domingo, 29 de novembro de 2020

Auto das damas dos girassóis

 
Senhora de pezinhos (gancho de meia) e dama. Vera Magalhãess (1966-   ).

Festa fracassada
Recentemente promovi uma festa íntima entre Bonecos de Estremoz produzidos pelos novos barristas e que de momento integram a minha colecção. Presentes Bonecos de Ana Catarina Grilo, Inês da Conceição, Joana Santos, Jorge Carrapiço, Luís Parente, Luísa Batalha, Madalena Bilro, Sara Sapateiro, Vera Magalhães e Zé Carlos Rodrigues.
A festa decorreu no tampo da mesa maior da minha casa, a da casa de jantar. Como anfitrião aí os conduzi, a partir do local onde se encontravam.
A festa visava a integração dos participantes no meio onde estão inseridos, bem como o fomento da socialização entre eles, a fim de que entre si existisse bom entendimento e amizade, à semelhança do que se passa entre os seus criadores.
A festa estava a ser um êxito até chegar a mais recente das aquisições, a Minorca[1]. A partir daqui as coisas complicaram-se, visto que entre os presentes no tampo da mesa se encontrava já a Maiorca
[2], que tal como a Minorca trajava um elegante vestido, confeccionado em tecido estampado com padrão de girassóis em campo verde seco e na cabeça um airoso chapéu castanho, emplumado. Ao verem-se uma à outra, logo se detestaram, travando entre si um diálogo acalorado:
MAIORCA - Fedelha! Olha o que lhe havia de dar. A vestir-se como se fosse adulta. 
MINORCA - E tu esganiçada! Julgas que trazes o rei na barriga?
MAIORCA - Cresce e aparece!
MINORCA - A mulher e a sardinha, quer-se pequenina.
MAIORCA - Tu és de gancho!
MINORCA - Olha, esta regaram-lhe os pés à nascença!
MAIORCA - Já a formiga tem catarro?
MINORCA - As mulheres não se medem aos palmos.
Minorca e Maiorca têm pêlo na venta, cada uma à sua maneira. Ao encontrarem-se e ao conhecerem-se, logo passaram a dar-se como o azeite e o vinagre. O seu conhecimento mútuo não fez faísca.
Como não se entendiam e porque estavam à minha guarda tive de arranjar maneira de resolver o problema de uma vez por todas. Alojei cada uma em sua sala e proibi-as de se encontrarem. Sabem porquê? Tenho mais que fazer que aturar damas desavindas.

Dedicatória
Este auto é dedicado à barrista Vera Magalhães, de cujas mãos hábeis nasceram as duas personagens deste auto.
A minha gratidão por tais actos criadores é acompanhada de um sincero pedido de desculpas, visto o auto ter sido tão curto. A razão é óbvia: as personagens não se entenderam e puseram em causa a continuidade da festa, ao armarem o reboliço que armaram. Só me restou uma solução: pôr fim ao auto. Foi o que fiz.
 

[1] Dama - Gancho de meia (altura: 4 cm) criado pela barrista Vera Magalhães
[2] Dama (altura: 18 cm) da autoria da mesma barrista.

Sem comentários:

Enviar um comentário