quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

O que gostaria de ver em Estremoz em 2025?

 


“Estremoz é uma cidade que me dói,
por tudo aquilo que lhe falta”

Cai o pano para 2024 e entra 2025. Lançámos um desafio aos nossos colaboradores pedindo-lhes que nos fizessem chegar os seus votos para o novo ano, respondendo a uma pergunta: “O que gostaria de ver (ou ter) em Estremoz para o ano de 2025?” Hernâni Matos respondeu ao repto.

Jornal E

 

Estremoz é uma cidade que me dói, por tudo aquilo que lhe falta. O que é não só consequência da falta de visão estratégica de algumas edilidades, como pela definição de prioridades questionáveis ao longo dos tempos.

Estremoz carece de uma resposta urgente a problemas prementes que na minha óptica são de priorizar sequencialmente assim: rede de abastecimento de água, rede de esgotos, requalificação urbana, construção habitacional, rede de ecopontos, mobilidade e acessibilidade urbanas.

2025 é ano de eleições autárquicas a ocorrer em Setembro. Neste momento, os cabeças de lista das várias formações em confronto já terão obtido o beneplácito dos estados maiores partidários ou o acordo pró-forma dos seus apaniguados. Já terão, decerto, constituído as suas equipas ou estarão em vias de as concretizar.

Será que o Executivo Municipal gerado pelas eleições setembrinas, elaborou uma lista de faltas semelhante à minha? Não sei, mas provavelmente não. Apenas sei que qualquer dia começam a meter-nos papelinhos debaixo das portas, a contactar-nos pessoalmente com o seu melhor sorriso e a azucrinar-nos com os seus hinos, enquanto apregoam bacalhau a pataco. E as artimanhas são muitas. Lá diz o rifão: “Com papas e bolos se enganam os tolos”. Convém aguentar as investidas a pé firme e mesmo de pé atrás. Pela minha parte não se admirem, se eu não estiver nos meus dias e lhes atirar à cara com esta do Aleixo: “Vós que lá do vosso império / prometeis um mundo novo, / calai-vos, que pode o povo / q'rer um mundo novo a sério!”


Publicado inicialmente em 1 de Janeiro de 2025
Publicado no jornal E, nº 347, de 2 Janeiro de 2025

2 comentários:

  1. Não residente ou natural de Estremoz,gostaria de poder visitar um Museu dedicado aos bonecos de Estremoz..tout court.
    Alguma vereação o irá criar,espero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fácil. Chegado a Estremoz é visitar o Museu Municipal de Estremoz, situado no Castelo, assim como o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, situado no centro da parte baixa da cidade. Ficará maravilhado. Boas visitas!

      Eliminar