segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro, mês das colheitas tardias


OUTUBRO - Iluminura (10,8x14 cm) do “Livro de Horas de D. Manuel I” [Século XVI (1517-1551)], manuscrito com iluminuras atribuídas a António de Holanda, conservado no Museu Nacional
de Arte Antiga. Pintura a têmpera e ouro sobre pergaminho.

Outubro tem 31 dias e é o décimo mês dos calendários gregoriano e juliano e a sua designação provém do latim october (de octo, oito), uma vez que era o oitavo mês do calendário romano. Nos países europeus que seguem a hora de Verão, é no último domingo de Outubro que se passa à hora de Inverno, regressando à hora normal do fuso horário. Em certos países do hemisfério sul, esse mesmo domingo é o da passagem à hora de Verão.
O mês de Outubro é vulgarmente associado ao Outono no hemisfério norte e à Primavera no hemisfério sul, onde é o equivalente sazonal para Abril no hemisfério norte e vice-versa.
Nos anos comuns, Janeiro começa no mesmo dia da semana que Outubro, mas em anos bissextos, nenhum outro mês começa no mesmo dia da semana que Outubro. Em anos comuns, Outubro termina no mesmo dia da semana que Janeiro e Fevereiro.
Outubro é o mês das colheitas tardias, em particular de maçãs e de glandes. É neste mês que se começa a colher a azeitona. É também o mês dos rituais bruxos.
Os Signos do Zodíaco que correspondem ao mês de Outubro são:
- Libra (23 de Setembro e 22 de Outubro).
- Virgem (23 de Outubro a 21 de Novembro).
A pedra zodiacal de Outubro é a opala.
Como noutros meses há datas especiais a assinalar em Agosto. Temos Dias Internacionais:
- Dia 1 - Dia Internacional da Música.
- Dia 1 - Dia Internacional do Idoso.
- Dia 5 - Dia Internacional do Professor.
- Dia 9 - Dia Mundial do Correio .
- Dia 16 - Dia Mundial da Alimentação.
- Dia 17 - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
- Dia 24 - Dia das Nações Unidas.
- Dia 24 - Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento.
- 1ª segunda-feira de Outubro - Dia Mundial do Habitat.
- 2ª quarta-feira de Outubro - Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais.
Temos ainda datas patrióticas:
- 5 de Outubro (1143) - Data da independência de Portugal e de início da dinastia afonsina. Nela foi celebrado o Tratado de Zamora, diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela.
- 5 de Outubro (1910) - Derrube da Monarquia e implantação da República Portuguesa, que cerca das 10 horas da manhã é proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa. As instituições e símbolos monárquicos (Rei, Cortes, Bandeira Monárquica e Hino da Carta) são proscritos e substituídos pelas instituições e símbolos republicanos (Presidente da República, Congresso da República, Bandeira Republicana e A Portuguesa), o mesmo se passando com a moeda e as fórmulas de franquia postais.
No calendário Mariano, Nossa Senhora, Mãe de Deus, é honrada com muitos e muitos títulos e festejada ao longo do ano. No mês de Outubro temos:
- Dia 7 – Dia de Nossa Senhora do Rosário.
- Dia 8 – Dia de Nossa Senhora do Parto. Fia da Imaculada Conceição.
- Dia 12 – Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Na religião católica, Outubro é considerado o mês de Mês do Rosário e das Missões.