domingo, 23 de janeiro de 2022

Produção olárica de Estremoz comercializada como recordação de Évora


Bilha com decoração mista, polida e relevada. A decoração polida é de natureza
geométrica. A decoração relevada tem duas componentes: o templo romano de
 Évora e decoração fitomórfica, com ramos, folhas e frutos de sobreiro. 3º quartel
do séc. XX.

As feiras constituíram sempre um importante meio de escoamento da produção olárica de Estremoz. Não é, pois, de admirar que na decoração do vasilhame de barro vermelho de Estremoz, tenham sido utilizados componentes decorativos identificadores do local onde se realizava a feira. É que tais componentes potenciavam a venda de tal vasilhame como recordação desse local e da ida à feira.
Uma das feiras mais frequentadas desde sempre pelos oleiros de Estremoz, foi a Feira de São João, realizada há mais de 500 anos no Rossio de S. Brás em Évora, durante um período que inclui o dia 24 de Junho, dia de nascimento do taumaturgo e profeta que previu o advento e o nascimento de Jesus. Tal como Santo António e São Pedro, São João é um santo popular muito festejado em Portugal e particularmente em Évora.
O componente decorativo usado pelos oleiros de Estremoz no “marketing” da sua produção foi o templo romano de Évora, símbolo emblemático e ex-líbris desta última cidade.
Além do componente decorativo atrás referido, o vasilhame era embelezado, recorrendo a 5 tipos de decoração, muitas vezes combinados: empedrado, riscado, picado, polido e relevado com uma composição fitomórfica que incluía ramos, folhas e frutos de sobreiro.
De salientar que a bibliografia existente não refere o tipo de decoração conhecido por “picado” e que era utilizada na Olaria Regional de Mário Lagartinho. Um tal tipo de decoração consistia em percutir o vasilhame ainda fresco, com o topo de uma cápsula de bala, de um cartucho de caça vazio ou com a extremidade de um tubo com perfil considerado interessante pelo oleiro e aplicado por quem procedia à decoração, geralmente mulheres (polideiras).

Hernâni Matos
Publicado inicialmente  em 23 de janeiro de 2022


Moringue com decoração mista, empedrada, riscada e relevada com templo
romano de Évora. 3º quartel do séc. XX.

Moringue com decoração mista, polida e relevada. A decoração polida é de
natureza geométrica. A decoração relevada é constituída pelo templo romano
de Évora. 3º quartel do séc. XX.

Cântaro com decoração mista, empedrada, riscada. picada e relevada com
templo romano se Évora. 3º quartel do séc. XX.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário