quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Luísa Batalha e a escultura em alto relevo


Senhora de pezinhos (2021). Escultura em alto relevo. Luísa Batalha (1959-  ).


LER AINDA

Pródomo
Em Junho deste ano reconheci a existência de uma nova tipologia ignorada na minha proposta de Sistemática dos Bonecos de Estremoz, formulada no meu livro BONECOS DE ESTREMOZ, dado à estampa pelas Edições Afrontamento, no Outono de 2018. Tratava-se das “Esculturas em alto relevo”. Descrevi então dois tipos dessas esculturas. Um característico de José Moreira e o outro de Sabina Santos e das Irmãs Flores.
Na mesma ocasião lancei um repto à retoma da produção desse tipo de figuras, o qual encontrou eco junto dos novos barristas. Destes, a primeira a responder ao desafio, foi Luísa Batalha.

Placa relevada com “Senhora de pezinhos”
A criação de Luísa Batalha apresenta as características que passo a descrever. A placa relevada tem geometria quadrangular com 14 cm de lado e cerca de 19 cm de diagonal. O fundo é verde bandeira e a orla zarcão. A disposição do motivo é a da diagonal do quadrado. A suspensão da placa na parede é assegurada através de uma argola de arame cravada no topo superior do lado posterior da placa. No verso ostenta a marca manuscrita “Luisa Batalha / Estremoz / 2021”, distribuída por 3 linhas sensivelmente paralelas.
O vestido, de cor ocre amarelo, tem componentes volumétricos que foram modelados em barro: a gola, os punhos, a orla inferior do vestido e os botões. Estes elementos, assim como as costuras que à frente descem dos ombros, são cor de zarcão. Na zona dos cotovelos são visíveis as dobras das mangas.
O chapéu encontra-se ornamentado por uma garbosa fita cor de zarcão onde está inserida uma pluma de igual cor e deixa ver cabelo castanho ondulado que cobre as orelhas, das quais sobressaem pendentes que configuram ser de ouro.
Os sapatos são em castanho escuro.
O rosto tem bem definidos o nariz, a boca e as maçãs do rosto, os quais conjuntamente com o olhar, se revelam marcas identitárias da barrista.

Desenlace
O cromatismo da figura assenta numa harmoniosa bicromia de duas cores quentes, o zarcão e o ocre amarelo, sendo este a cor dominante. O ocre amarelo associa à figura, um misto de sentimento de alegria e de estado de felicidade. Já o zarcão alia à imagem uma sensação de energia.
O fundo verde bandeira da placa e a figura no seu todo, constituem uma bicromia de frio e quente, o que enfatiza a figura.
A modelação perfeita associada a um cromatismo de bom gosto, traduzem-se num regalo para os olhos: uma placa relevada com uma Senhora de pezinhos bela, elegante, alegre, aparentando felicidade e vigor.
A criação de Luísa Batalha é reveladora de toda a sua sensibilidade, bom gosto, espírito de minúcia e ânsia de perfeição. A barrista é, pois, merecedora dos meus maiores encómios, o que aqui registo e sublinho para memória futura.

Publicado inicialmente a 23 de Setembro de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário