quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Acerca de Peraltas


Ana das Peles (1869-1945). Museu Nacional de Etnologia.


Atributos do Peralta
Na barrística popular de Estremoz, a figura conhecida por Peralta, goza desde o séc. XX de atributos que têm sido utilizados pelos diferentes barristas na sua representação. São eles: mãos assentes na parte inferior frontal do casaco, fato cujo casaco tem abotoadura frontal, virados e orla do casaco da mesma cor contrastante com a cor do fato, camisa branca, pescoço geralmente adornado com aquilo que configura ser uma gravata ou um lenço atado em forma de gravata ou com as pontas sobrepostas à frente, chapéu enfeitado com fita e sapatos pretos.
Ao contrário dos atributos que são invariantes, existem pormenores de representação que são variáveis de barrista para barrista.
Variáveis do Peralta
No decurso da modelação do Boneco, é possível conceder volumetria a alguns ou a todos os componentes da sua composição. Deste modo, a gola do casaco, os botões do mesmo, o ornamento em torno do pescoço, a camisa, a fita do chapéu e o cabelo podem ser modelados em barro. Todavia, o barrista pode optar por pintar alguns ou todos os componentes da composição.
A cor do fato pode ser variável, o mesmo se passando com a cor dos virados e da orla do casaco. Igualmente o número de botões da abotoadura frontal é variável.
Se os botões ladeiam as orlas frontais do casaco, são habitualmente da mesma cor destas e dos virados ou então em amarelo.
Se os botões se sobrepõem às orlas frontais do casaco, são geralmente da cor do casaco, da orla ou então em amarelo.
O casaco pode ter ou não orlas nos punhos.
Quando tem orlas, estas são da mesma cor dos virados e das orlas frontais do casaco. Neste caso, as mangas não apresentam geralmente abotoadura.
Se o casaco não tem orlas nos punhos, pode ter ou não abotoadura nas mangas. Os botões das mangas serão da mesma cor dos virados e das orlas frontais do casaco, desde que ladeiem esta. Porém, se os botões se sobrepõem às orlas frontais do casaco, os botões das mangas, tal como os da abotoadura frontal, serão da cor do casaco ou em amarelo.
Quanto à parte detrás do casaco pode ostentar ou não na horizontal, dois botões à altura da cintura. No caso destes botões existirem, serão da mesma cor daqueles que constituem a abotoadura frontal.
As calças poderão ter ou não uma bainha da mesma cor dos virados e da orla do casaco.
A camisa branca pode ser simplesmente pintada ou apresentar volumetria com colarinhos de tipo variável com ou sem abotoadura.
As cores do chapéu e respectiva fita são variáveis, ainda que contrastantes entre si. Algumas vezes o chapéu é da cor do fato ou dos virados. A fita costuma ser da cor do fato, dos virados ou do ornamento do pescoço.
A base em que assenta a figura é quase sempre quadrada com os vértices cortados em bisel.
O topo da base é habitualmente verde-escuro sarapintado ou não com pintas cor de zarcão, amarelo e branco. A orla da base é geralmente pintada a zarcão.
Nota final
Tudo o que se disse é válido para representações de Peraltas na barrística popular de Estremoz, a partir do séc. XX.
No Museu Municipal de Estremoz existem exemplares de Peraltas que remontam ao séc. XIX, mas o presente estudo não se refere a eles.
De salientar que o termo “Peralta” surgiu no séc. XVIII em Portugal, como designação atribuída aos elegantes que envergavam trajos garridos com demasiado apuro e enfeites. De acordo com a literatura da época e sobre a época, eram pessoas afectadas não só no trajar, como no andar e no comportamento.

Mariano da Conceição (1903-1959). Museu Rural de Estremoz.

Mariano da Conceição (1903-1959). Colecção Jorge da Conceição.

Sabina da Conceição (1921-2005). Colecção do autor.

Sabina da Conceição (1921-2005). Imagem recolhida "on line".

Maria Luísa da Conceição (1934-2015). Colecção do autor.

Irmãs Flores (1957, 1958 -  ). Colecção do autor.

Luísa Batalha (1959 -  ). Colecção do autor.

Sara Sapateiro (1995-  ). Colecção particular.

Ana Catarina Grilo (1974 -  ). Colecção do autor.

Carlos Alves (1958- ). Colecção do autor.

José Carlos Rodrigues (1970). Colecção do autor.

José Carlos Rodrigues (1970). Colecção do autor.

Joana Oliveira (1978-  ). Colecção do autor.

Luís Parente (1974-  ). Colecção do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário