Ana
das Peles (1869-1945). Museu Nacional de Etnologia.
Atributos do Peralta
Na barrística popular de
Estremoz, a figura conhecida por Peralta, goza desde o séc. XX de atributos que
têm sido utilizados pelos diferentes barristas na sua representação. São eles: mãos
assentes na parte inferior frontal do casaco, fato cujo casaco tem abotoadura
frontal, virados e orla do casaco da mesma cor contrastante com a cor do fato,
camisa branca, pescoço geralmente adornado com aquilo que configura ser uma
gravata ou um lenço atado em forma de gravata ou com as pontas sobrepostas à
frente, chapéu enfeitado com fita e sapatos pretos.
Ao contrário dos
atributos que são invariantes, existem pormenores de representação que são
variáveis de barrista para barrista.
Variáveis do Peralta
No decurso da modelação
do Boneco, é possível conceder volumetria a alguns ou a todos os componentes da
sua composição. Deste modo, a gola do casaco, os botões do mesmo, o ornamento
em torno do pescoço, a camisa, a fita do chapéu e o cabelo podem ser modelados
em barro. Todavia, o barrista pode optar por pintar alguns ou todos os
componentes da composição.
A cor do fato pode ser
variável, o mesmo se passando com a cor dos virados e da orla do casaco. Igualmente
o número de botões da abotoadura frontal é variável.
Se os botões ladeiam as
orlas frontais do casaco, são habitualmente da mesma cor destas e dos virados
ou então em amarelo.
Se os botões se
sobrepõem às orlas frontais do casaco, são geralmente da cor do casaco, da orla
ou então em amarelo.
O
casaco pode ter ou não orlas nos punhos.
Quando tem orlas, estas
são da mesma cor dos virados e das orlas frontais do casaco. Neste caso, as
mangas não apresentam geralmente abotoadura.
Se o casaco não tem
orlas nos punhos, pode ter ou não abotoadura nas mangas. Os botões das mangas serão
da mesma cor dos virados e das orlas frontais do casaco, desde que ladeiem
esta. Porém, se os botões se sobrepõem às orlas frontais do casaco, os botões
das mangas, tal como os da abotoadura frontal, serão da cor do casaco ou em
amarelo.
Quanto à parte detrás do casaco pode ostentar ou não na horizontal, dois botões à altura da cintura. No caso destes botões existirem, serão da mesma cor daqueles que constituem a abotoadura frontal.
As calças poderão ter ou não uma bainha da mesma cor dos virados e da orla do casaco.
Quanto à parte detrás do casaco pode ostentar ou não na horizontal, dois botões à altura da cintura. No caso destes botões existirem, serão da mesma cor daqueles que constituem a abotoadura frontal.
As calças poderão ter ou não uma bainha da mesma cor dos virados e da orla do casaco.
A camisa branca pode ser
simplesmente pintada ou apresentar volumetria com colarinhos de tipo variável
com ou sem abotoadura.
As cores do chapéu e
respectiva fita são variáveis, ainda que contrastantes entre si. Algumas vezes
o chapéu é da cor do fato ou dos virados. A fita costuma ser da cor do fato,
dos virados ou do ornamento do pescoço.
A base em que assenta a
figura é quase sempre quadrada com os vértices cortados em bisel.
O topo da base é
habitualmente verde-escuro sarapintado ou não com pintas cor de zarcão, amarelo
e branco. A orla da base é geralmente pintada a zarcão.
Nota final
Tudo o que se disse é
válido para representações de Peraltas na barrística popular de Estremoz, a
partir do séc. XX.
No Museu Municipal de
Estremoz existem exemplares de Peraltas que remontam ao séc. XIX, mas o
presente estudo não se refere a eles.
De salientar que o termo
“Peralta” surgiu no séc. XVIII em Portugal, como designação atribuída aos elegantes que envergavam trajos garridos com demasiado apuro e enfeites. De
acordo com a literatura da época e sobre a época, eram
pessoas afectadas não só no trajar, como no
andar e no comportamento.
Mariano
da Conceição (1903-1959). Museu Rural de Estremoz.
Mariano da Conceição (1903-1959). Colecção Jorge da Conceição.
Sabina
da Conceição (1921-2005). Colecção do autor.
Sabina da Conceição (1921-2005). Imagem recolhida "on line".
Sabina da Conceição (1921-2005). Imagem recolhida "on line".
Maria
Luísa da Conceição (1934-2015). Colecção do autor.
Irmãs
Flores (1957, 1958 - ). Colecção do autor.
Luísa
Batalha (1959 - ). Colecção do autor.
Ana
Catarina Grilo (1974 - ). Colecção do autor.
Carlos
Alves (1958- ). Colecção do autor.
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