terça-feira, 28 de agosto de 2012

Todos na cadeia !

Reunião de amigos na esplanada-miradouro da cadeia quinhentista, em Estremoz:


Como é sabido, pelas 16 horas de sábado, dia 1 de Setembro de 2012, na Igreja dos Congregados, no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, terá lugar o lançamento e apresentação do meu livro “MEMÓRIAS DO TEMPO DA OUTRA SENHORA, ESTREMOZ-ALENTEJO, editado pelas Colibri. No decurso da apresentação serão lidos excertos do livro.
Com vista a acertar agulhas, juntámo-nos no passado sábado no restaurante Cadeia Quinhentista, em Estremoz, em cuja esplanada-miradouro reunimos. Ali estivemos eu e o grupo das leituras: Adelaide Glória, Ana Mateus, Georgina Ferro, António Simões, Francisca Matos, Maria do Céu Pires e Odete Ramalho.
Eu desconhecia completamente aquela esplanada-miradouro. Fiquei encantado. E depois da reunião, vimos o pôr-do-sol, o que é sempre belo e mágico.
Naquele alto éramos uma ilha rodeada de céu por todos os lados. Atrás de nós, o céu azul desta terra transtagana, cuja claridade quase nos cega, mas nos enche e limpa a alma. Do outro lado, a Maria do Céu a perpetuar filosoficamente nos pixeis digitais a fugacidade daquele momento. E eu, João da Terra, absorvido na reunião, nem sequer olhei para o passarinho. O céu que me rodeava, merecia mais de mim.
No Facebook da Maria do Céu, a Francisca comentou:
- Nós ali quase, quase a "pairar" sobre Estremoz, hein!?
Eu que sou dado a réplicas como os tremores de terra, logo disparei esta:
- Francisca: Não me fale em pairar que eu regrido ao século das luzes e sinto-me o Padre Bartolomeu de Gusmão na passarola voadora. Chiça! E é cá um salto epistemológico...PIM! Onde é que já se viu uma coisa assim?

4 comentários:

  1. Boa sorte no lançamento do seu livro amigo Hernâni Matos! Farei uma ordem de uma copia rubricada. Melhores cumprimentos, Joao Paulo Cota, Londres

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, amigo João Cota.
    Um abraço para si.

    ResponderEliminar
  3. Caro Hernâni

    Mas que raio de alentejano é você que não conhece as esplanadas da sua terra? Todos na cadeia, NÃO!!! Muitos da nossa terra sim !! Sabe quem são??? Aqueles que os tribunais não conseguem condenar!! os faz de conta do nosso país!!Como dizia o anúncio : PORTUGAL É UM PAÍS DE ARTISTAS, ou palavras para quê é um artista português. Lembra-se??? Estamos lixados!!! Esses sim cadeia!!
    Aí estarei para o abraçar, apesar de você andar fugido dos amigos !!!! A vida é assim!

    Abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Pedro:

    Obrigado pelo seu comentário.
    Um abraço.

    ResponderEliminar