Um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento de Jesus é o presépio. De acordo com Rafael Bluteau [1] e Cândido de Figueiredo [2], a palavra “presépio” provem do latim “praesepium”, que genericamente significa curral, estábulo, lugar onde se recolhe gado e que, numa outra óptica designa qualquer representação do nascimento de Cristo, de acordo com os Evangelhos [LUCAS 2: 1 a 18) e MATEUS 2: 1 a 11]. O Presépio está profusamente representado na pintura portuguesa antiga. Passemos em revista essas representações, que incluem a adoração dos pastores e a adoração dos Reis Magos, as quais serão visualizáveis de uma forma cronológica.
Jorge Afonso (c.1470 -
c.1540). Adoração dos Magos (c. 1515). Óleo sobre madeira
(170 x 205 cm ). Museu Nacional de Arte
Antiga, Lisboa.
Jorge Afonso (c.1470 -
c.1540). Adoração dos Pastores.
Gregório Lopes
(c.1490-1550). Presépio (c. 1527). Óleo
sobre madeira (128 x 87 cm ). Museu Nacional de
Arte
Antiga, Lisboa.
Gregório Lopes (c.1490-1550). Adoração dos Pastores.
Vasco
Fernandes (activo entre 1501 e 1540). Natividade
(1501-6). Óleo sobre madeira (131 x 81 cm ). Museu
de
Grão Vasco, Viseu.
Vasco Fernandes (activo
entre 1501 e 1540). Adoração dos
Magos (1501-6). Óleo sobre madeira (130,2 x 79 cm ). Museu
de Grão Vasco, Viseu.
Frei Carlos (activo entre
1517-1539). Adoração dos
Reis Magos. Museu da Guarda.
André Reinoso (activo entre
1610-1641). Adoração dos Pastores.
Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Adoração dos Pastores.
Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Adoração dos Magos.
Josefa de Óbidos (1630
–1684). Natividade (c. 1650-60). Óleo sobre cobre. (21 x 16 cm ).
Colecção particular, Porto.
Josefa de Óbidos (1630
–1684). Adoração dos Pastores
(1669). Óleo sobre tela
(150 x 184 cm ). Museu Nacional de Arte
Antiga, Lisboa.
André Gonçalves (1686-1762). Adoração dos Magos (s/
data). Óleo sobre tela.
Museu Nacional de Machado
de Castro, Coimbra.
André Gonçalves (1686-1762). Adoração dos pastores.
Domingos António de
Sequeira (1768-1837). Adoração dos Magos (1828). Óleo sobre tela.
(100 x 140
cm ). Colecção Particular, Lisboa.
BIBLIOGRAFIA
[1] – BLUTEAU, Raphael. Vocabulario Portuguez & Latino. Real Colégio das Artes da Companhia de Jesus. Coimbra, 1713.
[2] – FIGUEIREDO, Cândido de. Novo Diccionário da Língua Portuguesa. Editora T. Cardos & Irmão, 1899.
Obrigada pela visita guiada que nos proporcionou
ResponderEliminarum conhecimento dos Pintores que se debruçaram pela temática do Presépio...E que presépios maravilhosos sairam dos seus pensamentos da sua criatividade e do domínio magistal da pintura.
Abraço Ana Carita
Mais uma excelente colectânea evocativa de " O Presépio na Pintura Portuguesa". Dás-nos o guia de quadros belíssimos de diferentes épocas, escolha bem encadeada e " fílmica" de um especial período, o Natal, que nos toca de maneira particular.
ResponderEliminarAplauso e felicitações pela tua excelsa lembrança.
Muito bom! Obrigada.
ResponderEliminarHá temas que são gratos à Cultura Portuguesa e que eu não quero deixar de registar.
EliminarUma excelente recolha. Parabéns e Boas Festas!
ResponderEliminarEurico:
EliminarObrigado pelo seu comentário.
Os meus cumprimentos e os melhores votos de boas festas.
Uma excelente viagem pelas pinturas representativas do presépio. Obrigado prof. Hernâni Matos e boas festas.
ResponderEliminarOctávio:
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário.
Paras si Festas Felizes, também.
Os meus cumprimentos.
Excelente escolha!
ResponderEliminarMuito obrigado.
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