Senhora de pezinhos (2020). Luísa Batalha (1959- ).
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Quem é quem
Luísa Batalha (1959- ) é uma barrista que
frequentou o Curso de Formação sobre Técnicas de Produção de Bonecos de
Estremoz, que no ano transacto teve lugar nesta cidade, no Palácio dos
Marqueses de Praia e Monforte. Não foi o seu primeiro contacto com o barro, já
que anteriormente foi azulejista e fez pintura em cerâmica, tendo nessa
condição participado em diversas edições da Feira de Arte Popular e Artesanato
do Concelho de Estremoz, quando esta tinha ainda lugar no Rossio Marquês de
Pombal. Luísa Batalha modelou recentemente a meu pedido, uma Senhora de
pezinhos, da qual irei falar mais adiante
Falando da Senhora de pezinhos
Existe na barrística popular de Estremoz, uma
figura singular conhecida por “Senhora de pezinhos” que tem como atributos,
prescindir de base (ser assente nos pezinhos e no vestido/saia) e ter ambas as
mãos assentes frontalmente nas pernas e abaixo da anca. Tais factos condicionam
fortemente a modelação da figura, mas não impediram que desde há mais de 100
anos, os nossos barristas interpretassem esta figura das maneiras mais
diversas. Vejamos como.
O vestuário tanto pode ser um vestido como uma
saia-casaco. Em qualquer dos casos, os pormenores do vestuário foram sendo
tratados de diferentes maneiras, cada vez mais elaboradas. A abertura do peito
do vestido e a respectiva abotoadura, os punhos, as abotoaduras das mangas e a
orla inferior, começaram por ser pintados numa cor marcadamente contrastante
com a cor do vestido. Porém, os barristas começaram em dado momento a conferir
volumetria a esses componentes do vestido, que passam de pintados a modelados,
ainda que tal não se tenha verificado simultaneamente com todos os componentes,
nem todos os barristas o tenham feito ao mesmo tempo.
Depois há a questão da cor do vestuário, que pode
ser liso ou configurar tecido estampado com padrões diversos. Também há
diferentes opções de escolha de cor para os componentes do vestido.
A cabeça da senhora pode surgir com o cabelo a
descoberto, ornamentado ou não por uma canoa. Mas a cabeça também pode figurar
coberta com um chapéu de configuração e cor variáveis, ornamentado por flores,
plumas ou laços, em número, cor e disposição variável.
Apesar das mãos da figura estarem sempre na mesma
posição, é possível associar-lhe adereços tais como: leque, malinha de mão,
lenço, bouquet de flores e guarda-chuva.
A Senhora de pezinhos de Luísa Batalha
Ao modelar a figura de que vimos falando, Luísa
Batalha optou por conferir volumetria aos componentes do vestido. Deste modo, a
gola, os punhos, a orla inferior do vestido e os botões foram modelados em
barro. Chamam a atenção as dobras do vestido na zona dos cotovelos.
O vestido é cor azul de petróleo (azul-verde), cor
que está associada à confiança, pelo que o seu uso no vestuário é inspirador de
respeito e credibilidade.
Por outro lado, a gola, os punhos, a orla inferior
do vestido e os botões são de cor violeta, o mesmo se verificando com o chapéu.
A cor violeta composta por iguais proporções de vermelho e azul, simboliza
o equilíbrio entre a matéria e o espírito, a terra e
o céu, os sentidos e a razão. Simboliza ainda a temperança,
a lucidez e as acções reflectidas.
O chapéu encontra-se ornamentado por uma vistosa fita azul de petróleo.
A figura apresenta um rosto e um olhar que me
parecem ser imagens de marca da barrista. O chapéu deixa ver cabelo castanho
ondulado que cobre as orelhas, donde desce aquilo que configura serem pendentes
de ouro, a reforçar a perfeição e a nobreza associadas à figura.
Os sapatos negros rematam inferiormente toda a
elegância do modelo.
Na sua globalidade, a figura é bela e harmoniosa,
revelando-nos uma Senhora de pezinhos elegante e de ar respeitável, sereno e
nobre. Só me resta dizer:
- Parabéns, Luísa.
Luisa Batalha a modelar. Fotografia recolhida com a devida vénia no Facebook
da barrista.
A Senhora de pezinhos já enfornada e pronta para a cozedura. Fotografia recolhida
com a devida vénia no Facebook da barrista.
Gostei muito. Obrigada.
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