sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Presépio na Pintura Portuguesa

Um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento de Jesus é o presépio. De acordo com Rafael Bluteau [1] e Cândido de Figueiredo [2], a palavra “presépio” provem do latim “praesepium”, que genericamente significa curral, estábulo, lugar onde se recolhe gado e que, numa outra óptica designa qualquer representação do nascimento de Cristo, de acordo com os Evangelhos [LUCAS 2: 1 a 18) e MATEUS 2: 1 a 11]. O Presépio está profusamente representado na pintura portuguesa antiga. Passemos em revista essas representações, que incluem a adoração dos pastores e a adoração dos Reis Magos, as quais serão visualizáveis de uma forma cronológica. 

Hernâni Matos
Publicado inicialmente em 26 de Fevereiro de 2010

Jorge Afonso (c.1470 - c.1540).  Adoração dos Magos (c. 1515). Óleo sobre madeira
(170 x 205 cm). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.

Jorge Afonso (c.1470 - c.1540). Adoração dos Pastores.

Gregório Lopes (c.1490-1550). Presépio (c. 1527). Óleo
sobre madeira (128 x 87 cm). Museu  Nacional de Arte
Antiga, Lisboa.

Gregório Lopes (c.1490-1550). Adoração dos Pastores.

Vasco Fernandes (activo entre 1501 e 1540). Natividade
(1501-6). Óleo sobre madeira (131 x 81 cm). Museu de
Grão  Vasco, Viseu.

Vasco Fernandes (activo entre 1501 e 1540). Adoração dos
Magos (1501-6). Óleo sobre madeira (130,2 x 79 cm). Museu
de Grão Vasco, Viseu.

Frei Carlos (activo entre 1517-1539). Adoração dos
Reis Magos. Museu da Guarda.

André Reinoso (activo entre 1610-1641). Adoração dos Pastores.

Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Adoração dos Pastores.

Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Adoração dos Magos.

Josefa de Óbidos (1630 –1684). Natividade (c. 1650-60). Óleo sobre cobre. (21 x 16 cm).
Colecção particular, Porto.

Josefa de Óbidos (1630 –1684). Adoração dos Pastores (1669). Óleo sobre tela
(150 x 184 cm). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.

André Gonçalves (1686-1762). Adoração dos Magos (s/ data). Óleo sobre tela.
Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra.

André Gonçalves (1686-1762). Adoração dos pastores.

Domingos António de Sequeira (1768-1837). Adoração dos Magos (1828). Óleo sobre tela.
(100 x 140 cm). Colecção Particular, Lisboa.


BIBLIOGRAFIA

[1] – BLUTEAU, Raphael. Vocabulario Portuguez & Latino. Real Colégio das Artes da Companhia de Jesus. Coimbra, 1713.
[2] – FIGUEIREDO, Cândido de. Novo Diccionário da Língua Portuguesa. Editora T. Cardos & Irmão, 1899.

10 comentários:

  1. Obrigada pela visita guiada que nos proporcionou
    um conhecimento dos Pintores que se debruçaram pela temática do Presépio...E que presépios maravilhosos sairam dos seus pensamentos da sua criatividade e do domínio magistal da pintura.
    Abraço Ana Carita

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  2. Mais uma excelente colectânea evocativa de " O Presépio na Pintura Portuguesa". Dás-nos o guia de quadros belíssimos de diferentes épocas, escolha bem encadeada e " fílmica" de um especial período, o Natal, que nos toca de maneira particular.
    Aplauso e felicitações pela tua excelsa lembrança.

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  3. Respostas
    1. Há temas que são gratos à Cultura Portuguesa e que eu não quero deixar de registar.

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  4. Uma excelente recolha. Parabéns e Boas Festas!

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    1. Eurico:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Os meus cumprimentos e os melhores votos de boas festas.

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  5. Uma excelente viagem pelas pinturas representativas do presépio. Obrigado prof. Hernâni Matos e boas festas.

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  6. Octávio:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Paras si Festas Felizes, também.
    Os meus cumprimentos.

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