segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Ricardo Fonseca e a Alegoria da Justiça


Alegoria da Justiça. Ricardo Fonseca (1986-  ).

CRÉDITOS
Fotografia de Luís Mendeiros
Cortesia de Ricardo Fonseca

Ricardo Fonseca representa aqui a Justiça, uma das 4 virtudes cardeais. Já representou outras, assim como virtudes teologais. Neste caso concreto, a alegoria da Justiça apresenta como é habitual os seus 3 atributos: olhos vendados (demonstração de imparcialidade), a espada (símbolo da força de que dispõe para impor o direito) e a balança (significando a ponderação dos interesses dos litigantes).
A alegoria da Justiça é sempre representada por uma figura feminina, que Ricardo Fonseca caracterizou de uma forma magistral semi-despida, como forma de exaltar a beleza da Justiça na reposição da verdade e no castigo do crime.
Esta alegoria da Justiça é uma representação pioneira como foram duzentos anos atrás alegorias como “O Amor é Cego”, “Primaveras” e “Bailadeiras”, que os barristas são muito solicitados a produzir, fruto do marketing que tem sido feito em torno dos Bonecos de Estremoz, sobretudo depois da sua classificação pela UNESCO. Mas há outros caminhos, como o caminho da inovação, como aqui foi seguido por Ricardo Fonseca, cuja criação é há muito minha conhecida e que aplaudo. Sem dúvida que Ricardo Fonseca, conjuntamente com as Irmãs Flores e Jorge da Conceição são os maiores inovadores que a barrística de Estremoz alguma vez conheceu. Inovaram a nível de temas abordados, aprofundaram a perfeição na modelação e o primor e a originalidade na decoração das suas figuras.
Eles rasgaram os horizontes à barrística de Estremoz, pois continuando a modelar à maneira local, libertaram-se de certos dogmas de representação bafientos. Se calhar para alguns a Justiça devia estar de pezinhos, segurar um arco com flores, empunhar uma foice ou um cajado e ter na cabeça um chapeirão alentejano. Mas não, Ricardo Fonseca sabe com “quantas varas se faz um cesto” e a sua opção de barrista sem peias nas mãos e venda nos olhos, foi executar o que aqui está. Para que conste.
- PARABÉNS, RICARDO!

1 comentário:

  1. Tenho acompanhado as publicações sobre o trabalho de barristas estremocenses. Aprecio e saúdo os jovens e a renovação do figurado de Estremoz.

    ResponderEliminar