sexta-feira, 29 de julho de 2022

Arte pastoril - Carretilhas

 

Fig. 1

A arte pastoril alentejana é das mais ricas e expressivas manifestações de arte popular portuguesa. Trata-se de uma afirmação que ressalta como corolário natural de factos facilmente observáveis e constatáveis:
1 – A diversidade das funcionalidades dos exemplares (cabaças, cabritas, cáguedas, canudos do lume, chavões, cochos, colheres, cornas, dedeiras, forcas de fazer cordão, pisadores, sovinos, tarros, etc.).
2 – A diversidade dos materiais em que pode ser executada (madeira, cortiça, corno, bunho).
3 – A diversidade das decorações exibidas, que têm a ver com o imaginário dos criadores e os contextos antropológicos e sociológicos em que vivem.
4 – A diversidade das morfologias que se podem manifestar em exemplares com uma dada funcionalidade.
Este último aspecto é objecto do presente escrito, centrado em três exemplares de carretilhas em madeira, pertencentes à minha colecção de arte pastoril.
Como é sabido, uma carretilha é um artefacto de cozinha no qual existe uma roda dentada circular, em forma de roseta, que gira num eixo encabado e que é impulsionado pela mão humana. Com ele se recorta ou pontilha, deixando em lavor, a massa de forrar pastéis, bolos, biscoitos e doces. Como tal é utilizado por confeiteiros, pasteleiros, doceiros ou simples donas de casa.
A carretilha da fig. 1 é um artefacto monofuncional que na extremidade oposta à roda dentada, apresenta uma argola para suspensão na parede.
O exemplar da fig. 2 é um artefacto bifuncional que na extremidade oposta à carretilha, apresenta uma colher de prova.
O espécime da fig. 3 é também um artefacto bifuncional, constituído por uma carretilha e 3 chavões móveis ao longo de uma argola circular.
O modelo da fig. 4 é igualmente um artefacto bifuncional que na ponta oposta à da carretilha, ostenta um pé que permite marcar a massa.
Decerto que existirão outros exemplares de carretilhas, com morfologias e outras funcionalidades associadas, diferentes das que foram aqui apresentadas. Quando as conhecer, divulgo-as. Fica a promessa feita.

Publicado inicialmente a 29 de Julho de 2022

Fig. 2

Fig. 3

Fig. 4

4 comentários:

  1. Peças espetaculares...gostava de adquirir alguma. Conheço algum artesão que faça Peças deste género? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualmente não conheço. Eu tenho outra praticamente análoga à primeira, disponível,

      Eliminar
  2. Lindas eu tenho uma com mais de 100 anos.beijiho bom Natal aqui aos fritos chamamos trutas beijinho grande Manuela

    ResponderEliminar