terça-feira, 20 de setembro de 2022

Marcas de fabrico da Olaria Alfacinha


Olaria Alfacinha - Estremoz (anos 40 do séc. XX),  fotógrafia
de Artur Pastor (1922-1999), natural de Alter do Chão.

PRÓLOGO

Sou coleccionador de longa data de louça de barro vermelho de Estremoz, sobre a qual tenho publicado textos, nos quais destaco as marcas de fabrico ostentadas pelas peças oláricas, em particular as produzidas pela Olaria Alfacinha. Entretanto, descobri a existência de outras marcas de fabrico, algumas através de imagens publicadas em sites de venda na internet. Daí surgiu a ideia de sistematizar todas as marcas de fabrico por mim conhecidas. Tal é o objectivo do presente texto.
A Olaria Alfacinha, foi fundada por Caetano Augusto da Conceição em 1881, na Rua do Arco, transferindo-se sucessivamente para a Casa das Fardas e para a Rua de Santo Antonico, todas em Estremoz. A olaria esteve na posse da família até 1987, tendo produzido louça não vidrada e louça vidrada.
Em 1987, a olaria foi vendida a Rui Pires de Zêzere Barradas, professor, que conjuntamente com sua mulher Cristina, dela foi co-proprietário até 1995, ano em que a Olaria cessou a sua actividade. Neste último período, a olaria produziu apenas louça vidrada.
No estudo das marcas de fabrico da Olaria Alfacinha considerei dois períodos: 1º Período (1881-1987) e 2º Período (1987-1995). Dentro de cada um deles, ordenei as marcas de fabrico, por uma sequência cronológica, de acordo com os dados de que disponho. Vejamos então, as marcas por mim identificadas dentro de cada um desses períodos.

1.º PERÍODO (1881-1987)

Fig. 1 - MARCA TIPO 1 - Marca “OLARIA ALFACINHA / EXTREMOZ“, aposta por carimbo, inscrita numa coroa circular, com a palavra “PORTUGAL”, ao centro. As inscrições “OLARIA ALFACINHA” e “ESTREMOZ” encontram-se separadas por dois elementos indefinidos, que poderão, eventualmente, ser, cruzes trevoladas, semelhantes às que integram as marcas de Tipo 2 e do Tipo 3. A marca aqui reproduzida, figura na página 365 da CERAMICA PORTUGUEZA, de José Queiroz (1907), a qual não refere os diâmetros exterior e interior da coroa circular.

Fig. 1 - MARCA TIPO 1 - 

Fig. 2 - MARCA TIPO 2 - Marca “OLARIA ALFACINHA / ESTREMOZ“, aposta por carimbo, inscrita numa coroa circular de 2,3 cm e 1,4 cm de diâmetro, com a palavra “PORTUGAL”, ao centro. As inscrições “OLARIA ALFACINHA” e “ESTREMOZ” encontram-se separadas por duas cruzes trevoladas.

Fig. 2 - MARCA TIPO 2

Fig. 3 - MARCA TIPO 3 - Marca “OLARIA ALFACINHA / ESTREMOZ“, aposta por carimbo, inscrita numa coroa circular de 2,5 cm e 1,7 cm de diâmetro, com a palavra “PORTUGAL”, ao centro. As inscrições “OLARIA ALFACINHA” e “ESTREMOZ” encontram-se separadas por duas cruzes trevoladas.

Fig. 3 - MARCA TIPO 3

Fig. 4 - MARCA TIPO 4 - Marca “OLARIA ALFACINHA / ESTREMOZ / PORTUGAL“, aposta por carimbo, distribuída por três linhas e ocupando uma superfície de 1, 2 cm x 3 cm.

Fig. 4 - MARCA TIPO 4

Fig. 5 - MARCA TIPO 5 - Marca “OLARIA ALFACINHA / ESTREMOZ / PORTUGAL”, aposta por carimbo, distribuída por três linhas e ocupando uma superfície de 2,5 cm x 4,5 cm.

Fig. 5 - MARCA TIPO 5

Fig. 6 - MARCA TIPO 6 - Marca linear “Olaria + Alfacinha + Estremoz”, aposta por carimbo, com as palavras separadas por uma cruz trevolada.

Fig. 6 - MARCA TIPO 6

De salientar que as marcas tipo 2, 3 e 4, além de serem utilizadas como marcas de fabrico da Olaria Alfacinha, foram usadas também como marca de fabrico de Bonecos de Estremoz, pela barrista Sabina da Conceição Santos, membro da Família Alfacinha.

2.º PERÍODO (1987-1995)

Fig. 7 - MARCA TIPO 7 - Marca "Olaria / Alfacinha / Estremoz / Portugal / Joana”, manuscrita, distribuída por quatro linhas.

Fig. 7 - MARCA TIPO 7

Fig. 8 - MARCA TIPO 8 - Marca “OLARIA / ALFACINHA / ESTREMOZ / PORTUGAL”, manuscrita, distribuída por quatro linhas.

Fig. 8 - MARCA TIPO 8

Fig. 9 - MARCA TIPO 9 - Marca “O.A / ESTREMOZ / Portugal”, manuscrita, distribuída por 3 linhas.  


Fig. 9 - MARCA TIPO 9

Fig. 10 - MARCA TIPO 10 - Marca “olaria / Alfacinha / ESTREMOZ / Portugal”, manuscrita, distribuída por quatro linhas.

Fig. 10 - MARCA TIPO 10

Fig. 11 - MARCA TIPO 11 - Marca “OLARIA ALFACINHA / ESTREMOZ / PORTUGAL”, aposta por carimbo, distribuída por três linhas e ocupando uma superfície de 2,5 cm x 4,5 cm. Esta marca é exactamente a mesma da MARCA TIPO 5 do 1.º período.

Fig. 11 - MARCA TIPO 11

ESPÉCIMES OLÁRICOS QUE PATENTEIAM AS MARCAS DE FABRICO DESCRITAS

Fig. 12 – Medalha de barro vermelho, oblonga, com o brasão de armas da cidade, encimado pela coroa real e tendo por baixo a legenda em alto-relevo “ESTREMOZ”. Dimensões: 6,7 cm x 5 cm; Peso: 26 g. No verso da medalha, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 2.

Fig. 12

Fig. 13 – Medalha de barro vermelho, oblonga, com o brasão de armas da cidade, encimado pela data de 1933 e tendo por baixo a legenda em alto-relevo “FESTAS EM ESTREMOZ”. Dimensões: 6,3 cm x 4,2 cm; Peso: 15 g. No verso da medalha, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 3.

Fig. 13

Fig. 14 – Medalha de barro vermelho, oblonga, na qual figura ao centro e em alto relevo, a imagem do andor do Senhor Jesus dos Passos de Estremoz. Esta, está ladeada à esquerda pela legenda também em alto-relevo “FESTAS DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ / EM ESTREMOZ / 1963”, distribuída por três níveis. À direita da imagem do andor, um ramo de uma flor não identificada, também em alto relevo. Dimensões: 6,3 cm x 4,2 cm, Peso: 21 g. No verso da medalha, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 4.

Fig. 14

Fig. 15 – Terrina com as seguintes dimensões (cm): altura total – 28,5; altura sem tampa – 17; altura da tampa – 15; diâmetro do fundo – 17,8; diâmetro do bojo – 22,5; diâmetro exterior da abertura – 14; diâmetro interior da abertura – 12,5; diâmetro exterior da tampa – 15; - PRATO: diâmetro exterior da aba – 27; diâmetro do fundo – 18. No que respeita a peso (g), as características são: - TERRINA – 1277g; - TAMPA: 756 g; - PRATO: 1206 g. No verso da medalha, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 5.

Fig. 15

Fig. 16 – Decantador com tampa. Bojo com decoração de natureza fitomórfica e geométrica, obtida por polimento. As dimensões e o peso são desconhecidos, uma vez que a imagem foi recolhida na internet. No bojo, junto ao fundo, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 6.


Fig. 17 – Prato raso, vidrado. Na parte superior da aba, a inscrição pintada “FESTAS EXALTAÇÃO Stª CRUZ”. Na parte inferior da aba, a inscrição “1990”, ladeada por dois ornatos de natureza fitomórfica, tudo pintado. No fundo do prato e ao centro, em alto relevo, a imagem do Senhor Jesus dos Passos de Estremoz, obtida a partir do molde em gesso, utilizado pela Olaria Alfacinha nos anos 60 do séc. XX, na produção de medalhas em barro, comemorativas daquelas Festas. Diâmetro superior do prato: 17, 5 cm. No tardoz, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 7.

Fig. 18 – Prato raso, vidrado, com decoração de temática rural (Pastor e cão num montado), pintada na aba e no fundo. Diâmetro superior do prato: 14, 5 cm. No tardoz, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 8.

Fig. 18

Fig. 19 – Prato raso, vidrado, com decoração fitomórfica e geométrica, pintada na aba e no fundo. As dimensões e o peso são desconhecidos, uma vez que a imagem foi recolhida na internet. No tardoz, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 9.

Fig. 19

Fig. 20 – Prato raso, vidrado, com decoração fitomórfica e geométrica, pintada na aba e no fundo. As dimensões e o peso são desconhecidos, uma vez que a imagem foi recolhida na internet. No tardoz, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 10.

Fig. 20

Fig. 21 – Prato raso, vidrado, com decoração fitomórfica e zoomórfica, pintada na aba e no fundo. As dimensões e o peso são desconhecidos, uma vez que a imagem foi recolhida na internet. No tardoz, marca de fabrico da Olaria Alfacinha, do tipo 5.

Fig. 21 

EPÍLOGO

Ainda que tenha por base o estudo de mais de 200 peças oláricas da minha colecção, a presente sistematização das marcas de fabrico da Olaria Alfacinha, é necessariamente incompleta. Estou certo que com o decorrer do tempo, outras marcas surgirão, pelo que em devido tempo, delas terá conhecimento o leitor. 

BIBLIOGRAFIA

MATOS, Hernâni. Estremoz - Surpresas do Mercado das Velharias – 01 [Em linha]. Disponível em: https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2019/05/estremoz-surpresas-do-mercado-das.html [Consultado em 18 de Setembro de 2022].

MATOS, Hernâni. Louça vidrada de barro vermelho, da Olaria Alfacinha [Em linha]. Disponível em: https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2022/02/louca-vidrada-de-barro-vermelho-da.html [Consultado em 18 de Setembro de 2022].

MATOS, Hernâni. Medalhas de barro de Estremoz [Em linha]. Disponível em: https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2012/11/medalhas-de-barro-de-estremoz.html [Consultado em 18 de Setembro de 2022].

MATOS, Hernâni. Terrina de Estremoz [Em linha]. Disponível em: https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2013/12/terrina-de-estremoz.html [Consultado em 18 de Setembro de 2022].

QUEIROZ, José. Ceramica portugueza. Typographia do Annuario Commercial. Lisboa, 1907.

2 comentários: