segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Dia Internacional pelo fim da Violência contra a Mulher



Dia 25 de Novembro é Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Em Portugal foram convocadas em 2019 manifestações para:
- Aveiro, 18h30, Praça Joaquim Melo de Freitas:
- Braga, 18h30, Avenida Central
- Coimbra, 16h30, Praça 8 de Maio
- Lisboa, 17h30, Largo do Intendente
- Porto, 18h00, Praça da Cordoaria:
- Viana do Castelo, 17h30, Praça da República
- Viseu, 17h30, Rua Dom António Alves Martins - Junto à PSP
Em Vila Real, às 22h, no Club de Vila Real, realiza-se o Debate "Quem matou Eloá?" .
A convocatória das manifestações foi efectuada pelas seguintes organizações feministas: Colectiva, ANIMAR, ILGA, CABE, Feminismos sobre Rodas, Feministas em Movimento, Festival Feminista de Lisboa, Juntas, Plataforma Já Marchavas, Rede 8 de Março e UMAR.
Origem histórica
O Dia Internacional pelo fim da Violência contra a Mulher comemora-se anualmente no dia 25 de Novembro e a sua convocação foi iniciada pelo movimento feminista da América Latina, visando assinalar o assassinato das três irmãs Mirabal1, em 25 de Novembro de 1960 pela ditadura de Trujillo na República Dominicana.
Em 1981, o I Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho aprovou a consagração do dia 25 de Novembro como o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência contra a mulher.
Em 1999, a Assembleia-geral da ONU deliberou que o dia 25 de Novembro passasse a ser consagrado à eliminação da violência contra a mulher.
Portugal 2019
De acordo com o diário “Público” de 3 de Outubro de 2019, no ano em curso já foram assassinadas 23 mulheres, oito homens e uma criança em contexto de violência doméstica. Estes dados foram confirmados pela Procuradoria-Geral da República e difundidos pelo semanário “Expresso” de 23 de Novembro. O jornal destaca: “entre os homens assassinados apenas dois foram mortos por mulheres. Não há uma inversão de papéis. Este é um crime de género”.
No dia 25 de Novembro é dia de sair à rua contra todos os tipos de violência para com a mulher. Nos últimos 15 anos, foram 500 as mulheres assassinadas em Portugal em contexto de violência doméstica. Este ano as mulheres saem à rua em várias cidades do país para lembrar as vítimas e gritar: nem mais uma!
  
Aveiro

Braga

Coimbra

Lisboa

Porto

Viana do Castelo

Viseu

Sem comentários:

Enviar um comentário