Ganchos de meia. Liberdade da Conceição (1913-1990).
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Qualquer artefacto de Arte Popular suscita uma problemática própria, que lhe é intrínseca. É o que se passa com os Bonecos de Estremoz e muito em particular com essas figurinhas de cerca de 5 cm de altura, conhecidas por “ganchos de meia”, aos quais já me referi, bem como ao respectivo modo de utilização.
Trata-se de objectos funcionais, cuja utilização
visa “orientar” e facilitar a utilização de fio no decurso da execução de
determinados lavores com aquele material.
Os que apresento na figura, foram modelados pela
barrista Liberdade da Conceição (1913-1990). Da esquerda para a direita e de
cima para baixo, são sucessivamente: Nossa Senhora, Freira de Malta, Senhora de
pezinhos, Peralta e Sargento.
Como exemplares de Arte Popular é possível
reconhecer neles um denominador comum: a simplicidade da sua execução. Há dois
tipos de figuras: masculinas e femininas. As masculinas, distinguem-se pela
pintura, mas em termo de modelação, apenas por aquilo que usam na cabeça. As
femininas, em termos de ponto de partida, são modeladas como “Senhora de
pezinhos”. Além da pintura, a “Freira de Malta” e a “Senhora de pezinhos”, só
se distinguem por aquilo com que protegem a cabeça. Já “Nossa Senhora”
distingue-se da “Freira de Malta” pela pintura e porque tem as mãos postas em
atitude de oração. Em qualquer das figurinhas, botões, golas e punhos de roupa
são pintados e não modelados.
A execução de ganchos de meia é um desafio com que
se deparam os barristas que pretendam recuperar artefactos caídos em desuso.
Creio que na modelação de qualquer destas figuras ou de outras que venham a
criar, deverão resistir a várias tentações: - Não executar ganchos de meia, de
maiores dimensões, pois a partir de certo tamanho, se a modelação é facilitada,
as dimensões do artefacto carecem de sentido; - Não fazer exemplares com
saliências pronunciadas, que retirarão a funcionalidade que deve ser atributo
dos ganchos de meia, pelo que passarão a ser meros objectos decorativos.
A Arte Popular tem os seus cânones próprios. No
caso dos ganchos de meia, destacam-se dois: simplicidade e funcionalidade.
Modelar exemplares muito vistosos, muito rebuscados, com muitos pormenores e
desprovidos de funcionalidade, será outra coisa, mas Arte Popular não é
concerteza.
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