sábado, 30 de janeiro de 2021

Bonecos de Estremoz e pandemia


Peralta e sécia na pandemia (2020). Irmãs Flores.

LER AINDA


No decurso da pandemia  que dilacera o país, os barristas de Estremoz tiveram as suas oficinas fechadas e sem escoamento de produção, durante largos períodos de tempo. Porém, continuaram a modelar o barro, com esperança no amanhã que tarda, mas que crêem que há de vir.
Como coleccionador e investigador da barrística popular estremocense, surgiu-me na mente a ideia de que poderiam e deveriam ser modelados Bonecos que perpetuassem no barro, a pandemia que atravessamos. Como não costumo ficar só pelas ideias, contactei oportunamente os barristas Irmãs Flores e Ricardo Fonseca, a quem motivei para a criação  das seguintes figuras:
- Fig. 1 - “PERALTA NA PANDEMIA” e “SÉCIA NA PANDEMIA”, retratando em contexto social a resposta possível à pandemia, através do uso de máscaras comunitárias. Criação das Irmãs Flores.
- Fig. 2 - “RICARDO JORGE”, figura maior da Medicina Social em Portugal, que em 1899 concebeu medidas profiláticas que ainda hoje são usadas no combate às pandemias. Criação de Ricardo Fonseca.
- FIG. 3 - "SÃO ROQUE", invocado pela comunidade católica, como Santo Protector contra as epidemias. Criação de Ricardo Fonseca.
As Irmãs Flores interpretaram a seu modo o que eu propusera e a sua mestria criou duas figuras muito belas, de cunho verdadeiramente popular e que correspondem inteiramente aquilo que eu pretendia. Por sua vez, Ricardo Fonseca nas figuras que criou, revelou igualmente toda a sua mestria, bom gosto e fidelidade aos cânones da modelação de Bonecos ao modo de Estremoz.
Para além da sua beleza, qualquer das figuras criadas é não só um ícone dos tempos presentes, como uma recordatória nos tempos futuros.

       

Hernâni Matos

    

Fig. 2 – Ricardo Jorge no Laboratório (2020). Ricardo Fonseca.
Fotografia de Luís Mendeiros (2020).

Fig. 3 - São Roque (2020). Ricardo Fonseca.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Não tem de quê, Terezinha. Eu é agradeço por ter visitado o meu blogue, o que é para mim gratificante.
      Volte sempre que quiser.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  2. Gostei muito de ler, parabéns pelo seu interesse e investigação da arte de Estremoz.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado. É para mim gratificante saber que gostou da leitura dos meus escritos.
    No meu blogue, na faixa vertical do lado direito, encontrará a minha fotografia junto a uma vitrina com Bonecos de Estremoz, encimada do título "Eu e os Bonecos de Estremoz". Clicando na fotografia terá acesso ao que publiquei no blogue sobre eles. Todavia, muito do que escrevi, só está no meu livro BONECOS DE ESTREMOZ (esgotado).
    Grato pela sua visita. Volte sempre.
    Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar