Do singular para o
composto
O PASTOR DE TARRO E MANTA (Fig. 2) é uma figura que
constitui um registo etnográfico do Além Tejo de antanho, que habitualmente é
caracterizada através de atributos, uns que têm a ver com o vestuário (pelico,
safões, chapéu aguadeiro e botas) e outros que têm a ver com utensílios do dia
a dia (cajado, manta e tarro). Trata-se de uma figura singular da faina
agro-pastoril, descontextualizada do meio físico em que trabalha (o campo), do
objecto do seu trabalho (gado ovino) e de auxiliares do trabalho (cão).
Após a revitalização da produção de Bonecos de Estremoz
efectuada por José Maria de Sá Lemos (1892-1971) nos anos 30 do séc. XX, tanto
Ana das Peles (1869-1945) como Mariano da Conceição (1903-1959), modelaram a
figura singular (PASTOR DE TARRO E MANTA).
Após a morte de Mariano, sua irmã Sabina da Conceição (1921-2005) dá continuidade à manufactura dos Bonecos de Estremoz, mas para além das figuras confeccionadas por seu irmão produz outras[1], entre as quais o PASTOR À FOGUEIRA COM REBANHO (Fig. 1), na qual a figura da faina agro-pastoril está devidamente contextualizada.
Do composto para o
singular
A SENHORA A SERVIR O CHÁ (Fig. 3) é uma figura que pertence
ao conjunto dos chamados Bonecos da Tradição. Trata-se da representação
simplificada duma cena tradicional da vida íntima e social da mulher burguesa
ou aristocrata. A senhora traja à moda do séc. XIX, tem a mão esquerda apoiada
na anca e a mão direita pegando num bule assente numa mesa de pé de galo (
Em qualquer dos casos, alargaram-se os horizontes à barrística, como é próprio da inovação. O que se regista e saúda.
[1] Das figuras que não foram modeladas tanto por Ana das Peles como por Mariano da Conceição, mas foram modeladas por Sabina da Conceição, destaco entre outras: PASTOR À FOGUEIRA COM REBANHO, PASTOR COM REBANHO JUNTO À CHOÇA, PORQUEIRO E VARA DE PORCOS, SEMEADOR.
[2] O caso apresentado não é único. José Moreira criou a FIANDEIRA, descontextualizando a MULHER DOS PERUS, a MULHER DAS GALINHAS e a MULHER DOS CARNEIROS.
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