domingo, 8 de setembro de 2013

Cartazes publicitários portugueses 1881-1930


 1881

A função do cartaz publicitário é promover bens ou serviços cujo consumo se pretende fomentar. É normalmente constituído pelos seguintes elementos: ilustração, slogan, logótipo, texto e título de apresentação, ainda que um ou mais destes elementos possam não estar presentes.
O cartaz publicitário surge em 1818 com a invenção da litografia pelo checo Aloysius Senefelder (1771-1834), a qual permitia a duplicação de gravuras. A partir daí os cartazes publicitários foram utilizando as múltiplas técnicas de gravura descobertas até aos nossos dias.
Os cartazes publicitários têm desde sempre sido concebidos por artistas plásticos de nomeada, ainda que nos dias de hoje haja uma tendência para a sua concepção por quem se dedique exclusivamente ao design gráfico.
Os cartazes publicitários têm um determinado valor estético associado às correntes artísticas vigentes em cada época no domínio do design gráfico. De resto, a qualidade artística das ilustrações traduz a importância estratégica atribuída a este meio publicitário e testemunham também o desenvolvimento da publicidade e relatam um pouco da sua história, bem como a história do próprio design gráfico. Recolhemos imagens de cartazes publicitários desde 1881 até à actualidade. Por uma questão de metodologia, sistematizámos a sua apresentação em três grandes períodos: 1881-1930, 1931-1960 e 1961-1990. Cada um desses períodos dará origem a um post autónomo neste blogue. Em cada um deles apostamos na força da mensagem visual, gráfica e estética, sem fazermos referência ao seu autor, à técnica de gravura ou local de impressão. Para além da imagem, cada cartaz publicitário será apenas identificado pelo ano de edição.
No período 1881-1930, os cartazes publicitários aqui apresentados, podem-se organizar em nove grandes grupos:
- Produtos alimentares (águas minerais, bebidas alcoólicas, cafés, conservas alimentares, manteiga, rebuçados).
- Produtos químicos (lexívia, tintas).
- Bens de consumo diversos (livros, madeiras, máquinas de escrever, material escolar, plantas e sementes, tabaco, vestuário).
- Serviços (companhias de seguros, hotéis).
- Meios de transporte (automóveis, caminhos de ferro).
- Comunicações (telefones).
- Eventos diversos (congressos, espectáculos, exposições, provas desportivas).
- Turismo (cidades e regiões turísticas).
- Associações de classe.


BIBLIOGRAFIA

Hernâni Matos
Publicado inicialmente em 8 de Setembro de 2013


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9 comentários:

  1. Hernãni, são todos belíssimos. Obrigada pela partilha.

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    Respostas
    1. Francisca:
      Por vezes a escrita é feita de minúsculas linhas que congregam palavras que nos saem das mãos. Forma habitual de publicitar estados de alma, muitas vezes povoados por silêncios e interrogações, como se a alma estivesse entupida. Então a imagem é rainha e senhora.
      Beijinhos.

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  2. Boa tarde Hernâni,

    Ao vermos estes trabalhos, e os de hoje não imaginamos as dificuldades que eles teriam na composição dos mesmos.
    Hoje com o computador ficou tudo muito mais fácil e rápido.
    É bom recordar um pouco o passado para vermos as dificuldades que os nossos antepassados sentiram, assim como foram as coisas anteriormente, pois nem sempre foi tudo cravos e rosas.
    abç
    Abilio

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  3. Caro Hernâni,
    estas publicidades, como outras mais que podiam aqui estar, são um património incalculável e uma viagem sublime pelo design e comunicação ao longo dos anos e em especial de uma época já muito distante. Obrigado pela partilha

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  4. Congratulo-me por ter gostado.
    Volte sempre.
    Cumprimentos

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  5. Um maravilhoso espectáculo para um jovem de 90 anos.
    Muito obrigado.
    António Magalhães

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