sexta-feira, 13 de maio de 2022

Lembrança de oleiros finórios

 


O que não é lembrado,
não é dado nem agradecido.
PROVÉRBIO POPULAR

Onde se fala de lembranças

Uma lembrança é um objecto que se compra e se oferece a outrem com a finalidade de despertar em quem o recebeu, a recordação do ofertante e de um determinado local, que tanto pode ser o local onde foi confeccionado, como aquele onde foi adquirido.

Uma vaga lembrança
O prato que é objecto do presente escrito é indubitavelmente uma peça olárica de Redondo, pelo barro, pela tipologia, pela morfologia, pela decoração e pelo cromatismo.
No fundo, esgrafitada e pintada a ocre-castanho, a singela inscrição “LEMBRANÇA”. Não foi necessário complementar aquela inscrição com outra “DE REDONDO”. É que estão lá bem escarrapachadas as marcas identitárias da louça vidrada de barro vermelho, que constituem um dos ex-líbris da vila. A omissão do nome de qualquer localidade no prato, permitia ao louceiro vender o prato de Redondo como lembrança de qualquer outra localidade.

À espera da próxima feira
Em Estremoz, as olarias locais procediam de modo diferente. O vasilhame de barro vermelho não vidrado, era vendido com inscrições relevadas, brasonadas ou não, com os dizeres “LEMBRANÇA DE ESTREMOZ” ou “RECORDAÇÃO DE ESTREMOZ”. Todavia, para venda noutros locais, a palavra ESTREMOZ, era substituída, tanto quanto sei, por ELVAS, ÉVORA, CASTELO DE BODE, TOMAR e possivelmente outras mais. Tal prática tinha os seus inconvenientes, pois as peças que não fossem vendidas numa determinada feira, tinham que ficar à espera da próxima feira no mesmo local.

Moral da estória
A omissão é como que um segredo. Lá diz o rifão: “O segredo é a alma do negócio”. Digam-me lá, se os oleiros de Redondo, eram ou não eram finórios?

Sem comentários:

Enviar um comentário