sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O alquimista

O alquimista (1663).
Cornelis Bega (1631-1664).
Óleo sobre painel (36 cm x 32 cm).
J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

Por vezes, um homem de escrita está longo tempo sem lavrar um texto. É como uma folha dum latifúndio alentejano em regime de pousio, com as culturas interrompidas para fertilizar a terra. Todavia, o literato aparentemente inactivo transmuta ideias no cadinho do seu pensamento. É um alquimista que mistura em proporções exactas, as matérias-primas que destila no seu atanor, até sentir que produziu obra. Não a Grande Obra, mas a obra que vinha procurando. A Grande Obra, ele a demanda incessantemente com perseverança, desconhecendo que essa busca é uma utopia. Nada o demove dessa empresa. É um imperativo inerente à individualidade do seu ser. Tão importante como a respiração, a alimentação ou o repouso.

9 comentários:

  1. Bom dia Hernâni,

    Hoje você propôs nem mais, falarmos da alquimia!
    Um tema que me é muito querido, pois não sei se lá lhe tinha dito a minha formação académica e profissional é Quimica. Claro que não vamos dizer que alquimia e quimica são a mesma coisa! Alquimia foi o despertar do homem com os meios e restrições que lhe foram impostas na altura pel igreja.
    Era muito empirico, nada fundamentado e com muito misticismo à mistura. Só uns bons anos mais tarde apareceram alguns ingleses e franceses que vieram dar cunho cientifico à coisa e aos poucos passou a chamar-se de Quimica.
    É uma ciência muito bonita que dá base a práticamente tudo o que tocamos hoje em dia! É pena que por vezes tenha sido mal aproveitada, mas o Homem é mesmo assim.

    Abraço
    BFDS
    Abilio

    ResponderEliminar
  2. Caro Abílio está profundamente enganado quando fala da Alquimia, os verdadeiros alquimistas procuram a unidade da matéria os sopradores é que deram origem à química que é uma arte menor!

    Faça uma busca na net em Rubellus Petrinus http://www.tpissarro.com/alquimia/espag-p.htm onde tem muita informação.

    Alguns grandes alquimistas actuais como Solazareff são cientistas de topo.

    Bem haja, Um irmão da arte régia

    ResponderEliminar
  3. Brilhante texto
    Conceição

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito, como sempre... O Prof. tem esse fantástico mérito! Consigo, aprende-se mesmo !
    Obrigada.
    mf/.

    ResponderEliminar