segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Ano Novo: Vida Velha?



Com casaca laranja e gravata azul - as cores daqueles cujos interesses representa - eis o Porcamoz, que interroga o reflexo da sua imagem, questionando:
- Ouve lá, oh espelho meu. Há alguém mais poderoso do que eu?
Resposta do espelho, farto daquelas imundícies:
- Desta vez não te safas. Nem a cartola de candidato a Comendador, nem o trevo de 4 folhas, nem o saco azul pintado de branco, te vão salvar.
Resposta do burgesso:
- Está tudo sob controle. Eu, é que sei!
Replica o espelho:
- E o senhor que se segue?
A resposta surgiu à velocidade da flatulência fecal:
- Frei Ramos? A ver vamos…



quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

BONECOS DE ESTREMOZ: Bons filhos à casa tornam




BONECOS DE ESTREMOZ, o mais recente livro de Hernâni Matos, desde Novembro passado que anda por aí na qualidade de arauto da distinção concedida pela UNESCO em 2017. A sua apresentação pública irá ter lugar no próximo dia 5 de Janeiro (sábado) pelas 16 horas, no Auditório da Escola Secundária da Rainha Santa Isabel, local emblemático porque legítimo herdeiro das tradições da Escola Industrial de António Augusto Gonçalves. Aí, o Director de então, o escultor José Maria de Sá Lemos (1892-1971), recuperou a tradição de manufactura dos Bonecos de Estremoz, extinta desde 1921. Para tal, contou com Ti Ana das Peles (1869-1945), velha barrista que foi o instrumento primordial dessa recuperação e com o Mestre de Olaria, Mariano da Conceição - o Alfacinha (1903-1959), que foi o instrumento de continuidade dessa recuperação.

A obra
Logo a abrir, o autor diz-nos que “Sou um homem de escrita e esta é um meio de que me sirvo para dar conta de tudo aquilo que me estimula a alma. Por isso, este livro é um corolário natural de um dos meus múltiplos percursos de vida, o de coleccionador e investigador da barrística popular de Estremoz.”
O livro tem Prefácio de António Júlio Rebelo, Posfácio de Maria de Santa Isabel, Revisão de Francisca de Matos e Fotografia de Luís Mariano Guimarães. O Design Gráfico e a Capa são de Armando Alves.
A obra distribui-se por 13 capítulos: Estórias do Autor, As Jóias da Coroa, Dos primórdios até à extinção, A Revitalização da manufactura, A Exposição do Mundo Português, Os continuadores, A manufactura, Bonecos da tradição, Bonecos da inovação, Mais olaria enfeitada, Brinquedos de louça de Estremoz, Estórias de barristas, Património Cultural Imaterial da Humanidade.
No lançamento do livro, a apresentação deste e do autor estarão a cargo dos Professores José Carlos Salema, António Júlio Rebelo, Francisca de Matos e ainda do pintor Armando Alves.
O livro impresso em papel couché de 150 g / m2, mede 27,5 cm x 27,5 cm, pesa 1377 g e tem 180 páginas, profusamente ilustradas com 360 imagens. A capa dura é forrada com papel impresso a 4 cores, plasticizada com brilho. O editor são as Edições Afrontamento do Porto e a tiragem é de 1500 exemplares.

O autor
Escritor, jornalista e blogger, intervém em domínios como a História Postal, a História Popular de Estremoz, a Etnografia e a Cultura Popular Alentejana, publicando textos, apresentando comunicações e montando exposições temáticas e iconográficas. Coleccionador de Bonecos de Estremoz há mais de 40 anos, tornou-se investigador da Barrística Popular Estremocense, tendo nos últimos anos dado um forte contributo para o aprofundamento e consolidação da sua História.
Como jornalista tem colaborado com regularidade na imprensa regional e na imprensa escolar. Como escritor é autor dos livros: - BONECOS DA GASTRONOMIA (1ª edição-2009, 2ª edição-2010); - MEMÓRIAS DO TEMPO DA OUTRA SENHORA / ESTREMOZ - ALENTEJO (2012); - FRANCO-ATIRADOR - TEXTOS DE CIDADANIA DE UM ALENTEJANO DE ESTREMOZ (2017); - BONECOS DE ESTREMOZ (2018).

domingo, 16 de dezembro de 2018

MONUMENTO COMEMORATIVO DA INSCRIÇÃO DOS BONECOS DE ESTREMOZ NA LISTA REPRESENTATIVA DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE


Fotografia reproduzida com a devida vénia, a partir do Facebook de Hugo Guerreiro.

Na passada sexta-feira, dia 7 de Dezembro, comemorou-se o 1.º aniversário da inscrição dos Bonecos de Estremoz na Lista Representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Para assinalar a efeméride, o Município de Estremoz promoveu uma sessão comemorativa que decorreu a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Uma das componentes da cerimónia foi a apresentação pública da maquete do projecto que visa assinalar e perpetuar a inscrição dos Bonecos de Estremoz na lista representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade. O monumento será erigido à saída das Portas de Santa Catarina, no local onde actualmente estacionam camiões Tires e para o qual a Câmara tem um projecto de reabilitação urbana.
Este monumento, concebido pelo pintor Armando Alves, é integrado por um espelho de água, com repuxos iluminados e com passadeiras metálicas e escadas de acesso à plataforma central, revestida a mármore cinza e na qual assentam dois grandes maciços de mármore branco, areados, nos quais serão aplicados painéis cerâmicos policromos, representando dois dos mais emblemáticos Bonecos de Estremoz: “O Amor é Cego” e “A Primavera”.
Na parte detrás do maciço onde se encontra “A Primavera” pode-se ler a inscrição:

AOS ARTISTAS DO BARRO
QUE DERAM ORIGEM AOS BONECOS
E ÀS ARTESÃS E ARTESÃOS,
QUE, COM O SEU TRABALHO,
HONRAM E ENGRANDECEM
O NOME DE ESTREMOZ

Por sua vez, o maciço onde se encontra “O Amor é Cego”, apresenta na sua face posterior a inscrição:


Hugo Guerreiro, Director do Museu Municipal de Estremoz, a quem cabe o mérito da classificação pela UNESCO, editou muito legitimamente no seu Facebook, a imagem da maquete, que agradou à esmagadora maioria dos visitantes da sua página. Todavia, houve quem não gostasse e fizesse comentários, a meu ver desajustados e que o Armando não merece. Em primeiro lugar, por ser seguramente, um dos maiores artistas plásticos portugueses contemporâneos. Em segundo lugar, porque trabalha por objectivos e sabe qual a imagem que é importante transmitir. Em terceiro e último lugar, porque tem profundo respeito pelo Público, alvo da sua mensagem.
Foi uma atitude inteligente da parte do Município, convidá-lo a projectar o MONUMENTO AOS BONECOS DE ESTREMOZ, o que em termos de concretização é uma mais valia para o Município e por arrastamento para todos nós.
É um projecto que está devidamente fundamentado nos múltiplos aspectos que uma obra desta envergadura exige, que foi aprovada pelo poder autárquico legitimado pelo voto popular e que naturalmente ostenta as legítimas marcas identitárias do autor.
Naturalmente que cada um(a) é senhor(a) do seu nariz, o que conferindo legitimidade a palavras por vezes proferidas irreflectidamente, não é, todavia, um certificado de autenticidade daquilo que se diz.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

É UMA TOURADA À PORTUGUESA, CONCERTEZA!


Cavaleiro tauromáquico (1934). Ilustração de Almada Negreiros na capa da
PANORAMA – Revista de Arte e Turismo, nº 3, de Agosto de 1941.

Os anti-taurinos, comandados por uma minoria de lunáticos alojados no Parlamento, pretende em nome de supostos valores civilizacionais, criar por etapas, condicionantes que conduzam à erradicação da Tauromaquia em Portugal.
Foi assim que na Assembleia da República, a Ministra da Cultura declarou que tenciona manter a taxa de IVA de 13% para os espectáculos tauromáquicos, prevista no Orçamento do Estado para 2018, argumentando que "há valores civilizacionais que diferenciam políticas".

A reacção dos partidos
Quem ficou incomodado com as declarações da Ministra da Cultura em relação às touradas foi o poeta e histórico socialista Manuel Alegre que em declarações ao jornal Público no início do mês declarou: ”o que está em causa com as suas declarações é a liberdade de uma grande tradição ibérica”, acrescentando “Agora são as touradas, depois há de ser a caça e depois o livro que podemos ou não ler”. E concluiu: “É este tipo de intolerâncias que cria os Bolsonaros. Atitudes como esta colocam em causa a democracia”.
Da Ministra da Cultura discorda a maioria do Grupo Parlamentar do PS, que com o seu líder Carlos César à cabeça, não dá cobertura aquela Figura, auto-travestida em Ministra da Intolerância Tauromáquica.
António Costa há muito que percebeu e aceitou o direito à diferença. Todavia, apesar de político experiente, vê-se metido numa grandessíssima tourada, já que aceitou o direito à diferença da sua Ministra da Cultura, pelo que não tem outro remédio, por maioria de razão, senão aceitar o direito à diferença do seu Grupo Parlamentar em relação àquela e por arrastamento, em relação a ele próprio.
A nível de Geringonça e desta tourada toda, sai incólume o PCP, que tem peso político em municípios com tradições taurinas e há muito percebeu que é preciso respeitar o Povo.
O PS é historicamente caracterizado por ter um pé de um lado do rio e o outro do lado contrário, não vá o Diabo tecê-las. Apesar dessas condicionantes todas, a matriz popular que ainda o incorpora e até ver, parece ser favorável à Tauromaquia, o que a meu ver constituirá uma atitude sábia de um partido que, no terreno social e político, se afirma e tem pretensões a ser um partido charneira.
Do Bloco de Esquerda é melhor não falar, porque fico mal disposto. Do PEV e do PAN, que são criações surrealistas de alguém em maré imaginativa, tão pouco falo, já que são partidos urbanos e residuais, que servem de bengala quando dá jeito.
A direita é comandada pelo CDS em nome da Tradição, já que “La Noblesse oblige” e leva o PSD na sua peugada. Este partido, apesar de estar na fase Rio, é como o PS, useiro e vezeiro por questões tácticas, em apostar em dois cavalos ao mesmo tempo.      
Outras reacções
A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia,  lançou uma “Petição  para defender o respeito pela cultura portuguesa, pela lei e pelos direitos inalienáveis do acesso de todos à cultura, em liberdade, e sem discriminações.”
Como era de esperar, surgiu uma “Petição pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros” e uma “Petição que defende um Referendo Nacional para abolição das touradas”.
Nas redes sociais, abolicionistas e anti-abolicionistas deram conta dos seus pontos de vista. Assim a PróToiro editou na sua página do Facebook, uma fotografia do poeta e histórico social-democrata Vasco da Graça Moura, acompanhada do excerto de um discurso seu no Parlamento Europeu: “As touradas são um ritual diante do perigo em que arte e coragem, inteligência e perícia, entusiasmo e audácia, criatividade e liberdade permitem (ao toureiro) revisitar e refazer o mito imemorial da luta do Homem contra o que de mais obscuro e brutal existe na natureza, concentrados no toiro que ataca.”
Como aficionado partilhei o texto da PróToiro na minha página do Facebook e imediatamente comecei a receber “Gostos”, mas também comentários desajustados em relação a Vasco da Graça Moura e em relação a mim mesmo. Comentários da parte de quem, gozando do direito democrático que a Constituição lhe confere de não gostar de touradas, não admite que outros possam gostar de touradas, graças a essa mesma Constituição. Chama-se a isso intolerância. É uma atitude inadmissível num Estado de Direito, onde o direito à diferença está consignado na lei.
Os activistas anti-touradas, que não são obrigados a frequentá-las, pretendem por todos os meios que outros que as queiram frequentar, não o possam fazer. Ainda não há muito tempo, Marco Pernas Fanéco, da Tertúlia Tauromáquica Estremocense, se queixou na sua página do Facebook, ter visto a sua integridade física em risco por um grupo de manifestantes anti-taurinos, quando pretendia entrar na Praça do Campo Pequeno, em Lisboa. Mas o que é isto? É caso para proclamar:
- Perdoai-lhes Pai, que eles não sabem o que fazem! Foram cegados por fundamentalismos doutrinários e crêem-se detentores da verdade.


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

JORGE BRANCO - Um Amigo que partiu


 Jorge Branco, no decurso da 2ª Feira de Coleccionismo de Estremoz,
em 21 de Junho de 1997.

Na passada 3ª feira, dia 20 de Novembro e no seguimento de um tombo na sua residência, faleceu no Hospital do Espírito Santo de Évora, Jorge Andrade da Silva Branco, natural de Lisboa e morador no Monte da Maia de Cima, em Estremoz.
Jorge Branco que perfaria 88 anos no próximo dia 23 de Dezembro, era geofísico de formação e figura muito prezada pela comunidade local. Jornalista, escritor, artista plástico, destacado coleccionador, activista cultural e pessoa muito interveniente em causas cívicas, foi Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, em representação da CDU. Era casado com D. Aida Branco e pai do Senhor Eduardo Branco e da D. Alexandra Branco.
O funeral decorreu na passada 4ª feira pelas 11 horas, no Cemitério de Estremoz. Nas exéquias, além de familiares e amigos, esteve presente uma delegação da CDU, tendo a Câmara Municipal de Estremoz feito representar-se pelo Presidente Luís Mourinha e pela Vereadora Sílvia Dias.
Antes do corpo baixar à terra, dois amigos prestaram ao defunto o seu último preito. O Poeta António Simões declamou o seu poema “Fado do não morrer” e o Professor Hernâni Matos fez o elogio fúnebre do finado.
O “E” que esteve representado pelo seu colaborador Hernâni Matos, apresenta à família pesarosa, os seus sentidos pêsames.

Esboço Biográfico
O nosso amigo Jorge Branco nasceu no Natal de 1930, dois dias antes de Jesus, ainda que 1930 anos depois.
Em Maio de 1940 acompanhou a família até Moçambique, onde residiu até 1942. Nos anos 50 ingressou na Faculdade de Ciências de Lisboa e por ali andou até 1956. Nesta data, o Jorge era já um Geofísico encartado e estava creditado para observar, registar e estudar calamidades públicas, tais como tremores de terra e vulcões no Serviço Meteorológico Nacional. Aí ingressou em 1956 e concluído o Estágio, passou a integrar aquele Serviço em 1957.
Como alguém pensou que o Jorge precisava de mudar de ares, teve de seguir até Luanda com a incumbência de aí instalar uma estação sismográfica. Todavia não se deu muito bem com aquelas paragens, pelo que regressou a Lisboa em 1959, continuando a integrar o Serviço Meteorológico Nacional até 1965.
Em 1966 ingressou no Centro de Cálculo Científico do Instituto Gulbenkian de Ciência, no qual trabalhou até Abril de 1986, data em que passou à situação de pré-reforma, por extinção daquele Centro.
Este é o esboço resumido do currículo profissional, não oficial e não autorizado pelo Jorge. Todavia, há outro Jorge mais conhecido de todos nós. O Jorge multifacetado, integral, divergente e Cidadão do Mundo com uma alma do tamanho do raio de curvatura do universo elevado a infinito. E é desse Jorge que passo de imediato a falar.
Em 1946, durante umas férias em Sintra, ficou apaixonado por aquele contexto romântico que já fascinara Lord Byron e D. Fernando de Sax Goburgo Gota, real esposo de sua Majestade Sereníssima a Senhora D. Maria II, grande coleccionador, protector das artes, designer dos primeiro selos portugueses emitidos em 1853 com a efígie de sua Augusta Esposa e um dos homens mais cultos da sua época.
Pois o Jorge, depois de ter ficado enamorado por Sintra, a que não será porventura estranho o facto de esta ser servida por comboios, já caloiro na Rua da Escola Politécnica, apeia-se um dia no Museu de Arte Contemporânea, em Lisboa, onde foi a uma visita guiada, organizada pela Associação de Estudantes. E então mais encantado ficou, desta feita pelas Artes Plásticas, muito em especial pela Pintura.
Mas o Jorge não ficaria por aqui, pois o seu ADN tornara-o terreno fértil para muitas outras coisas. Um dia, uma colega emprestou-lhe um livro de Camilo Castelo Branco, o nosso grande romancista de S. Miguel de Seide. Pois o Jorge tornou-se camiliano e passou a devorar a prosa primeiro e a poesia depois, à velocidade da luz, sendo mais fácil alimentar um burro a pão-de-ló, que arranjar livros que o deixassem saciado. Daí que ele fosse possuidor duma Senhora Biblioteca. Além, de camiliano, era queirosiano, fialhiano e muitas coisas mais.
Anteriormente, o pai Branco Sénior, enfiara-lhe nos pés, um par de patins, o que embora não chegasse para o pôr a jogar na equipa do Paço de Arcos, lhe despertou o real interesse pela patinagem artística. E com piruetas, curvas e contracurvas, lá se sentiu atraído pelo Bailado primeiro e pela Música depois, artes que igualmente o seduziram e lhe deixaram marcas. Mas o Jorge era terreno fértil para muitas sementes, daí que tivesse uma costela de espeleólogo, bem como de ecologista e naturista. Contudo, uma boa parte das costelas do Jorge eram costelas de coleccionador. Falo desta parte da sua anatomia cultural, porque a conheço bem: selos, postais, livros, mas sobretudo, tudo o que tivesse a ver com comboios.
Em 1980, no pino do Verão, o Jorge veio dar uma volta pelas terras de Aquém Tejo. Foi então que o apaixonado por Sintra se decidiu por outra paixão, o Alentejo. E a partir dai, o Jorge passou a ter dois amores, Sintra e o Alentejo e, não se sabia de qual gostava mais. O que é verdade é que o Jorge assentou arraiais no Alentejo e em particular em Estremoz, o que foi para nós uma grande honra, já que o Jorge era um Cidadão do Mundo, como são todos os Homens com a sua largueza e fineza de espírito, com a sua grandeza de alma, com a firmeza do seu carácter, com a fidelidade da sua amizade. Por isso o Jorge era há muito património nosso, como o azul límpido do céu, as claridades do sul, o ondular duma seara, as migas, o vinho tinto, a arte pastoril, o cancioneiro popular ou os Bonecos de Estremoz.
O Jorge além de escritor e conferencista, colaborou na imprensa local e após algumas experiências com óleo, aguarela, tinta-da-china e gravura, participou em exposições de desenho e pirogravura organizadas pelo Museu Municipal de Estremoz e pela Associação Filatélica Alentejana, à qual desde a primeira hora aderiu, foi dirigente e ajudou a dar corpo e alma, com a sua maneira própria de ser, estar e fazer.
Obrigado Jorge pela qualidade da tua intervenção cultural e cívica, multifacetada e pluridisciplinar e sobretudo pelo privilégio da tua amizade e esse é um dos bens maiores entre todos os bens que temos.
O Jorge, amigo de peito e do coração, partiu mas ocupará sempre um lugar muito especial nos nossos corações.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Bonecos de Estremoz - Bonecos da Inovação


 Pastor a limpar o suor (sd). Aclénia Pereira (1927-2012).

Há um conjunto de cerca de 100 Bonecos de Estremoz, cuja manufactura tem sido comum aos barristas dos sécs. XX-XXI. São os chamados Bonecos da Tradição. Para além destes e em número indeterminado, mas superior a 100, existem os chamados Bonecos da Inovação, criados pelos mais diversos motivos:
- Por livre iniciativa de cada barrista;
- Por sugestão de estudiosos da barrística popular estremocense como Joaquim Vermelho, Hugo Guerreiro e Hernâni Matos;
- A pedido de clientes.
Para além dos exemplares aqui apresentados, há muitos outros, sobretudo devidos a encomendas de fregueses no âmbito das imagens devocionais e dos presépios.
Tradição ou a Inovação tanto faz, pois independentemente da temática onde cada figura ou conjunto se possa inserir, registam um elo comum: o respeito pelos cânones do velho processo de fabrico ao modo de Estremoz, o qual tem por base a combinação de três geometrias em barro: a bola, o rolo e a placa.



Semeador (sd). Sabina Santos (1921-2005).
  
 Camponesa com cesto e taleigo (1987). Liberdade da Conceição (1913-1990).

Pastor a descansar debaixo de uma árvore (sd). José Moreira (1926-1991).

Tapeteira de Arraiolos (c. de 2010). Maria Luísa da Conceição (1934-2015). 

Confissão (2005). Irmãs Flores (1957, 1958 - ). Figura composta manufacturada
 a partir de desenho de Jorge Branco.

Coqueira (sd). Quirina Marmelo (1922-2009). A coqueira é a mulher que está "à coca",
ou seja, a vigiar a cozedura da comida dos trabalhadores rurais que levam o seu
almoço para cozinhar.

Pastor (1996). João Fortio (1951- ). 

 Pastor (1987). Rui Barradas (1953- ).

Maquineta com Presépio (2008). Guilhermina Maldonado (2008).

Barrista a modelar Bonecos de Estremoz (2013). Jorge da Conceição (1983 - ). 
Figura composta modelada em homenagem ao avô Mariano da Conceição
(1903-1959), que nos anos 30 do séc. XX e na peugada de Ana das Peles
[Ana Rita da Silva (1870-1945)], ficou indissociavelmente ligado à
recuperação dos Bonecos de Estremoz na Escola Industrial António Augusto
Gonçalves, graças à iniciativa do seu director, José Maria de Sá Lemos
(1892-1971). Trabalho inspirado em fotografia de Rogério de Carvalho
(1915-1988), datada dos anos 40 do séc. XX.

Cozinha dos ganhões (2018). Duarte Catela (1988- ). Os “ganhões“ eram assalariados
agrícolas indiferenciados, que se ocupavam de tarefas como lavras, cavas, desmoitas,
eiras, etc., com excepção de mondas, ceifas e gadanhas. No monte, as refeições da
ganharia tinham lugar na chamada “Cozinha dos ganhões”. Aí se sentavam em
burros dispostos ao longo de uma mesa comprida e estreita. A cozinha dispunha
igualmente de uma lareira espaçosa onde se podia cozinhar em panelas de ferro.

Aguadeiro (2018). Ricardo Fonseca (1986- ). Figura composta inspirada  em bilhete
postal ilustrado editado pela Câmaras Municipal de Estremoz nos anos 40 do séc. XX,
com base em fotografia de Rogério de Carvalho (1915-1988). Em Estremoz existiram
aguadeiros, proprietários de carro com grade para transporte de cântaros, puxados
por muar ou por burro. Eram eles que asseguravam a distribuição domiciliária de água,
o que constituiu prática corrente até à inauguração da rede pública de abastecimento
de água, em 26 de Maio de 1952. Os cântaros utilizados eram geralmente em zinco,
para não partirem e com tampa, para não entornarem. 

Jogador de bilhar (2011). Irmãs Flores (1957, 1958- ) e Ricardo Fonseca (1986- ).
Composição projectada pelo pintor Armando Alves para servir de troféu em
disputa no II Torneio de Bilhar "António Telmo", integrado nas Comemorações do
IV Aniversário do Falecimento de António Telmo (1927-2010), filósofo, escritor
e professor, figura cimeira da Cultura e da Filosofia Portuguesa. As comemorações
tiveram lugar em 2014 em Estremoz, por iniciativa do Círculo António Telmo e da
Sociedade Recreativa Popular Estremocense. António Telmo e Armando Alves
foram companheiros no jogo do bilhar. 

sábado, 22 de setembro de 2018

Monumento aos Bonecos de Estremoz


Projecto do pintor Armando Alves para o Monumento aos Bonecos de Estremoz (Uma perspectiva).

Projecto do pintor Armando Alves para o Monumento aos Bonecos de Estremoz (Outra perspectiva).


Quis a Câmara Municipal de Estremoz, assinalar e perpetuar a inscrição do Figurado de Barro de Estremoz na lista representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Para tal pensou em mandar erigir um monumento comemorativo dessa inscrição e encarregou o pintor Armando Alves da elaboração do projecto. De acordo com a memória descritiva, “Este monumento é constituído por um espelho de água, com repuxos iluminados e com passadeiras metálicas e escadas de acesso à plataforma central, revestida a mármore cinza a onde assentam dois grandes maciços de mármore branco, areados, onde são aplicados dois dos mais emblemáticos bo­necos do Figurado de Estremoz, são eles "O Amor é Cego" e "A Primavera", executados em cerâmica policromada. A face posterior do maciço onde se encontra a "A Primavera" tem a seguinte inscrição:
AOS ARTISTAS DO BARRO
QUE DERAM ORIGEM AOS "BONECOS"
E ÀS ARTESÃS E ARTESÃOS,
QUE COM O SEU TRABALHO,
HONRAM E ENGRANDECEM
O NOME DE ESTREMOZ
A face posterior do maciço onde se encontra "O Amor é Cego" tem a seguinte inscrição:
A presença das passadeiras metálicas e dos degraus confere ao monumento uma dimensão arquitectónica e urbana que o seu carácter público convoca. Para responder também a esta dinâmica do espaço, estabeleceu-se uma relação entre os dois grandes maciços de mármore, fazendo avançar um e recuar o outro. Todo o conjunto é iluminado com focos espe­ciais, embutidos na plataforma gerando diferentes leituras em função momento em que for observado.
O sentido simbólico do monumento que aqui se apresenta deve ser entendido, não apenas como celebração e homena­gem aos artesãos do passado e do presente - na função de consagração e memoria que todo o monumento implica - mas como contributo para a permanência dos artistas do barro en­quanto elemento vivo de Estremoz, na cumplicidade que deve estabelecer com a população, que é também uma preocupa­ção do Município e do seu Presidente.”
O monumento será erigido à saída das Portas de Santa Catarina, no local onde estacionam camiões Tires e para o qual a Câmara tem um projecto de reabilitação urbana.