sábado, 14 de setembro de 2013

Motivos decorativos na Olaria de Estremoz do século XX



“Motivos decorativos na Olaria de Estremoz do século XX”, é o tema da exposição patente ao público numa das salas do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, de 14 de Setembro a 9 de Novembro do ano em curso.
Trata-se duma iniciativa do Município concretizada através dos Serviços de Museologia, que são e muito bem, uma das poucas almas falantes desta urbe transtagana, preocupadas com a nossa identidade cultural, local e regional. Honra lhes seja dispensada, o que aqui se regista e se enaltece.
Falar de Olaria de Estremoz, é falar de oleiros. Mas, estes foram-se, ainda que tenham ficado as peças, o que não é bem a mesma coisa. Eu não acredito em fatalidades e quando me falam da função reguladora do Mercado, fico piurso e apetece-me puxar da G3.
Os políticos da nossa urbe, uns falam de "ESTREMOZ MARCA" e outros dizem que com eles "ESTREMOZ TEM MAIS ENCANTO". Quanto a mim, estou completamente desencantado, já que eles estão a leste disto tudo. Os outros, os anti-poder, nunca se lembraram de pensar no assunto, nem sequer de ânimo leve, como os seus comparsas do bloco central local.
Esta cidade é uma tristeza. Todavia, não é uma fatalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário