quarta-feira, 20 de outubro de 2021

O pastor apaixonado de Luísa Batalha


O pastor apaixonado (2021). Luísa Batalha (1959-  ).
 

Introdução
O pastor de ovelhas, memória rural de tempos idos, é um dos ex-líbris do Alentejo de antanho. Um das suas possíveis representações, é o chamado “pastor de tarro e manta”, cujos atributos são: o chapéu aguadeiro, o pelico e os safões, o cajado, o tarro e a manta. Trata-se de uma figura representada por todos os barristas de Estremoz, cada um dos quais o interpreta à sua maneira.

Marcas identitárias
O pastor de tarro e manta de Luísa Batalha ostenta bem visíveis, as marcas identitárias da barrista, as quais me são muito gratas. O rosto está bem definido, por estarem bem definidos os olhos, o nariz, as maçãs do rosto, a boca, o queixo, as orelhas e o cabelo. A representação do olhar é inconfundível.
A figura apresenta compleição robusta e sólida. As mãos são bem definidas, de tal modo que fazem lembrar mãos reais, mãos de pessoas de carne e osso. O cromatismo da figura é discreto e dele irradia tranquilidade e mesmo bucolismo.

Uma estória de amor
Na figura chamou-me especialmente a atenção: a presença de duas papoilas. Uma a embelezar o chapéu e ao próprio pastor no seu traje rural. A outra presa pela sua mão grossa de campaniço. Decerto que esta papoila é para oferecer à sua amada, que estará por ali bem perto, pois de contrário a flor murcharia. O pastor tem as faces rosadas. Talvez seja da paixão.
Estamos, pois, em presença de uma declaração de amor em contexto rural. O pastor de Luísa Batalha, conta-nos assim uma estória de amor.

Balanço
A barrista continua a trilhar com êxito o caminho que ela própria escolheu. Assim o revela esta bela criação, que tanto me aquece a alma.
Parabéns Luísa Batalha!

2 comentários:

  1. Visito sempre seu blog. Hoje fiquei emocionado. Nesse pastor vi meu pai representado: Foi pastor de ovelhas em sua juventude, namorou minha mãe que era de outra aldeia e veio a se casar com ela no Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Congratulo-me por visitar o meu blogue e respeito muito o ter ficado emocionado com a leitura do meu post, pelas lembranças que lhe trouxe,
      Volte sempre.
      Cumprimentos.

      Eliminar