Senhora de pezinhos (2020). Ana Catarina Grilo (1974- ). Colecção do autor.
Antelóquio
A modelação e decoração da Senhora de pezinhos tem conhecido inúmeras modificações no decurso dos tempos. Nos finais do século XIX, a figura é representada sem brincos e os componentes do vestuário são pintados. Todavia, Ana das Peles (1869-1945) já adorna a imagem com brincos e modela pela primeira vez a gola do vestido. Segue-se Mariano da Conceição (1903-1959) que mantém aquelas inovações e para além disso modela o botão de fecho da gola. Sabina da Conceição (1921-2005) passa a modelar também o cinto do vestido. Liberdade da Conceição (1913-1990) mantém as inovações introduzidas anteriormente, às quais adiciona a modelação de folhos e punhos das mangas dos vestidos. Por sua vez, as Irmãs Flores (1957, 1958 - ) passam também a modelar os botões das suas figuras, introduzem o padrão no vestuário, aperfeiçoam a representação do penteado e aumentam pormenores na decoração, recorrendo a uma riqueza cromática nunca dantes utilizada. Do exposto se infere que a inovação na modelação e na decoração é um caminho que nunca terá fim.
A modelação e decoração da Senhora de pezinhos tem conhecido inúmeras modificações no decurso dos tempos. Nos finais do século XIX, a figura é representada sem brincos e os componentes do vestuário são pintados. Todavia, Ana das Peles (1869-1945) já adorna a imagem com brincos e modela pela primeira vez a gola do vestido. Segue-se Mariano da Conceição (1903-1959) que mantém aquelas inovações e para além disso modela o botão de fecho da gola. Sabina da Conceição (1921-2005) passa a modelar também o cinto do vestido. Liberdade da Conceição (1913-1990) mantém as inovações introduzidas anteriormente, às quais adiciona a modelação de folhos e punhos das mangas dos vestidos. Por sua vez, as Irmãs Flores (1957, 1958 - ) passam também a modelar os botões das suas figuras, introduzem o padrão no vestuário, aperfeiçoam a representação do penteado e aumentam pormenores na decoração, recorrendo a uma riqueza cromática nunca dantes utilizada. Do exposto se infere que a inovação na modelação e na decoração é um caminho que nunca terá fim.
A figura em si
Ana Catarina Grilo apostou fortemente na modelação
do presente exemplar de Senhora de pezinhos. Deste modo, conferiu volumetria a
todos os componentes do vestido: gola, punhos, orlas, folhos, botões e laço.
O vestido de cor Bordeaux tem punhos, orlas
superiores das mangas, superiores e inferior do vestido, em azul-marinho, que é
também a cor do chapéu. A gola, os botões, o folho, o laço do vestido e as
luvas são de cor cinza.
Uma extensa, sinuosa e requintada gola cobre os
ombros do artefacto. A abotoadura do vestido é nas costas e ao fundo dela, ao
nível da cintura, o vestido está ornamentado com um vistoso laço com duas
pontas suspensas.
O gracioso chapéu que cobre a cabeça está
ornamentado por uma pluma, folhas, flores silvestres e um pássaro que configura
ser um rouxinol. O chapéu deixa a descoberto um vistoso penteado de cabelo
castanho. Dois pendentes de ouro, um de cada lado do rosto, potenciam a beleza
do mesmo.
O peito do vestido encontra-se embelezado por uma
flor que configura ser uma gerbera violeta.
Ao fundo do vestido e à frente, é visível um par de
sapatos pretos de bico.
Simbolismos implícitos
Em primeiro lugar, o SIMBOLISMO DAS CORES: - Bordeaux, cor quente dominante na figuração,
que confere um ar clássico e de requinte, transmitindo ideias de nobreza e
riqueza; - Cinza, que como cor neutra
está associada à estabilidade, à compostura e à sobriedade, conferindo
elegância e sofisticação; - azul-marinho,
cor fria que induz relaxamento e calma, associada a valores como a serenidade,
a estabilidade e a harmonia.
Em segundo lugar, o SIMBOLISMO DAS LUVAS, que como
vestuário das mãos, fornecem protecção e isolamento do exterior, evitando em
termos higiénicos o contacto com algo impuro. Para além de toque de elegância,
as luvas traduzem a ânsia de pureza por parte da sua portadora.
Em terceiro lugar, o SIMBOLISMO DO ROUXINOL, conhecido
pela perfeição do seu canto e que tem um simbolismo vinculado à obra shakespeariana
Romeu e Julieta. É um símbolo do amor e dos sentimentos.
Em quarto lugar, o SIMBOLISMO DA GERBERA, que na
linguagem das flores traduz pureza, sensibilidade, amor e alegria.
Remate
Ana Catarina Grilo interpretou a clássica Senhora
de pezinhos com uma estética muito pessoal. Modelou um exemplar muito elaborado
e decorou-o com um cromatismo de forte significação simbólica. A imagem possui
um rosto bem projectado, com olhos, nariz, boca e queixo bem definidos, o mesmo
acontecendo com o cabelo e com as maçãs do rosto de ténue tonalidade rosa. A representação
do olhar é única. Tudo isto configura serem marcas identitárias da barrista,
que consolida passo a passo, a caminhada que encetou.
Nesta sua recriação da Senhora de pezinhos, Ana Catarina Grilo, introduziu duas inovações: o uso de luvas pelo modelo e a decoração fito-zoomórfica do chapéu. O grau de elaboração da modelação foi elevado, o cromatismo do conjunto foi harmonioso e o simbolismo das cores não foi contraditório. Em suma, Ana Catarina Grilo prendou-nos com uma Senhora de pezinhos bela e elegante, vestindo com requinte e harmonia e cuja imagem transmite uma ideia de pureza e sensibilidade. Trata-se de algo diferente de tudo o que vi até agora, pelo que a barrista está de parabéns.
Hernâni MatosNesta sua recriação da Senhora de pezinhos, Ana Catarina Grilo, introduziu duas inovações: o uso de luvas pelo modelo e a decoração fito-zoomórfica do chapéu. O grau de elaboração da modelação foi elevado, o cromatismo do conjunto foi harmonioso e o simbolismo das cores não foi contraditório. Em suma, Ana Catarina Grilo prendou-nos com uma Senhora de pezinhos bela e elegante, vestindo com requinte e harmonia e cuja imagem transmite uma ideia de pureza e sensibilidade. Trata-se de algo diferente de tudo o que vi até agora, pelo que a barrista está de parabéns.
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