sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Presépios e inovação


Adoração dos pastores. Jorge da Conceição (1963 - ).

CRÉDITOS
Fotografias por cortesia dos barristas
Afonso Ginja, Irmãs Flores, Isabel Pires,
Jorge da Conceição, Maria Luísa da Conceição
e Ricardo Fonseca.

Presépios da Tradição
A recuperação da produção de Bonecos de Estremoz, extinta desde 1921, foi concretizada em 1935 e nos anos seguintes, graças à acção do escultor José Maria de Sá Lemos (1892-1971), que para o efeito recorreu primeiro à velha barrista Ana das Peles (1869-1945) e depois ao mestre oleiro Mariano da Conceição (1903-1959).
Uma tal recuperação incluiu as seguintes figuras de presépio: Berço do Menino Jesus (das pombinhas), Berço do Menino Jesus (dos putto), Nossa Senhora ajoelhada, São José ajoelhado, 3 Reis Magos em pé, 3 Reis Magos a cavalo, Pastor ofertante com um borrego ao colo, Pastor ajoelhado com um chapéu à frente, Pastor ajoelhado com um borrego à frente, Pastor ofertante das pombas, burro e vaca.
Com estas figuras de Presépio podem ser montados vários tipos de Presépio:
- PRESÉPIO DE TRONO OU ALTAR – Montado num trono ou altar com três degraus. No segundo e da direita para a esquerda, figuram Nossa Senhora ajoelhada, o Berço do Menino Jesus e São José. No terceiro degrau e também da direita para a esquerda, encontram-se os 3 Reis Magos em pé (Belchior, Baltasar e Gaspar). No primeiro degrau e igualmente da direita para a esquerda, acham-se o Pastor ofertante com um borrego ao colo, o Pastor ajoelhado e o Pastor ofertante das pombas.
- PRESÉPIO DE 3 FIGURAS: Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus e São José ajoelhado.
- PRESÉPIO DE 5 FIGURAS: Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, burro e vaca.
- PRESÉPIO DE 6 FIGURAS (Adoração dos Magos): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado e os 3 Reis Magos em pé ou a cavalo.
- PRESÉPIO DE 6 FIGURAS (Adoração dos Pastores): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, Pastor ofertante com um borrego, Pastor ajoelhado e Pastor ofertante das pombas.
- PRESÉPIO DE 8 FIGURAS (Adoração dos Magos): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, 3 Reis Magos em pé ou a cavalo, burro e vaca.
- PRESÉPIO DE 8 FIGURAS (Adoração dos Pastores): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, 3 Pastores, burro e vaca.
- PRESÉPIO DE 9 FIGURAS (Adoração dos Magos e dos Pastores): Sagrada Família, 3 Reis Magos a pé ou a cavalo e 3 Pastores.
- PRESÉPIO DE 11 FIGURAS (Adoração dos Magos e dos Pastores): Sagrada Família, 3 Reis Magos a pé ou a cavalo, 3 Pastores, burro e vaca.
Para além destes presépios, que são os mais simples, podem a partir deles, montar-se presépios mais complexos recorrendo a figuras das fainas agro-pastoris.
Todos estes presépios poderão ser designados por “Presépios da Tradição” e continuam ainda a ser modelados por alguns barristas enfocados na morfologia, na cromática e na estética de Sá Lemos.

Presépios da Inovação
Como manifestação legítima da sua liberdade criativa e da sua auto-estima, os barristas foram introduzindo marcas identitárias muito próprias, produzindo figuras de Presépio e Presépios que fogem à estética de Sá Lemos e de seus seguidores. Para tal e recorrendo ao seu próprio estilo, foram reformulando essa estética em múltiplos domínios: morfológico, cromático e estético. Para além disso, passaram a juntar várias figuras numa peça única e a apresentar Presépios dentro de maquinetas e lâminas, retomando aqui uma prática que já era corrente nos sécs. XVIII e XIX. De resto, as figuras de presépios passaram a estar enquadradas em múltiplos contextos, que não necessariamente aqueles que simulam os tempos bíblicos.
Todos estes presépios que fogem à estética de Sá Lemos e dos seus seguidores, recebem a designação de “Presépios da Inovação”.
Sem sombra de dúvida que a nível de execução de Presépios, os maiores inovadores foram Isabel Pires, Irmãs Flores, Jorge da Conceição e Ricardo Fonseca. Apesar disto, barristas como as Irmãs Flores e Ricardo Fonseca continuam a modelar “Presépios da Tradição”. Pelo contrário, barristas como Isabel Pires e Jorge da Conceição deixaram há muito de criar Presépios que possam receber aquela designação.
Os “Presépios da Inovação” aqui reproduzidos não são mais que uma amostra representativa daqueles, já que eles são em número muito superioi.

Balanço Final
À semelhança do que se passou com as imagens devocionais, creio ter ficado demonstrado de uma forma insofismável, a importância assumida pela “Inovação” como factor de enriquecimento e valorização do domínio dos “Presépios”.

Publicado inicialmente em 19 de Setembro de 2020

Presépio de 3 figuras. Afonso Ginja.

Presépio de 3 figuras. Afonso Ginja.

Presépio de 3 figuras. Afonso Ginja.

Presépio de 5 figuras. Afonso Ginja.

Presépio. Carlos Alves.

Presépio de trono ou de altar (4 andares). Irmãs Flores.

Presépio de cantarinha. Irmãs Flores.

Presépio alentejano. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio de montanha. Irmãs Flores.

Maquineta com Presépio. Irmãs Flores.

Berço do Menino Jesus. Isabel Pires.

Presépio de 3 figuras. Isabel Pires.

Presépio de 4 figuras com Anjo. Isabel Pires.

Presépio de trono ou altar, reformulado (3 andares), com 1 anjo. Isabel Pires.

Presépio de trono ou altar, reformulado (3 andares), com 5 anjos. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Maquineta com Presépio. Isabel Pires,

Berço do Menino Jesus. Jorge da Conceição.

Berço do Menino Jesus. Jorge da Conceição.

Presépio de trono ou altar (3 andares)s, reformulado. Jorge da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Jorge da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Jorge da Conceição.

Presépio com a Sagrada Família (Só uma peça). Jorge da Conceição.

Presépio com a Sagrada Família (Só uma peça). Jorge da Conceição.

Presépio de 6 figuras (Adoração dos Magos). Jorge da Conceição.

Presépio representando a Adoração dos Magos (Só uma peça). Jorge da Conceição.

Presépio de 12 figuras com cenário (18 peças). Jorge da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Maria Luísa da Conceição.

Presépio alentejano. Maria Luísa da Conceição.

Presépio de assobio. Maria Luísa da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Ricardo Fonseca.

Presépio de 3 figuras. Ricardo Fonseca.

Adoração dos Magos. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio. Ricardo Fonseca.

Presépio. Ricardo Fonseca.

Presépio de galinheiro. Ricardo Fonseca.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Presépio de Carlos Alves


Presépio (2022). Carlos Alves (1958-  ).

Eis uma Sagrada Família, representada de um modo formal em termos da iconografia habitual dos presépios de Estremoz. Todavia, o pai terreno de Jesus não empunha a costumada acuçena, símbolo da pureza, preferindo ter a mão direita sobre o peito, enquanto na mão esquerda empunha um pequeno bordão, como para proteger o filho. Para além disso, a Sagrada Família está representada num contexto alentejano, sugerido pelo cromatismo azul-vermelho dos ornatos da parede que se encontra em segundo plano. A cruz templária ostentada na parte superior da parede, entre os ornatos azuis e vermelhos, parece querer simbolizar a fé em Deus e a protecção divina. No centro da parede, encontra-se uma Capela, onde um anjinho anda de baloiço, como se festejasse o nascimento do Menino, ideia que é reforçada pela alegria sugerida pelos vasos floridos que ornamentam a parede, de cada um dos lados da Capela. Tudo parece dizer:
- É DIA DE FESTA. NASCEU JESUS!
A meu ver, o barrista soube combinar na sua representação, o sagrado e o profano de uma forma harmoniosa, que tornam a sua criação num hino à alegria.
Poderá haver outras interpretações. Lá diz o rifão: "Cada cabeça, sua sua sentença", o que significa que a percepção das coisas, nem sempre é coincidente. Daí, que algumas pessoas, entre as quais eu me situo, visando minimizar o erro, procurem ter e transmitir aos outros, uma visão multifacetada das coisas. Assim, não se arregimenta ninguém. O leitor fica sempre com liberdade de escolha entre uma visão mono-focal ou mutifacetada do mundo e da vida.

Hernâni Matos
Publicado inicialmente em 13 de Abril de 2022

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Presépio Alentejano


Presépio Alentejano (2013). Ricardo Fonseca (1986 -   ).

É sabido que pela sua paisagem própria, pelo carácter do povo alentejano, pelo trajo popular, pela gastronomia, pela arte popular, pelo cancioneiro popular, pelo cante, pela casa tradicional, o Alentejo é uma região com uma identidade cultural própria. Esta deve ser transmitida duma forma clara pela genuína arte popular. Começa logo pelos materiais empregues, como é o caso do barro utilizado pelos barristas desta terra de Além Tejo, do termo de Estremoz. Exactamente o mesmo barro, que de acordo com o Génesis, Deus terá usado para modelar o primeiro homem. Barro sobre o qual, António Simões poetizou em 1983:

Barro incerto do presente
Vai moldar-te a mão do povo
Vai dar-te forma diferente
P´ra que sejas barro novo!

É com a magia das mãos, auxiliada por utensílios rudimentares, que os barristas, homens e mulheres do povo, corporizam a imaginária que lhes vai na alma e que decoram com as cores minerais já utilizadas pelos artistas rupestres de Lascaux e Altamira no Paleolítico, mas aqui garridas e alegres, como convém às claridades do Sul.
É o caso do “Presépio Alentejano” do jovem barrista Ricardo Fonseca. Trata-se dum Presépio de três figuras, com a Sagrada Família representada em contexto alentejano.
São José é um barbado pastor que se protege do frio com um chapéu aguadeiro, calças de burel, camisa xadrez de flanela e um capote também de burel, com gola de pele de ovelha. Tem os pés protegidos por botas de atanado, a mão esquerda enfiada no bolso das calças, por causa do frio, enquanto que a direita empunha um cajado, pois o Menino Jesus tem que ser protegido e mais vale prevenir que remediar. Lá diz o rifão: Apanha com o cajado quem se mete onde não é chamado.
O Menino Jesus está deitado em cima das palhinhas contidas num cesto de vime, daqueles que são vulgares no Alentejo e encontra-se coberto por uma mantinha xadrez. Lás diz o rifão: A fome e o frio nunca criaram infante. O Menino parece ser irrequieto, já que tem os pés destapados, o que parece preocupar a Mãe, conforme revela a postura das Suas mãos. Nossa Senhora é representada como uma mulher do povo com avental de trabalho e saia azul até aos pés. Usa lenço florido na cabeça e um xaile sobre as costas e por cima da blusa de flanela florida, uma vez que o frio de Dezembro não é para brincadeiras. Lá diz o rifão: Em Dezembro treme de frio cada membro.
O chão é de laje, rocha xistosa, vulgar na região, usada para atapetar a entrada dos montes e pavimentar o seu interior. A horizontalidade do chão evoca a planura da charneca alentejana.
A contextualização do Presépio é reforçada pela fachada do monte, que está por detrás da Sagrada Família. O telhado é de telha romana e a parede está caiada de branco. Lá diz o cancioneiro popular alentejano:

Nas terras do Alentejo
É tudo tão asseado...
As casas e o coração,
Sempre tudo anda lavado...

Rodapé e ombreira da janela decorada com azul do Ultramar, azul que tem a ver com a identidade cultural alentejana e possui um valor simbólico: o azul exprime o desejo de paz e de calma, próprio dos alentejanos e o azul límpido do céu, característico das claridades do Sul, o que é ainda reforçado pelas várias tonalidades de azul do vestuário de Nossa Senhora.
Curiosa a representação de uma parreira sob o beiral do monte. Na minha opinião, trata-se de uma alegoria à actual importância económica da vinicultura no Alentejo, a qual transformou em vinhas aquilo que em tempos foram campos de semeadura de trigo. Os cachos, esses são de uvas pretas, daquelas com que se produz o vinho tinto e espesso que o alentejano, legítimo herdeiro da cultura báquica mediterrânica, gosta de mastigar nos seus rituais báquicos.
Do exposto se conclui que o “Presépio Alentejano”, de Ricardo Fonseca, é uma bem conseguida peça de genuína arte popular alentejana. Com ela originou uma mudança de paradigma nos presépios, tal como nos anos quarenta do século XX, o conseguiu Mariano da Conceição (1903-1959), através da criação do “Presépio de Trono ou de Altar”, hoje uma peça clássica da barrística popular estremocense. Pela sua enorme beleza e pela matriz identitária que dele irradia, o “Presépio Alentejano” está igualmente condenado a ser uma peça clássica da barrística popular estremocense.
Parabéns Ricardo!  


Publicado inicialmente a 20 de Dezembro de 2013

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

"O Amor é cego" com a "Sagrada Família" no coração

 

"O Amor é cego" com a "Sagrada Família" no coração (2020). Isabel Pires (1955 -  ).

LER AINDA

Uma figura composta

Tive recentemente conhecimento de uma interessante figura da Barrística Popular de Estremoz, criada por Isabel Catarrilhas Pires em 2020. Trata-se de uma figura composta por outras duas figuras.
Um dessas figuras é “O Amor Cego”, Boneco de Estremoz cuja origem remonta ao séc. XIX e é considerado uma figura de Carnaval. Trata-se de uma alegoria à cegueira do amor, expressa através do Cupido de olhos vendados. É representado como uma figura feminina, alada e de olhos tapados. Enverga um vestido rodado e vistoso, de cores garridas e decorado com motivos florais. Na cabeça usa um turbante que pompeia superiormente quatro plumas tricolores e ostenta frontalmente um coração - símbolo do amor. Calça botas apetrechadas com cordões entrelaçados. Na mão esquerda empunha um ramo de flores, enquanto que a mão direita segura um coração trespassado por dua setas e mostrado em corte. A figura assenta numa base circular, de cor verde, orlada de motivos florais no topo.
A outra figura, ela própria uma figura composta é um “Presépio de 3 figuras” ou “Sagrada Família”, envergando trajes bíblicos de fantasia. Está alojada no interior do coração de “O Amor é Cego”, mostrado em corte.

Da Natividade à Quaresma
Estamos em presença de uma figura composta tematicamente bivalente, uma vez que é simultaneamente um Presépio e uma figura de Carnaval.
O Presépio é um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal, festividade cristã que enaltece o nascimento de Jesus Cristo.
O Carnaval é o período de 3 dias, caracterizado por alegres festas populares que precedem o período da Quaresma, o qual antecede o domingo de Páscoa. Durante a Quaresma, a Igreja convida os fiéis a um período de penitência e de meditação, através da prática do jejum, da esmola e da oração, como preparação para o Domingo de Páscoa, durante o qual se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo.
A figura composta objecto do presente estudo, sintetiza a vida de Jesus Cristo, recorrendo a figuras que integram há muito a Barrística Popular de Estremoz.
 
Cromatismo da composição
A cor dominante é o ocre amarelo, cor da terra onde decorreu a vida de Jesus. Segue-se o azul do céu para o qual, segundo o cristianismo, decorreu a Ascensão de Jesus, quarenta dias após a Ressurreição. Depois vem o vermelho, simbolizando o sangue derramado por Jesus e finalmente o verde, prenunciando a esperança da vida eterna.
De salientar ainda que o negro da venda de ”O amor é cego” simboliza a escuridão,  a tristeza e a dor da morte de Jesus.

A análise
A figura aqui dissecada é a meu ver daquelas que encerram em si uma mudança de paradigma, com a Barrística Popular de Estremoz a ascender a um patamar superior aquele que é habitual.
Trata-se da magistral criação de uma barrista com um estilo acentuamente personalizado, assente numa profunda interpretação naturalista e num cromatismo muito vivo, que tornam apelativas as figuras que fruto dum pulsar de alma lhe brotam à flor das mãos. Como tal, a barrista é merecedora dos meus melhores encómios, os quais aqui registo para que conste agora e para memória futura.

Hernâni Matos
Publicado inicialmente em 6 de Abril de 2021

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

NATIVIDADE - uma tipologia de cantarinha enfeitada, criada pelas Irmãs Flores


Cantarinha enfeitada com Natividade. Irmãs Flores

A chamada "olaria enfeitada" não integra aquilo que se convencionou chamar o “Figurado de Estremoz”. Trata-se de objectos oláricos produzidos na roda pelos oleiros e enfeitados “à maneira de Estremoz” e na qual predominam cores como o zarcão, o azul, o verde e o vermelho. São peças com dupla autoria, que ostentam por vezes na base, as marcas dessa dupla autoria.
A cantarinha enfeitada aqui designada por "Natividade" é uma criação das Irmãs Flores.
Com a cantarinha ainda em cru, foi-lhe extraída a parte frontal superior do bojo e colada ao nível do corte, uma placa de barro que encaixa perfeitamente na concavidade aberta da cantarinha.
Com uma tal opção, essa concavidade configura a gruta na qual segundo uma das tradições bíblicas, terá nascido o Menino Jesus.
No interior da gruta e nas posições usuais, encontram-se: o berço do Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, o burro e a vaca.
A “gruta” encontra-se protegida por uma sacada com arcos floridos, inspirada na protecção lateral do berço dos anjinhos (um dos tipos de berço do Menino Jesus).
Esta última opção visou embelezar ainda mais a decoração do conjunto, bem como impedir que as figuras da Natividade possam cair quando se desloca a cantarinha.
Com esta criação, as Irmãs Flores ampliaram e reforçaram o conceito de olaria enfeitada, criando uma peça composta, bivalente, que pertence simultaneamente a dois mundos: o da olaria enfeitada e o dos presépios.

Publicado inicialmente a 12 de Julho de 2023

sábado, 7 de dezembro de 2024

Aconteceu há 7 anos: Inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade

Parte da delegação portuguesa que se deslocou à República da Coreia. Da esquerda
para a direita: Luís Mourinha (Presidente da Câmara Municipal de Estremoz), Manuel
António Gonçalves de Jesus (Embaixador de Portugal na República da Coreia), António
Ceia da Silva (Presidente do Turismo do Alentejo) e Hugo Guerreiro (Director do Museu
Municipal de Estremoz e Responsável Técnico da Candidatura). Fotografia reproduzida
com a devida vénia, a partir do Facebook de António Ceia da Silva.


Importa aqui e mais uma vez, salientar o mérito daqueles a quem se deve o êxito de uma candidatura que se viria a tornar vitoriosa:
1º) Hugo Guerreiro, Director do Museu Municipal de Estremoz, que despoletou e argumentou a candidatura, a qual veio a ter êxito e que corresponde ao primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade.
2º) Os barristas do passado e do presente, que com o labor e criatividade das suas mãos mágicas e desde as bonequeiras de setecentos, transmitiram de geração em geração e até à actualidade, uma produção sui generis de Bonecos em barro, dita ao “modo de Estremoz”.
3.º) O escultor José Maria de Sá Lemos, que nos anos 30 do séc. XX e recorrendo à velha bonequeira Ana das Peles primeiro e ao Mestre oleiro Mariano da Conceição depois, deu um contributo decisivo para a revitalização da produção de Bonecos de Estremoz, considerada extinta desde 1921.
4º) Os estudiosos, investigadores, escritores e publicistas que com o seu esforço não deixaram morrer a memória dos Bonecos de Estremoz: Luís Chaves, D. Sebastião Pessanha, Virgílio Correia, Azinhal Abelho, Solange Parvaux, Joaquim Vermelho e outros.
5.º) Os coleccionadores, dos quais o mais destacado é Júlio dos Reis Pereira, que ao longo de décadas foram reunindo, catalogando, estudando, comparando e interpretando espécimes que viabilizaram a apresentação de uma candidatura pelo Município de Estremoz.
- BEM HAJAM!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Mitologia Popular do Natal


Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Adoração dos Pastores.

A presente colectânea de superstições e tradições populares sobre o Natal, recolhidas de três fontes bibliográficas distintas, cujos autores as recolheram da tradição oral, mostra novamente a riqueza da Mitologia Popular Portuguesa:
- Cerca de um mês antes do Natal, lançam trigo ou cizirão num pequeno recipiente, o qual vai sendo continuamente borrifado com água. São as searinhas do Menino Jesus, utilizadas posteriormente na decoração dos presépios (Elvas). [3]
- A construção ou reparação do lar deve ser efectuada na noite de Natal. [1]
- À meia-noite do dia de Natal deve sair-se para o campo e colher arruda, alecrim, salva e erva-terrestre. A arruda frita-se em azeite para usar nas fricções e das outras plantas faz-se chá para beber quando se está doente. [1]
- A rosa de Jericó desabrocha na noite de Natal, conservando-se aberta até ao dia da Purificação. [1]
- À rosa de Jericó é atribuída a virtude de facilitar o nascimento das crianças. Para tal, a rosa é lançada numa tigela com água e à medida que vai abrindo, o parto é facilitado. A planta é vendida pelos judeus ambulantes, sendo boa para a enxaqueca quando se aspira o aroma que exala ao abrir-se. C$olocada num oratório na noite de Natal, encontra-se aberta pela manhã. (Elvas). [2]
- Na noite de Natal percorrem as ruas, ao som da ronca e em grandes cantorias. (Elvas). [3]
- Quando canta na noite de Natal, o galo diz: “Jesus é Cristo.” (Elvas). [2]
- Na noite de Natal, os rapazes costumam assar muitas pinhas, costumando guardar os cascos das que são mansas, meio-queimadas, para serem incendiadas por altura de trovoadas, a fim destas passarem. (Barcelos). [2]
- Havendo luar na noite de Natal, é sinal de no próximo ano haver muito leite. [2]
- Devem-se comer cinco bagos de uva quando a hóstia é erguida na missa da noite de Natal, a fim de evitar dores de cabeça. [3]
- Uvas comidas seguidamente à meia-noite de Natal, livram de sezões (Évora). [1], [2]
- É bom ficar a mesa posta no fim da ceia de Natal, que é para os Apóstolos virem comer. (Barcelos). [2]
- Ao meio-dia do dia de Santa Bárbara devem deitar-se algumas galinhas para tirarem na noite de Natal. Todo o galo nascido nessa noite, cantará sempre à meia-noite. [1]
- As pessoas nascidas no dia de Natal ou de Ano Bom são muito felizes. [1]
- As pessoas nascidas no dia de Natal vivem muito tempo. [1]
- O cepo da fogueira do Natal e os cotos de velas usadas nessa época, têm grandes virtudes contra as coisas más. [1]
- O vento que sopra à meia-noite do dia de Natal, não muda de direcção até ao dia de São João. [1]
- Para curar uma pessoa de ataques epilépticos, esta deve ser medida com uma cana, a qual na noite de Natal deve ser colocada por detrás do altar do Menino Jesus. [1]
- No presépio, a mula espalhava o feno e a vaca juntava-o. Daí a maldição de Nossa Senhora à mula: —"Não parirás! — prometendo à vaca que a carne dela seria a que sustentaria mais (Elvas). [2], [3]

BIBLIOGRAFIA
[1] - PEDROSO, Consiglieri. “Supertições Populares”, O Positivismo: revista de Filosofia, Vol. III e IV. Porto, 1981-1882.
[2] - PIRES, THOMAZ A. A noite de Natal, o Anno Bom e os Santos Reis (2ª edição). António José Torres de Carvalho. Elvas, 1923.
[3] – PIRES, THOMAZ A. Tradições Populares Transtaganas. Tipographia Moderna. Elvas, 1927.

Hernâni Matos
Publicado inicialmente em 22 de Dezembro de 2010