sábado, 29 de junho de 2019

Bonecos de Estremoz: Maria Luísa da Conceição


Fig. 1 - Maria Luísa da Conceição (1934-2015). Fotografia do Arquivo Fotográfico
Municipal de Estremoz / BMETZ - Colecção Joaquim Vermelho.

Nasceu às 13 horas de 20 de Maio de 1934 no prédio situado no nº 13 da rua Brito Capelo, da freguesia de Santo André, em Estremoz. Filha legítima de Mariano Augusto da Conceição, de 31 anos, oleiro e de Liberdade Banha da Conceição, de 20 anos, doméstica, ambos naturais da referida freguesia. Neta paterna de Narciso Augusto da Conceição, oleiro, e de Leonor das Neves Conceição, doméstica. Neta materna de José Ricardo Banha e de Agripina da Conceição Banha (5).
A 23 de Julho de 1946 é aprovada no exame do 2º grau do Ensino Primário Elementar. Com 13 anos de idade, candidata-se em 12 de Agosto de 1947 à frequência do Curso de Tapeceira (3 anos) após o Dr. Francisco Affonso de Mattos, médico cirurgião pela Universidade de Coimbra, ter atestado que Maria Luísa foi revacinada contra a varíola há menos de um ano e não sofre de doença infecto-contagiosa, designadamente tuberculose pulmonar ou qualquer das suas formas clínicas. Conclui o curso de Tapeceira em 1950. A 19 de Agosto desse ano candidata-se à frequência do Curso de Aperfeiçoamento de Comércio (4 anos), o qual conclui em 1954, tendo nesse mesmo ano realizado o Exame de Aptidão Profissional (4).
A 21 de Abril de 1957, com 22 anos de idade e na condição de doméstica, casou catolicamente com Octávio Varela Dias Palmela, de 34 anos, comerciante, natural da freguesia de Casa Branca, concelho de Sousel. A celebração do matrimónio decorreu na Capela de Nossa Senhora da Conceição em Estremoz e foi presidida pelo Padre Serafim Tavares. Adoptou então o sobrenome Palmela do marido (2).
O primeiro contacto de Maria Luísa com os Bonecos de Estremoz remonta a 1940, à época da Exposição do Mundo Português, quando, com 6 anos, já ajudava a mãe a pintar os Bonecos confeccionados pelo pai. Com a morte prematura do pai em 1959 e o início da modelação pela mãe, em 1961, Maria Luísa continua a ajudá-la na pintura dos Bonecos. Confecção e pintura são feitas na cozinha, uma vez que aquela que viria a ser a sua oficina e se situava no rés-do-chão da moradia, era então oficina de Sabina Santos, tia de Maria Luísa.
Apesar de ajudar a mãe a pintar, Maria Luísa (Fig. 1) não modela e a sua actividade profissional é tricotar vestuário de lã, o que faz até 1981, ano em que, por motivo de alergia, é levada a abandonar aquela laboração, o que coincide também com o ingresso do filho, Jorge da Conceição, no Instituto Superior Técnico. Passa então a modelar Bonecos de Estremoz, cuja manufactura tinha aprendido por observação do pai, da mãe e da tia. O trabalho continua a ser feito na cozinha. Só com a aposentação da tia em 1988 é que mãe e filha passam a trabalhar na oficina do rés-do-chão, na Rua Brito Capelo, nº 35, em Estremoz. Aqui comercializam os seus Bonecos, passando mais tarde Maria Luísa a fazê-lo também na loja “Artesanato José Saruga”, no Rossio Marquês de Pombal, 98 A, em Estremoz.
Maria Luísa era uma frequentadora assídua de feiras de artesanato: Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, Feira de Artesanato de Coimbra, FIAPE (Estremoz), Salão de Artesanato da Feira de Vila Franca de Xira, Feira de Artesanato da Foz do Douro e Festa Ibérica da Olaria e do Barro (São Pedro do Corval). Foi numa dessas feiras, a XIII Feira de Artesanato de Coimbra, que se sentiu indisposta e acabou por falecer num Hospital de Coimbra, vítima de paragem cárdio-respiratória, na madrugada de 7 de Junho de 2015 (3), (7). Tinha então 81 anos. A comunidade bonequeira de Estremoz ficou de luto e, com a sua partida, a barrística popular de Estremoz ficou mais pobre. Maria Luísa era uma pessoa muito estimada em Estremoz. Daí que o seu funeral para o cemitério local, tenha constituído uma sentida manifestação de pesar, na qual se integraram familiares, amigos, admiradores e oficiais do mesmo ofício, que lhe foram prestar uma última homenagem.
Como traço importante do carácter de Maria Luísa, ressalta o orgulho que sentia em ser quem era, filha de bonequeiros, que tinha prazer em trabalhar e ir junto das pessoas, nas feiras de artesanato.
Era com emoção que falava dos Bonecos de Estremoz, sempre que dava entrevistas, o que era frequente. É que Maria Luísa tinha os Bonecos na massa do sangue. Aqueles que lhe saíram das mãos, tanto os “Bonecos da Tradição”, como aqueles que criou e nisso foi pródiga, são muito apreciados e apresentam marcas de identidade muito próprias e inconfundíveis, que os distinguem dos confeccionados pelos diferentes barristas, incluindo o seu pai e a sua mãe. Deixa como continuador da sua arte, o seu filho, Jorge da Conceição, cujos Bonecos ostentam igualmente marcas de identidade muito próprias.
A qualidade do seu trabalho, levou a que lhe fossem atribuídos inúmeros prémios e distinções, sendo de salientar o 1.º Prémio para a melhor peça de artesanato (Vila do Conde - 1991) e o 1.º Prémio da Exposição de Presépios (Viana do Castelo - 2007), merecendo especial destaque a Medalha de Prata de Mérito Municipal, que lhe foi outorgada pela Câmara Municipal de Estremoz, em 2008.
Maria Luísa da Conceição concedera-me há muito, o privilégio da sua amizade e dela reúno Bonecos que comecei a coleccionar desde a I Feira de Artesanato de Estremoz, em 1983. Em sua casa me recebeu inúmeras vezes, onde, como estudioso, me deslocava sempre que precisava de uma informação ou de um esclarecimento sobre Bonecos de Estremoz.
Em 2012 concedeu-me uma entrevista [1] (6) (Fig. 2) que considero importante e que conjuntamente com descobertas que fiz no Arquivo da Escola Secundária e em correspondência particular, permitiram-me esclarecer aspectos menos claros da História dos Bonecos de Estremoz. Estes foram trazidos à luz do dia, quando naquela Escola proferi uma conferência (8) subordinada ao tema “Mestre Mariano da Conceição (O Alfacinha)”, à qual ela assistiu, bem como o seu filho, Jorge da Conceição.
Maria Luísa da Conceição partiu, mas deixou connosco os Bonecos que criou, disseminados por museus e colecções particulares. Deixou também connosco, a Memória da sua jovialidade e da sua vitalidade. De forte compleição física como seu pai, dele herdou também o gosto, a vontade e a determinação que punha em tudo o que fazia. Aos oitenta e um anos, deslocava-se sozinha no seu automóvel, a fim de participar nas feiras de artesanato, de norte a sul do país. Por isso, deu um elevado contributo para a divulgação dos Bonecos de Estremoz.
Quando faleceu, decorria a candidatura dos Bonecos de Estremoz a Património Cultural Imaterial de Humanidade, para a qual muito contribuiu e da qual era entusiasta. Agora que a candidatura saiu vitoriosa, sou levado a proclamar:
- MARIA LUÍSA DA CONCEIÇÃO, PRESENTE!

BIBLIOGRAFIA
1 - Catálogo da I Feira de Arte Popular e Artesanato. Câmara Municipal de Estremoz. Estremoz, 15 a 17 de Julho de 1983.
2 - Maria Luísa Banha da Conceição – Assento de Casamento nº 65 de 1957, da Conservatória do Registo Civil de Estremoz.
3 - Maria Luísa Banha da Conceição – Assento de Óbito nº 94 de 2015, da Conservatória do Registo Civil de Estremoz.
4 - Maria Luísa Banha da Conceição – Processo Individual de aluna nº 528, no Arquivo da Escola Industrial António Augusto Gonçalves e sucessoras.
5 - Maria Luísa Banha da Conceição – Registo de Nascimento nº 301 de 1934, da Conservatória do Registo Civil de Estremoz
6 - MATOS, Hernâni. Entrevista a Maria Luísa da Conceição. Estremoz, 7 de Fevereiro de 2013. Registo sonoro do Arquivo de Hernâni Matos.
7 - MATOS, Hernâni. Maria Luísa da Conceição, presente! in Brados do Alentejo nº 861, 25/06/2015. Estremoz, 2015 (pág. 4).
8 - MATOS, Hernâni. Mestre Mariano da Conceição (O Alfacinha). Escola Secundária da Rainha Santa Isabel. Estremoz, 15 de Fevereiro de 2013. sp.




[1] Sem aviso prévio, surgi-lhe inesperadamente na oficina, acompanhado do fotógrafo Luís Mariano Guimarães. Disse-lhe que queria que me concedesse uma entrevista sobre o trabalho do pai, da mãe e dela própria. A sua resposta foi imediata:
- Sim senhor, mas tem que ser rápida. Sabe porquê? Não me deu tempo para responder.
Deu ela própria a resposta:
- É que tenho aqui uma Santa para lhe pôr dois braços.
Todavia, a entrevista não foi rápida. Falámos agradável e descontraidamente durante mais de uma hora. É que “As palavras são como as cerejas, vêm umas atrás das outras. Com aquela conversa informal começou a ser reescrita a História dos Bonecos de Estremoz. Foi um bom começo duma caminhada que nunca terá fim.


Fig. 2 - Maria Luísa da Conceição e o autor no decurso da entrevista que lhe concedeu
em Fevereiro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário