domingo, 8 de agosto de 2021

Jorge da Conceição e a bailadeira de arco



Bailadeira de arco. Jorge da Conceição (1963-   ).

Dentre as várias bailadeiras de arco criadas por Jorge da Conceição, houve uma que despertou a minha particular atenção, não só pela modelação perfeita como é timbre do barrista, como pelo seu rico cromatismo, do qual transparece e irradia forte carga simbólica.
Em termos de modelação, seja-me permitido parafrasear a linguagem dos jogadores de póquer, que quando não têm jogo, clamam:
- Passo!
Eu também passo, já que não tenho palavras para traduzir, o quanto gosto da modelação. Todavia, sempre sou levado a dizer que para além do mais rigoroso respeito pela modelação ao modo de Estremoz, ocorre aqui uma mudança de paradigma. A demanda de perfeição pelo barrista, faz guindar a sua obra do patamar da arte popular para o degrau da arte erudita.
Em termos estéticos e para além da modelação fortemente naturalista, ressalta sobre um ponto de vista cromático, uma pentacromia harmoniosa, sabiamente escolhida com recurso a uma cor fria (verde – 2 tonalidades), duas cores quentes (zarcão – 2 tonalidades; amarelo – 2 tonalidades) e duas cores neutras (branco e castanho).
As cores quentes e o branco simbolizam a luminosidade da estação. O desabrochar e o reverdecer da natureza estão traduzidos pelo verde do vestido e da base da figura, bem como pelo verde das flores do arco e das folhas do buquê. A ligação da Primavera à natureza e à terra, é assegurada pelo castanho da orla da base da figura.
A finalizar, observo que a criação do barrista revela duas inovações. Uma delas é a introdução de pormenores morfológicos na modelação das flores do arco. A segunda é a utilização da simetria por alternância, na disposição dessas mesmas flores, a qual reforça a harmonia de conjunto.
Em suma: o barrista é credor da nossa admiração, pelo que lhe endereço os meus parabéns por este trabalho. E é claro, um grande abraço. Pois, claro!

Sem comentários:

Enviar um comentário