sábado, 19 de agosto de 2023

E vão 77. Hoje é dia de capicua

 

Hernâni Matos (1946 -  ). Desenho a carvão de Filipa da Silveira.

Setenta e sete é a partir de agora, o resultado da leitura do mais recente cardinal quantificador da minha idade.

A contagem decrescente
O aniversariante conhece o tempo de vida, mas desconhece completamente o tempo que lhe resta de vida. A morte é o resultado do aumento irreversível da entropia do corpo humano e o tempo de vida vai-se esgotando com a idade. Todavia é uma perda que não decorre a um ritmo uniforme, já que depende da falência de milhões de sistemas frágeis que ligados entre si constituem o corpo humano.
A minha contagem decrescente de tempo de vida sofreu recentemente uma imprevisível aceleração, fruto do aumento imprevisto da entropia corporal. Aparentemente parece estar tudo controlado. Todavia, certezas ninguém as tem.

As marcas
Foi há setenta e sete anos que rasguei o ventre a minha mãe e desde então iniciei a minha própria caminhada. Esta tem deixado marcas indeléveis, sobretudo na comunidade onde me insiro, Estremoz, mas que a transcendem.
Umas são marcas materiais e delas ressaltam os objectos etnográficos que me fascinaram como guardador de memórias. São, sobretudo, os Bonecos e a louça de barro vermelho de Estremoz, mas também os artefactos de arte pastoril e a louça de barro vidrado de Redondo. Mas são igualmente os meus escritos, palestras e exposições organizadas.
Outras marcas são de natureza imaterial e resultam da minha postura e intervenção na sociedade, onde sempre procurei agir por imperativo de consciência cívica e com espírito de missão laica, em defesa de valores universais, democráticos e plurais.
Todas as marcas no seu conjunto constituem um legado que creio possa permanecer perene após o meu passamento. O futuro o confirmará ou não.

4 comentários:

  1. Olá Hernâni, Parabéns por chegares a capicua77, assim como eu. O trabalho que tens desenvolvido em prol da nossa terra vai com certeza ficar gravado na cultura estremocense. Um abraço do amigo Rodrigo que nunca esqueceu a tribo do largo do Espirito Santo.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns prof. Que se mantenha sempre em forma. Perspicaz e acutilante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Mário. Os votos por si formulados constituem uma utopia que ambos temos consciência ser inatingível. Todavia, uma coisa pode ter como certa, darei sempre o meu melhor. Faz parte do meu código genético. Está-me na "massa do sangue".

      Eliminar