domingo, 20 de fevereiro de 2022

Vera Magalhães e a escultura em alto-relevo


Peralta (2022). Escultura em alto relevo. Vera Magalhães (1966- ).

O alto-relevo da barrista Vera Magalhães enquadra-se na bem conhecida estética dos altos-relevos de Sabina Santos: figura implantada segundo uma das diagonais da base quadrangular, verde bandeira e com a orla em zarcão. Um orifício posicionado na parte superior da placa, assegura a sua suspensão numa parede, com recurso a um fio ou a um arame. As dimensões da placa são 14 x 14 x 1 cm.
A figura escolhida pela barrista foi o bem conhecido Peralta, com as mãos na anca como é seu atributo. O cromatismo da figura assenta numa tetracromia: castanho (fato), branco (camisa), preto (sapatos e chapéu) e vermelho (lenço). A cor dominante é o castanho, o que me leva a admitir que a barrista se possa ter inspirado no bem conhecido Peralta de Mestre Mariano da Conceição, pertencente à colecção do Museu Rural de Estremoz. O castanho é a cor da terra e da madeira. Com ela e a meu ver, a barrista terá procurado transmitir à figura, as impressões de simplicidade, estabilidade, qualidade e seriedade.
Indubitavelmente que o alto-relevo ostenta as marcas identitárias muito próprios da barrista, a qual me confessou ser muito crítica do seu próprio trabalho, interrogando-se muitas vezes sobre o caminho a seguir, todavia sem nunca parar.
À laia de remate ao presente texto, sou levado a dizer:

Reparem que o alto-relevo
Que a Vera tão bem criou,
Se revela em si um enlevo
com o qual bem nos brindou.

Parabéns, Vera!
Hernâni Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário