segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Bonecos de Estremoz: Irmãos Ginja


 Os irmãos Ginja quando trabalhavam, na  oficina do Museu Municipal de Estremoz. Fotografia
reproduzida com a devida vénia do blogue http://evatrainanet.blogspot.com

Irmãos Ginja foi a designação pela qual era conhecida a sociedade constituída pelos irmãos Arlindo de Jesus Ginja (1938-2018) e Afonso Alberto Serrano Ginja (1949- ), naturais de Estremoz.
Arlindo trabalhou como decorador na Olaria Regional de José Ourelo, na qual Mário Lagartinho era rodista. Quando este último se começa a dedicar à produção de Bonecos, desafia Arlindo a acompanhá-lo, o que este aceita, trabalhando os dois aos serões numa casa próxima da Olaria Regional.
Quanto a Afonso teve como formação de base o Curso de Cantaria da Escola Industrial de Estremoz e trabalhou como canteiro artístico durante alguns anos. A partir de determinada altura começou também a modelar Bonecos com o seu irmão e com Mário Lagartinho.
Em 1976, o professor Joaquim Vermelho, director da Biblioteca e do Museu Municipal de Estremoz, incentivou-os a trabalhar sozinhos e conseguiu autorização para que trabalhassem à noite num espaço adaptado da Biblioteca, o que fizeram durante dois anos, sem contudo abandonar as suas profissões.
Em 3 de Março de 1978, o Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico contratou-os como funcionários públicos dele dependentes. Em 20 de Dezembro de 1979 é inaugurada a oficina para eles construída no Museu Municipal. Ali passaram a trabalhar e a comercializar a sua produção, ao mesmo tempo que mostravam aos visitantes do Museu o modo como são feitos os Bonecos. Foi uma actividade que durou 32 anos, até à aposentação de Arlindo em 2011. Pelo caminho ficou o projecto inicial de ali criar uma Oficina-Escola.


BIBLIOGRAFIA
(1) - Afonso Alberto Serrano Ginja - Assento de Casamento nº 13123 de 2014 da Conservatória do Registo Civil / Predial / Comercial / Automóvel de Estremoz.
(2) - Afonso Alberto Serrano Ginja - Assento de Nascimento nº 3261 de 2009 da Conservatória do Registo Civil de Estremoz.
(3) - Arlindo de Jesus Ginja – Assento de Casamento nº 462 de 2015 da Conservatória do Registo Civil / Predial / Comercial / Automóvel de Estremoz.
(4) - Arlindo de Jesus Ginja – Assento de Nascimento nº 335 de 2014 da Conservatória do Registo Civil / Predial / Comercial / Automóvel de Estremoz.
(5) - Arlindo de Jesus Ginja – Assento de Óbito nº 266 de 2018 da Conservatória do Registo Civil /Predial / Comercial / Automóvel de Estremoz.
(6) - MOREIRA, Maria da Conceição. Breve notícia sobre a arte barrista de Estremoz, Separata da revista “Natureza e Paisagem”, nº 5, 1978. Serviço Nacional de Parques Reservas e Património Paisagístico. Lisboa, 1978.



Irmãos Ginja. Sagrada Família.

Irmãos Ginja. Nossa Senhora da Conceição.

Irmãos Ginja. Nossa Senhora da Conceição.

São Sebastião. Irmãos Ginja.

São Pedro. Irmãos Ginja.

Primavera de plumas. Irmãos Ginja.

Namoro junto ao poço. Irmãos Ginja.

Castiçais. Irmãos Ginja.

Sem comentários:

Enviar um comentário