está desenhada uma corça rodeada de motivos vegetalistas. A aba, larga, encontra-se decorada com pares de pêssegos estilizados (os pêssegos, originários da China, são símbolos relacionados com o casamento e a imortalidade) que alternam com folhas de artemísia (planta medicinal utilizada na medicina tradicional chinesa). Inspirado na faiança portuguesa do séc. XVII.

Neste período, o fascínio pela porcelana chinesa no nosso país, leva a que a faiança portuguesa seja caracterizada por uma original adaptação de motivos ornamentais do Oriente, que são reinterpretados em novas composições, de estilo híbrido, nas quais se combinam influências orientalizantes e a permanência de valores tradicionais. Pertencem a esse estilo, os chamados pratos de “aranhões”. Estes resultam da simplificação interpretativa dos motivos empregues na porcelana chinesa, nomeadamente as folhas de artemísia, frequentemente usadas na decoração da porcelana “kraak”. Esta era um tipo de porcelana chinesa de exportação, produzida sobretudo no reinado do Imperador Wanli (1563-1620) da dinastia Ming (1368-1644), até cerca de 1640 e que chegava em abundância à Europa.

Hernâni Matos


Sem comentários:

Enviar um comentário