quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Jorge Carrapiço e a escultura em alto-relevo

 

Sargento (2022). Escultura em alto relevo. Jorge Carrapiço (1968-  ).

O alto-relevo do barrista Jorge Carrapiço possui uma tipologia muito própria, que o diferencia dos altos-relevos característicos, quer de Sabina Santos quer de José Moreira. A base não é, nem quadrangular nem trapezoidal, mas sim rectangular. Por sua vez, a figura está enxerida segundo o eixo central, paralelo aos lados maiores do rectângulo. A base é verde bandeira e não se limita a ter a orla pintada a zarcão, como o fazem aqueles barristas. Em vez dessa orla, apresenta uma moldura de igual cor.
Dois orifícios colocados na parte superior da placa, viabilizam a sua suspensão numa parede, com recurso a um fio ou a um arame. As dimensões da placa são 9,5 x 16 cm.
A figura eleita pelo barrista foi o bem conhecido Sargento, com as mãos na anca como é seu predicado. Bem erecto, espadaúdo, peitudo e com as pernas algo abertas como quem procura estabilidade. Em suma: um ar desafiante.
O cromatismo da figura assenta numa tetracromia: azul (farda e gorro), vermelho (peitilho, orla inferior, punhos e divisas do blusão, assim como listas exteriores das pernas das calças e lista do gorro), amarelo (botões) e preto (sapatos). A cor dominante é o azul, que tendo uma conotação celeste, sugere que através dela o barrista tenha procurado transmitir a tranquilidade e a confiança que os militares devem inspirar à população civil.
É notório que o alto-relevo pompeia as marcas identitárias muito próprias do barrista, notórias por exemplo, nos assobios antropomórficos e nos assobios mistos, assim como na banda de música com 21 figuras, com que recentemente nos brindou
A minha impressão sobre a presente criação de Jorge Carrapiço fica aqui expressa sob a forma de redondilha maior:

Um sargento sem igual,
Pelo Jorge foi criado,
Tendo um ar bem marcial
E o peito todo empinado.

Parabéns, Jorge!
Hernâni Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário