segunda-feira, 16 de agosto de 2021

A Banda de Música de Jorge Carrapiço

 

Fig. 1 - Composição da Banda e distribuição dos músicos pela mesma, da autoria
do Maestro Mário Tiago, da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.


À Sociedade Filarmónica
Artística Estremocense
na passagem do seu
150.º Aniversário

Estremoz e as Bandas de Música

No concelho de Estremoz existem 3 Bandas de Música: Sociedade Filarmónica Luzitana, de Estremoz (Fundada a 25 de Agosto de 1840), Sociedade Filarmónica Veirense (Fundada em 19 de Março de 1870) e Sociedade Filarmónica Artística Estremocense (Fundada a 11 de Agosto de 1871). Qualquer delas tem um historial respeitável, o qual merece ser conhecido, sendo que a fundação da Banda mais antiga remonta aos finais da primeira metade do séc. XIX.
Desde a sua fundação que estas Bandas actuam não só no concelho, como um pouco por todo o Alentejo, em eventos religiosos (procissões, missas, funerais e romarias) e eventos civis (concertos, desfiles, festas e touradas).

Bandas de Música na barrística de Estremoz
Um dos eventos religiosos em que as Bandas participam é a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, que tem lugar no domingo anterior ao Domingo de Ramos. Aquela procissão foi perpetuada no barro por Mariano da Conceição nos anos 40 de séc. XX. Nela o barrista incluiu uma Banda de Música. De então para cá, os barristas de Estremoz, cada um deles com o seu estilo muito próprio, têm modelado Bandas de Música, nas quais é variável o número e o tamanho dos executantes, o tipo de instrumentos usado, bem como o figurino e as cores do fardamento.
Em geral, as Bandas produzidas pelos nossos barristas e cuja beleza não está em causa, foram modeladas de um modo ingénuo que já vem detrás e também ao sabor do momento. Só assim se explica que algumas dessas Bandas possam não apresentar instrumentos que são fundamentais e incluam outros que pouco sentido fazem numa Banda (ferrinhos, maracas, pandeiretas), bem como instrumentos cuja definição não permite saber o que são.

Uma Banda de Música para mim
A minha colecção integra há já algum tempo, uma Banda de Música de José Moreira e outra de Quirina Marmelo, as quais apresentam algumas das características acima referidas. Daí que tenha pensado em incorporar na minha colecção uma Banda de Música que sem perder o cunho verdadeiramente popular, traduzisse no barro com naturalismo, todo o contexto que lhe está associado. Visando este fim e após alguma reflexão, tomei as seguintes medidas:
1 – Escolhi como barrista, Jorge Carrapiço, bisneto de Ana das Peles, músico e executante de trobone na Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, o qual acedeu a modelar uma Banda de Música com as características por mim indicadas.
2 – Convidei o Maestro Mário Tiago da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, a esboçar uma Banda de Música, definindo o número de executantes de cada instrumento, bem como a sua posição dentro do conjunto, como se tratasse de uma Banda real. Aquele Maestro correspondeu à minha solicitação, fixando aqueles parâmetros. É, pois, de sua autoria a maquete que estabelece a composição da Banda e a distribuição dos músicos pela mesma (Fig. 1). Os instrumentos que a integram pertencem a diferentes categorias: PERCUSSÃO (caixa, bombo, pratos), METAIS (tuba, trombone, contrabaixo, bombardino, trompa, trompete), PALHETAS (clarinete, sax alto sax barítono, sax tenor) e FLAUTAS (Flauta). Ao todo são 22 figuras. 
3 – Passei em revista as Bandas produzidas anteriormente por outros barristas, tendo-me agradado muito particularmente uma Banda da autoria de José Moreira, a qual viria a ser tomada como modelo.
4 - Sugeri ao barrista Jorge Carrapiço que executasse a Banda de Música com as seguintes características: - Altura das figuras: 16 cm; - Base quadrangular de 5 cm x 5 cm, com as pontas cortadas em bisel. Topo de cor verde bandeira e orla em zarcão; - Fardamento azul, compreendendo calça e casaco orlado de zarcão à frente e nos punhos. Abotoadura constituída por duas fileiras de 5 botões amarelos; - Chapéu tipo quépi da mesma cor do fardamento, com pala preta e fita dourada à frente, terminada por dois botões da mesma cor; - Botões definidos volumetricamente; - Calçado preto; - Instrumentos modelados com definição.

A Banda de Música de Jorge Carrapiço
O barrista-músico Jorge Carrapiço empenhou-se de alma e coração na criação daquela que passará agora a ser a sua Banda de Música. À simplicidade na modelação das figuras (Fig. 2 a Fig. 16), Jorge Carrapiço acrescentou a definição de todos os instrumentos musicais, à maneira de uma Banda real, sem que cada figura perdesse o seu cunho verdadeiramente popular. Tudo faz sentido na Banda de Música de Jorge Carrapiço, a começar pelos instrumentos musicais que ali estão porque ali não podiam faltar e que estão onde deviam estar.
O cromatismo das figuras assenta em nítidas dicromias quente-frio, que pela sua simplicidade lhes confere uma beleza vigorosa.
A Banda de Música de Jorge Carrapiço passa a partir de agora e por direito próprio a integrar a História dos Bonecos de Estremoz, visto que com ela ocorreu uma mudança de paradigma. O barrista está, pois, de parabéns e a barrística popular de Estremoz está mais rica. São factos indesmentíveis que aqui atesto e registo para memória futura.
A Banda de Música agora executada fica, de resto, a assinalar os 150 anos da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, da qual eu sou associado, Mário Tiago é Maestro e Jorge Carrapiço é trombonista.


Fig. 2 - Maestro.

Fig. 3 - Porta estandarte. 

Fig. 4 - Tuba.

Fig. 5 - Sax barítono 

Fig. 6 - Trombone.
 
Fig. 7 - Contrabaixo. 

Fig. 8 - Bombardino.

Fig. 9 - Sax alto. 

Fig. 10 - Trompa

Fig. 11 - Sax tenor. 

Fig. 12 - Caixas

Fig. 13 - Bombo.

Fig. 14 - Pratos. 

Fig. 15 - Trompetes.

Fig. 16 - Flautas. 

Fig. 17 - Clarinetes.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Irmãos Ginja e o “Oleiro a trabalhar na roda”


Fig. 1 – Postal máximo triplo realizado com selo de 8$50 da série Instrumentos de
Trabalho, aposto sobre bilhete-postal ilustrado, editado por Hernâni Matos com
base em fotografia de Joaquim Vermelho, reproduzindo “Oleiro a trabalhar na roda”,
exemplar da barrística popular estremocense da autoria dos Irmãos Ginja. O selo foi
obliterado com carimbo comemorativo da I Feira de Arte Popular e Artesanato do
Concelho de Estremoz, reproduzindo a roda de oleiro.


Entre 4 e 15 de Junho de 1980 (já lá vão 41 anos), teve lugar no terreiro do Paço Ducal em Vila Viçosa, o I Encontro Regional de Olaria do Alto Alentejo (Fig. 2). A Comissão Organizadora do Encontro era integrada pelas seguintes associações culturais: Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça, Centro Cultural de Borba, Sociedade Filarmónica Municipal de Redondo, Casa da Cultura de Estremoz e Grupo de Cantadores de Redondo.
Eu integrei a Comissão Organizadora do Encontro, em representação da Casa da Cultura de Estremoz, a cuja direcção pertencia na época.
Por proposta minha aprovada pela Comissão, foi deliberado encomendar aos barristas Irmãos
Ginja de Estremoz, a criação de um Boneco (Fig. 1) que representasse um oleiro a trabalhar na roda, o qual seria utilizado no grafismo do Encontro, nomeadamente no catálogo. Fui então encarregado de tratar de tudo, tendo os irmãos Ginja acedido a criar a figura solicitada, a qual uma vez concluída transportei para Vila Viçosa, onde esteve exposta no Encontro e foi muito apreciada, não só pela sua beleza, como por retratar uma realidade regional no contexto da arte popular.
Por solicitação minha, o Professor Joaquim Vermelho, então director do Museu Municipal de Estremoz, que hoje tem o seu nome, tirou uma fotografia da criação dos Irmãos Ginga (Fig. 1), que então tinham atelier num anexo do Museu Municipal.
Entre 15 e 17 de Julho teve lugar em Estremoz, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a I Mostra de Maximafilia de Estremoz (Fig. 3), promovida pela Associação Portuguesa de Maximafilia com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Associação Fotográfica do Sul. Como membro daquelas associações tive a meu cargo a organização da Mostra. Esta integrava-se na I Feira de Arte Popular e Artesanato do Concelho de Estremoz, que durante o referido período teve lugar no Rossio Marquês de Pombal, frente aos cafés. A Feira, cujo mentor e principal obreiro foi o Professor Joaquim Vermelho, saldou-se num assinalável êxito. Ali expuseram e trabalharam ao vivo, os melhores representantes das múltiplas vertentes da nossa arte popular concelhia.
Por iniciativa da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Santo André, no recinto da Feira funcionou no dia 15 um posto dos CTT, provido de um carimbo comemorativo do evento, ilustrado com uma roda de oleiro, o qual foi aposto em toda a correspondência apresentada para o efeito (Fig. 1, Fig. 4, Fig. 5, Fig. 6).
No Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, inaugurado no passado dia 9 de Agosto, está patente ao público um exemplar de “Oleiro a trabalhar na roda”, deixado em depósito pelo coleccionador Alexandre Correia, semelhante ao da Fig.1, mas cuja execução pelos Irmãos Ginja é posterior ao da Fig. 1. Trata-se de uma figura que pela sua beleza merece a nossa atenção numa visita ao Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz.

Fig. 2 – I Encontro Regional de Olaria do Alto Alentejo. Cartaz com ilustração
reproduzindo desenho a tinta-da-China de Carlos Alves.

Fig. 3 – Cartaz da I Mostra de Maximafilia de Estremoz, ilustrado com “Oleiro
a trabalhar na roda”, espécime da barrística popular estremocense da autoria
dos Irmãos Ginja.

Fig. 4 – Postal máximo triplo realizado com selo de 8$50 da série Instrumentos
de Trabalho, aposto sobre bilhete-postal ilustrado, editado por Associação
Portuguesa de Maximafilia com base em fotografia de Susana Lopes,
reproduzindo “Oleiro Ilídio Fonseca a trabalhar na roda”. O selo foi obliterado
com carimbo comemorativo da I Feira de Arte Popular e Artesanato do Concelho
de Estremoz, reproduzindo a roda de oleiro.

Fig. 5 – Postal máximo triplo realizado com selo de 8$50 da série Instrumentos
de Trabalho, aposto sobre bilhete-postal ilustrado, editado por Hernâni Matos
com base em linoleogravura de Rui Simões Alves. O selo foi obliterado com
carimbo comemorativo da I Feira de Arte Popular e Artesanato do Concelho
de Estremoz, reproduzindo a roda de oleiro.

Fig. 6 – Sobrescrito comemorativo da I Feira de Arte Popular e Artesanato do
Concelho de Estremoz, ilustrado com desenho a tinta-da-china de Carlos Alves,
acompanhado de quadra de António Simões ”Barro incerto do presente /
Vai moldar-te a mão do Povo / Vai dar-te forma diferente /
P´ra que sejas barro novo”. O sobrescrito foi franqueado com selo de 8$50 da
Série Instrumentos de Trabalho, obliterado com carimbo comemorativo da
I Feira de Arte Popular e Artesanato do Concelho de Estremoz, reproduzindo
a roda de oleiro. Devido a insuficiência de porte, o sobrescrito foi porteado
pelos CTT. O sobrescrito foi-me endereçado pelo oleiro Mário Lagartinho da
Olaria Regional.

domingo, 8 de agosto de 2021

Jorge da Conceição e a bailadeira de arco



Bailadeira de arco. Jorge da Conceição (1963-   ).

Dentre as várias bailadeiras de arco criadas por Jorge da Conceição, houve uma que despertou a minha particular atenção, não só pela modelação perfeita como é timbre do barrista, como pelo seu rico cromatismo, do qual transparece e irradia forte carga simbólica.
Em termos de modelação, seja-me permitido parafrasear a linguagem dos jogadores de póquer, que quando não têm jogo, clamam:
- Passo!
Eu também passo, já que não tenho palavras para traduzir, o quanto gosto da modelação. Todavia, sempre sou levado a dizer que para além do mais rigoroso respeito pela modelação ao modo de Estremoz, ocorre aqui uma mudança de paradigma. A demanda de perfeição pelo barrista, faz guindar a sua obra do patamar da arte popular para o degrau da arte erudita.
Em termos estéticos e para além da modelação fortemente naturalista, ressalta sobre um ponto de vista cromático, uma pentacromia harmoniosa, sabiamente escolhida com recurso a uma cor fria (verde – 2 tonalidades), duas cores quentes (zarcão – 2 tonalidades; amarelo – 2 tonalidades) e duas cores neutras (branco e castanho).
As cores quentes e o branco simbolizam a luminosidade da estação. O desabrochar e o reverdecer da natureza estão traduzidos pelo verde do vestido e da base da figura, bem como pelo verde das flores do arco e das folhas do buquê. A ligação da Primavera à natureza e à terra, é assegurada pelo castanho da orla da base da figura.
A finalizar, observo que a criação do barrista revela duas inovações. Uma delas é a introdução de pormenores morfológicos na modelação das flores do arco. A segunda é a utilização da simetria por alternância, na disposição dessas mesmas flores, a qual reforça a harmonia de conjunto.
Em suma: o barrista é credor da nossa admiração, pelo que lhe endereço os meus parabéns por este trabalho. E é claro, um grande abraço. Pois, claro!

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O “Despertar para a poesia” de Francisco Ramos


A Mesa da sessão. Cortesia de Pedro Soeiro.

Pelas 17 de horas de sábado, dia 31 de Julho, teve lugar no Auditório do Pavilhão A do Campo de Feiras, em Estremoz, o lançamento e apresentação do livro “Despertar para a poesia” da autoria de Francisco Ramos. Ao evento compareceram cerca de 50 pessoas.
A sessão foi presidida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Márcia Oliveira, acompanhada na mesa pelo autor e ainda por João Meira e Cruz e Hernâni Matos, respectivamente prefaciador e posfaciador do livro.
A sessão foi aberta pelo autor que agradeceu a presença dos convidados, bem como de todos aqueles que de uma maneira ou de outra, contribuíram para que a edição do livro fosse uma realidade. Seguiram-se as intervenções de João Meira e Cruz que falou do autor e de Hernâni Matos, que falou do autor e da obra.
A sessão encerrou com uma intervenção de Márcia Oliveira que exaltou o espírito cívico e as qualidades humanas do autor.

O autor
O autor é filho de camponeses e nasceu no Largo da Igreja, em S. Bento do Ameixial, a 30 de Julho de 1941, sendo baptizado na Igreja da aldeia, que tivera o seu avô por sacristão. Como era hábito na época foi o padrinho quem lhe deu o nome, tendo entendido por bem que ele se deveria chamar Francisco Martinho Garrido Ramos. Francisco por ser o nome do avô paterno e Martinho por ser o nome do avô materno. Garrido pelo lado da mãe e Ramos pelo lado do pai.
Francisco Ramos aprendeu as primeiras letras na escola da aldeia e ali concluiu a instrução primária. A partir daí nunca mais parou, subindo a vida a pulso. Foi sucessivamente ajudante de porqueiro, aprendiz de fotógrafo, moço de bilhares, empregado de mesa, escrivão de execuções fiscais e por fim Técnico Sanitário, profissão com se aposentou na Função Pública. Todavia não deixou de trabalhar, pois tinha a ruralidade na massa do sangue. Por isso se dedica actualmente à agricultura e à pecuária. Motivado pelo associativismo e pela solidariedade, é Presidente da Academia do Bacalhau de Estremoz, desde a sua fundação em 25 de Novembro de 2000.
Francisco Ramos é aquilo a que os americanos chamam um “self-made man” ou seja, um “homem que se fez a si próprio”, percorrendo o seu próprio caminho, o qual inclui o seu “Despertar para a poesia”. Vejamos como tal aconteceu.
No Alentejo, a taberna sempre foi um local propício a manifestações de Cultura Popular. Aí, o convívio com poetas populares e envolvimento em desafios, levaram Francisco Ramos a passar para o papel aquilo que lhe ia na alma.
O confinamento foi responsável pelo aumento da sua produção poética e o incentivo para publicar por parte de amigos, encontrou eco na sua auto-estima. Daí o livro agora dado à estampa no momento em que se torna octagenário. Como já criara três filhas e plantara muitas árvores, concluiu assim a trindade de coisas que um homem deve fazer na vida e com isso robusteceu a memória que constituirá um legado para os vindouros.

A obra
O livro, de formato aproximadamente A5 e 177 g de peso, com capa cartonada e colorida, da autoria de São Perdigão, tem 136 páginas, que incluem ao longo do texto, 11 figuras a preto e branco. Foi impresso na Tipografia Brados do Alentejo, em Estremoz. A tiragem é de 100 exemplares. A edição é do autor e contou com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.
A obra é dedicada pelo autor à memória dos seus Pais, à Família, aos membros da Academia do Bacalhau de Estremoz e de todo o Mundo, bem como àqueles que o incentivaram à sua publicação.
A arquitectura do livro assenta em 8 capítulos: Sentimentos, Tauromaquia, Reconhecimentos, Pandemia, Alentejo e Alentejanos, Emoções e Estados de Alma, Bonecos de Estremoz e Academia do Bacalhau, Temas vários.
Ao longo da obra a poesia flui, rimada e de métrica livre, estruturada quase exclusivamente sob a forma de conjuntos de quadras e de décimas. Tal facto não é de estranhar já que quadras e décimas são os modos de expressão poética mais gratos aos poetas populares.
Francisco Ramos é uma figura respeitada da nossa sociedade, pelo seu carácter e pela sua grande humanidade. Legou-nos agora um livro através do qual partilha generosamente connosco a sua vida, as suas lutas, as suas emoções, as suas paixões e os seus sonhos. Trata-se de um legado importante para a comunidade, que vê enriquecido o seu património cultural escrito. Tanto ele como a comunidade estão de parabéns. Francisco Ramos pela generosidade da doação, a comunidade por graciosamente ter visto aumentar a sua riqueza.



Um aspecto da assistência. Cortesia de Pedro Soeiro.

Livro com capa da autoria de São Perdigão.

domingo, 1 de agosto de 2021

Um amigo de há quarenta anos

 

António Oliveira. Alfarrabista.


O professor Hernâni Matos é uma figura sobejamente conhecida, tanto a nível local como nacional.
É um excepcional amigo com o qual me encontro quase todos os sábados em Estremoz.
Conhecemo-nos há cerca de 40 anos, através do coleccionismo, tendo eu por diversas vezes sido convidado a participar com colecções minhas em exposições por si organizadas.
Tem publicado inúmeros textos nos jornais “Brados do Alentejo” e “E”, ambos de Estremoz, bem como no seu blogue “Do Tempo da outra Senhora”, que é uma fonte de conhecimento para quem o consulta.
Tem uma extraordinária biblioteca que tem contruído ao longo dos anos e para a qual tenho dado o meu contributo como alfarrabista.
Tem duas grandes paixões: a filatelia e a etnografia, em particular do mundo rural alentejano.
A segunda dessas paixões levou-o a publicar em 2018 o livro “Bonecos de Estremoz”, na sequência de investigação realizada e depois disso continua a ser um entusiasta dos bonecos e um divulgador dos trabalhos dos bonequeiros.
Desejo-lhe a continuação de um bom trabalho.

António Oliveira
Évora, 10 de Julho de 2021

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Aproveitamento político dos Bonecos de Estremoz

Como era expectável, a inscrição da "Produção de Figurado em Barro de Estremoz" na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, foi aprovada no decurso da 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que entre 4 e 9 de Dezembro de 2017 decorreu no Centro Internacional de Convenções Jeju, na ilha de Jeju, na República da Coreia.
A referida inscrição foi alcançada na sequência de candidatura apresentada pelo Município de Estremoz e corresponde ao reconhecimento planetário do labor e criatividade dos barristas do passado e do presente, que com as suas mãos mágicas e desde as bonequeiras de setecentos, transmitiram de geração em geração e até à actualidade, uma manufactura “sui generis” de figurado de barro, dita ao “modo de Estremoz”.
A 7 de Dezembro de 2017, a Assembleia da República aprovou por unanimidade um voto de congratulação, no qual é afirmado que “A Assembleia da República felicita, de forma destacada, todas as artesãs e artesãos, pelo seu insubstituível papel de preservação e divulgação deste património, cujo reconhecimento pela UNESCO engrandece a cultura popular e o País.”
O voto de congratulação que uniu deputados de todas as bancadas foi reflexo do regozijo sentido em todo o país e muito particularmente em Estremoz. Desde então, os Bonecos de Estremoz, factor de união entre estremocenses, reforçaram ainda mais o seu papel de ex-líbris e embaixadores culturais da cidade. Daí, que a meu ver, os Bonecos de Estremoz devessem merecer o respeito de toda a comunidade e não fossem alvo de qualquer tipo de aproveitamento que nada tem a ver com a sua origem, com a sua produção e com os artesãos seus criadores. Talvez por isso, o Município tenha registado em devido tempo a designação “Bonecos de Estremoz”.
Não foi esse o entendimento dos responsáveis do MIETZ, associação de cidadãos independentes, concorrente às próximas eleições autárquicas. Daí que tenham decidido utilizar na campanha eleitoral que se avizinha, um logotipo onde figuram elementos gráficos dum bem conhecido boneco de Estremoz. Trata-se, a meu ver, de aproveitamento político de uma realidade local (Bonecos de Estremoz) e do seu prestígio, para fazer passar mensagens e propostas para a comunidade, que nada têm a ver com Bonecos de Estremoz. Estes, até aqui, factor de união entre os estremocenses, passam a ser instrumento de divisão, já que se tornam símbolo e bandeira de um movimento político em confronto com outras forças políticas nas eleições que se avizinham. Convenhamos que é um mau serviço prestado à comunidade.

Publicado no jornal "Brados do Alentejo" de 29 de Julho de 2021.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Hernâni Matos: do lado esquerdo, o centro

 

Pedro Martins. Jurista. filósofo. Escritor.


Se a memória me não atraiçoa, vai para uns sete anos que pela mão de Maria Antónia Vitorino, e por mor da memória de seu marido, António Telmo, professor e filósofo vinculado às terras de Estremoz, conheci o Professor Hernâni Matos. Graças a ele, foi possível realizar uma sessão de homenagem ao autor da História Secreta de Portugal (livro em boa parte escrito no Café Águias d’Ouro) na Escola Secundária de Estremoz, onde Telmo, em meados dos anos 60, chegou a leccionar, como docente de Português e Francês da então Escola Industrial e Comercial, imediatamente antes de partir para o Brasil, para se juntar a Eudoro de Sousa e Agostinho da Silva na Universidade de Brasília.
Foi uma sessão fabulosa, memorável como poucas, num auditório repleto de jovens estudantes, em que além do autor destas linhas intervieram Elísio Gala, que apresentou as Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, livro então recém-lançado com a chancela eborense da Licorne e em que o Alentejo, de Estremoz ao Redondo, revela a sua notável presença; o próprio Hernâni Matos, evocando o quotidiano estremocense do filósofo como quem lhe traçasse um perfil de bilharista exímio; o Professor José Salema, Director da Escola e antigo aluno de Telmo; e a Professora Cláudia Marçal, Directora da Biblioteca Escolar, em cujas paredes, a partir desse dia 14 de Novembro de 2014, passou a estar patente em permanência um retrato do filósofo.
Uma homenagem assim, singelamente grandiosa e muito bem-sucedida, só foi possível graças ao denodo infatigável do Hernâni Matos, que a concebeu, preparou e organizou até ao mais ínfimo pormenor. Membro do Projecto António Telmo. Vida e Obra, foi também ele quem, alguns meses depois, convocando os bons ofícios da Associação Filatélica Alentejana, promoveu em Estremoz o lançamento a nível nacional do Volume III das Obras Completas de António Telmo, Luís de Camões e o Segredo d’Os Lusíadas seguido de Páginas Autobiográficas, com o selo proverbial da editora Zéfiro. Foi isto em 20 de Junho de 2015, no dia em que exactamente se completavam 35 anos sobre a célebre conferência “O Segredo d'Os Lusíadas”, proferida por António Telmo na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, em Lisboa, no âmbito das comemorações nacionais do quarto centenário da morte do poeta.
Generosa e fecunda, tão profícua como brilhante, a inesgotável capacidade de trabalho de Hernâni Matos, que venho de ilustrar com aquilo que de um modo mais directo, e sobretudo pessoal, lhe pude testemunhar, melhor se afere por padrões próximos da lenda. Décadas a fio, Hernâni Matos vem erguendo uma obra monumental como escritor, jornalista e blogger. Diria antes, para tudo dizer, como um emérito, notável investigador, pesquisador infatigável, insaciável coleccionador. Perquiridor de raízes e arcanos, o professor autodidacta e interdisciplinar percorre transversalmente, com ecuménica compreensão, sólida erudição e a sempre necessária argúcia, os domínios ecléticos da história local e regional, sem nunca olvidar os mais vastos horizontes da portugalidade, essa outra nuvem só nossa feita de todos os céus consentidos à vista desarmada – isto é, pacífica – da terra e do mar.
Apenas os insignes regionalistas da estirpe austera e entusiasta de um Hernâni Matos podem realmente entender o verdadeiro nacionalismo, que é sempre e só cultural, como sem escândalo sucede há muito ocorrer em música com um Lopes-Graça, e por vezes também cultual, posto que às baias dos dogmas sempre o nosso povo, herdeiro da heresia de Prisciliano, tenha sabido quebrar as grilhetas de todas as Romas, como nesse culto popular do Espírito Santo, que se talvez ande creditado em demasia à tão de Estremoz Rainha Santa Isabel, não deixa, também por esta, de nos evocar a Santa Liberdade sem a qual só o medo voraz ou o mesquinho interesse nos restam.
Homem por certo da margem esquerda, que é o lado do coração, Hernâni Matos devém um construtor de pontes: ele bem sabe que um rio mais pode unir do que separar logo que lhe sintamos a força da corrente, pressentindo a grandeza do que fica além da sua foz. E não é afinal o coração, no mar dos símbolos, como ensinava Telmo na senda de Dante e Guénon, o centro do mundo?
Não que com tudo isto se exima Hernâni ao exercício diuturno, e por vezes contundente, de uma crítica que na sua consciência é ainda memória, mas também o raiar daquela fímbria de esperança sem a qual nada vale realmente a pena. Franco-Atirador é o título certeiro dado como um espelho à recolha antológica que em 2017 deu a lume este Jano dado aos nossos dias. A potência dos seus escritos mais sugere a força de um exército. São, porém, homens solitários (não obstante, os mais solidários) como um Hernâni Matos – ou um António Reis Marques numa Sesimbra que não é já “minha” por se ter tornado terra de ninguém – que simulando, ou semelhando, as multidões iludem por ora os vazios onde sempre os demónios se procuram instalar. Haverá motivo maior para a nossa gratidão?

Pedro Martins
Almoinha, Sesimbra, 27 de Julho de 2021