quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Poesia portuguesa - 104




Bonecos de Estremoz
Maria de Santa Isabel (1910-1992) [i]

 

Bonequinhos de barro de Estremoz!
Floridas cantarinhas! Primaveras!
Figuras dum presépio de quimeras!
Quem foi que lhes deu vida no meu sonho?
Eterna fantasia cor de luz,
Milagre suavíssimo, risonho,
Do Menino Jesus…

Horas da minha infância, luminosas,
Da minha crença infinda…
Que até mesmo nas sombras dolorosas
Me iluminam ainda!

- Pelos campos de musgo vão subindo,
Em marcha vagarosa,
Pastores e rebanhos! Sonho lindo,
De quando a nossa vida é cor de rosa!
Um mundo de brinquedos, de alvo encanto,
O mundo em que eu vivi,
De quando sempre em nós é dia santo
E tudo nos sorri!

Lá vão os Reis Magos,
De olhos fitos na estrela que rebrilha,
Reflectindo no espelho azul dos lagos,
A sua luz, doirada maravilha!
Estrelinha anunciando milagrosa
A vida do Menino…
No céu da tela, vibra, luminosa,
Com um fulgor divino!
E, no presépio, além,
O nosso Bom Jesus de olhar profundo…
São José… Sua Mãe:
Eis o poder do Mundo!

Cenário de ilusões! Ainda, agora,
De olhos ardentes, vou fitar-te em vão…
Não sinto em mim aquela paz de outrora…
Mas deixa-me sonhar o coração!

Maria de Santa Isabel (1910-1992)



[i] Pseudónimo literário de Maria Palmira Osório de Castro Sande Meneses e Vasconcellos Alcaide, poetisa estremocense. OBRA POÉTICA: - Flor de Esteva (1948); - Solidão Maior (1957); - Terra Ardente (1961); - Fronteira de Bruma (1997); - Poesia Inédita (A editar). Casada com Roberto Augusto Carmelo Alcaide (1903-1979), 1979), autodidacta, caricaturista, maquetista, cenógrafo, dramaturgo e comerciante.
Maria Palmira, pessoa dotada de rara sensibilidade, coleccionava Bonecos de Estremoz e tinha uma colecção de 104 figuras de finais do séc. XIX – princípios do séc. XX, que por sua vontade expressa foram doadas em 2004 ao Museu Municipal de Estremoz, por sua sobrinha Isabel Maria Osório de Sande Taborda Nunes de Oliveira, professora e ex-vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Estremoz (1986-1990).
A poesia de Maria de Santa Isabel está disponível no blogue Maria de Santa Isabel : https://mariadesantaisabel.blogspot.com/

Publicado inicialmente a 4 de Janeiro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário