quinta-feira, 26 de março de 2020

Bonecos de Estremoz: Jorge Carrapiço


Jorge Carrapiço (1968-   ), barrista e músico.

LER AINDA

Jorge Manuel Garrido Carrapiço (1968- ) nasceu a 29 de Agosto de 1968 na freguesia Santo André, do concelho de Estremoz. Filho legítimo de Júlio dos Prazeres Carrapiço, de 32 anos, pintor de construção civil, natural da freguesia de Santo André no concelho de Estremoz e de Gertrudes Maria Carrapiço, de 33 anos, doméstica, natural da freguesia de São Bento do Mato no concelho de Arraiolos.
Frequentou o 2º ano do Curso Preparatório e cedo começou a trabalhar como pintor de construção civil. Na actualidade é funcionário do produtor de vinhos “Quinta do Carmo”, em Estremoz.
Aprendeu a modelar o barro, não só com o seu vizinho e pintor de construção civil, Óscar Cavaco, mas também com o seu professor de Trabalhos Manuais, Aníbal Falcato Alves. A sua motivação na modelação do barro entroncará, porventura, no facto de ser bisneto de Ana das Peles, de quem sempre ouviu a família falar.
Modela nas horas vagas numa arrecadação da sua residência, situada na Travessa do Outeiro nº 6, em Estremoz. Coze em mufla eléctrica localizada noutra divisão da sua casa. Tem manufacturado figuras, umas à maneira de Estremoz e outras não. Tem participado em exposições de presépios, promovidas anualmente pelo Museu Municipal de Estremoz.

 Mulher dos carneiros

  Mulher das galinhas

 Mulher dos perús

Mulher a lavar a roupa.

Mulher a passar a ferro.

Mulher das castanhas.

Senhora de pézinhos.

Senhora ao toucador.

Primavera de arco.

Bailadeira grande.
 Bailadeira pequena

 Galo na árvore

 Galo no disco.

Sem comentários:

Enviar um comentário