sábado, 9 de abril de 2022

Mestre Álvaro Chalana e os amores-perfeitos

 



Os amores-perfeitos como motivo decorativo
Os amores-perfeitos são flores usadas com frequência por Mestre Álvaro Chalana na decoração das suas peças oláricas, em particular no fundo dos pratos e por vezes nas abas. Uma tal decoração é esgrafitada e pintada com base em tricromia verde-amarelo-ocre castanho, usada tradicionalmente na cerâmica redondense.

O cromatismo dos amores-perfeitos
A escolha daquelas flores como motivo decorativo, terá sido, porventura, resultado de elas serem flores que dão alegria e cor onde quer que estejam: na natureza ou em casa.
As flores são grandes e achatadas, formadas por cinco pétalas aveludadas e arredondadas, quatro superiores, distribuídas par a par e uma inferior, sustentadas por um pedúnculo carnudo e ligeiramente comprido que se insere na planta ao nível das axilas foliares.
Existe um grande número de variedades de amores-perfeitos, com flores de muitas cores e que variam entre amarelo, azul, roxo, branco, rosa e bordeaux. As combinações são muitas e dão origem a um grande número de padrões, geralmente tricolores, mas também bicolores e monocolores ou até mesmo tetracolores.

O simbolismo do amor-perfeito
O simbolismo do amor-perfeito resulta basicamente de as suas pétalas serem em número de 5. Vejamos porquê. Por um lado, o 5=2+3 é a soma do primeiro número par (2) e do primeiro número ímpar (3). Por outro, está no meio dos nove primeiros números. Segundo os pitagóricos é um número nupcial, resultado do casamento do princípio masculino “céu” (3) e do princípio feminino “terra” (2). O 5 é assim símbolo de união, de harmonia e de equilíbrio. Por outro lado, o 5 é também o símbolo do homem, o qual de braços abertos, parece disposto em 5 partes em forma de cruz: os dois braços abertos, o busto (o centro, abrigo do coração), a cabeça e as duas pernas. O 5 é ainda o símbolo do Universo: dois eixos, um vertical, outro horizontal, passando por um mesmo centro. O 5 é assim símbolo da ordem e da perfeição.
Em suma: o amor-perfeito é símbolo de união, de harmonia, de equilíbrio, de ordem e de perfeição. Representa também o homem pelo que lhe é próprio: pensar. O amor-perfeito é assim a flor escolhida para simbolizar a meditação e a reflexão.

Cancioneiro popular
A perfeição do amor-perfeito não inibe o cancioneiro popular alentejano de lhe apontar defeitos. Assim: “Amor-perfeito não dura, / É impossível durar. / Eu tenho um amor perfeito / Que dura até se acabar.“ e ainda: “Amor-perfeito não cheira, / É mais a vista que faz. / Meu amor não é bonito.”, / Mas é muito bom rapaz.”

Culinária
Desde a antiguidade que as chamadas flores comestíveis são utilizadas como ingrediente culinário, disponibilizando uma vasta diversidade de formas, texturas, cores, sabores e fragrâncias, que comunicam alegria e distinção aos pratos. Os amores-perfeitos são um exemplo de flores comestíveis, usadas para enfeitar saladas de vegetais ou de frutas, bem como outras sobremesas e pratos.

Coloração
As flores de amores-perfeitos têm ainda sido usados no fabrico de corantes amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico.

Uma mensagem oculta
Os amores-perfeitos são comestíveis e enquanto flores transmitem colorido, factos que parecem subjacentes à sua utilização por Mestre Chalana na decoração dos pratos redondenses.

BIBLIOGRAFIA
CHEVALIER; Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 6ª ed. José Olímpio. Rio de Janeiro, 1992.
DELGADO, Manuel Joaquim Delgado. Subsídio para o Cancioneiro Popular do Baixo Alentejo. Vol. I. Instituto Nacional de Investigação Científica. Lisboa, 1980.

Hernâni Matos




Sem comentários:

Enviar um comentário