segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O “Despertar para a poesia” de Francisco Ramos


A Mesa da sessão. Cortesia de Pedro Soeiro.

Pelas 17 de horas de sábado, dia 31 de Julho, teve lugar no Auditório do Pavilhão A do Campo de Feiras, em Estremoz, o lançamento e apresentação do livro “Despertar para a poesia” da autoria de Francisco Ramos. Ao evento compareceram cerca de 50 pessoas.
A sessão foi presidida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Márcia Oliveira, acompanhada na mesa pelo autor e ainda por João Meira e Cruz e Hernâni Matos, respectivamente prefaciador e posfaciador do livro.
A sessão foi aberta pelo autor que agradeceu a presença dos convidados, bem como de todos aqueles que de uma maneira ou de outra, contribuíram para que a edição do livro fosse uma realidade. Seguiram-se as intervenções de João Meira e Cruz que falou do autor e de Hernâni Matos, que falou do autor e da obra.
A sessão encerrou com uma intervenção de Márcia Oliveira que exaltou o espírito cívico e as qualidades humanas do autor.

O autor
O autor é filho de camponeses e nasceu no Largo da Igreja, em S. Bento do Ameixial, a 30 de Julho de 1941, sendo baptizado na Igreja da aldeia, que tivera o seu avô por sacristão. Como era hábito na época foi o padrinho quem lhe deu o nome, tendo entendido por bem que ele se deveria chamar Francisco Martinho Garrido Ramos. Francisco por ser o nome do avô paterno e Martinho por ser o nome do avô materno. Garrido pelo lado da mãe e Ramos pelo lado do pai.
Francisco Ramos aprendeu as primeiras letras na escola da aldeia e ali concluiu a instrução primária. A partir daí nunca mais parou, subindo a vida a pulso. Foi sucessivamente ajudante de porqueiro, aprendiz de fotógrafo, moço de bilhares, empregado de mesa, escrivão de execuções fiscais e por fim Técnico Sanitário, profissão com se aposentou na Função Pública. Todavia não deixou de trabalhar, pois tinha a ruralidade na massa do sangue. Por isso se dedica actualmente à agricultura e à pecuária. Motivado pelo associativismo e pela solidariedade, é Presidente da Academia do Bacalhau de Estremoz, desde a sua fundação em 25 de Novembro de 2000.
Francisco Ramos é aquilo a que os americanos chamam um “self-made man” ou seja, um “homem que se fez a si próprio”, percorrendo o seu próprio caminho, o qual inclui o seu “Despertar para a poesia”. Vejamos como tal aconteceu.
No Alentejo, a taberna sempre foi um local propício a manifestações de Cultura Popular. Aí, o convívio com poetas populares e envolvimento em desafios, levaram Francisco Ramos a passar para o papel aquilo que lhe ia na alma.
O confinamento foi responsável pelo aumento da sua produção poética e o incentivo para publicar por parte de amigos, encontrou eco na sua auto-estima. Daí o livro agora dado à estampa no momento em que se torna octagenário. Como já criara três filhas e plantara muitas árvores, concluiu assim a trindade de coisas que um homem deve fazer na vida e com isso robusteceu a memória que constituirá um legado para os vindouros.

A obra
O livro, de formato aproximadamente A5 e 177 g de peso, com capa cartonada e colorida, da autoria de São Perdigão, tem 136 páginas, que incluem ao longo do texto, 11 figuras a preto e branco. Foi impresso na Tipografia Brados do Alentejo, em Estremoz. A tiragem é de 100 exemplares. A edição é do autor e contou com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.
A obra é dedicada pelo autor à memória dos seus Pais, à Família, aos membros da Academia do Bacalhau de Estremoz e de todo o Mundo, bem como àqueles que o incentivaram à sua publicação.
A arquitectura do livro assenta em 8 capítulos: Sentimentos, Tauromaquia, Reconhecimentos, Pandemia, Alentejo e Alentejanos, Emoções e Estados de Alma, Bonecos de Estremoz e Academia do Bacalhau, Temas vários.
Ao longo da obra a poesia flui, rimada e de métrica livre, estruturada quase exclusivamente sob a forma de conjuntos de quadras e de décimas. Tal facto não é de estranhar já que quadras e décimas são os modos de expressão poética mais gratos aos poetas populares.
Francisco Ramos é uma figura respeitada da nossa sociedade, pelo seu carácter e pela sua grande humanidade. Legou-nos agora um livro através do qual partilha generosamente connosco a sua vida, as suas lutas, as suas emoções, as suas paixões e os seus sonhos. Trata-se de um legado importante para a comunidade, que vê enriquecido o seu património cultural escrito. Tanto ele como a comunidade estão de parabéns. Francisco Ramos pela generosidade da doação, a comunidade por graciosamente ter visto aumentar a sua riqueza.



Um aspecto da assistência. Cortesia de Pedro Soeiro.

Livro com capa da autoria de São Perdigão.

Sem comentários:

Enviar um comentário