quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Imortalidade sempre! Aniversário nunca mais!





Todos sabemos que 1+2 dá 3 e que de igual maneira, 2+1 também dá 3. Os matemáticos chamam a isto, propriedade comutativa da adição de números. Porém, não generalize o leitor. Há operações que não gozam da propriedade comutativa. Assim, por exemplo, a operação “calçar o vestuário do pé” conduz a um resultado que é diferente, conforme se calçar primeiro a meia e depois o sapato ou, se pelo contrário, se calçar primeiro o sapato e só depois a meia.
Vem isto a propósito de eu fazer hoje 75 anos, número composto dos algarismos 7 e 5, que somados dão 12, noves fora 3. Ora, a imagem espelhada do número 75 é o número 57, composto igualmente pelos algarismos 5 e 7, que somados dão 12, noves fora 3. Apesar desta coincidência, a operação “ordenar números”, não goza da propriedade comutativa. Na verdade, pôr o 7 antes do 5, não é o mesmo que pôr o 5 antes do 7. Quer isto dizer, que com 75 anos estou mais velho que com 57. Ora eu não quero envelhecer. Que fazer então? Tenho que deixar de fazer anos, senão envelheço. Por isso, hoje vou deixar de fazer anos, para não ficar mais velho. Assim, torno-me imortal. Os amigos não precisam de ir ao meu velório, o que é bom para eles, já que me têm aturado quanto baste. Além disso, a família não gasta dinheiro nas exéquias, o que se traduz em poupança. Por outro lado, como não vou parar ao forno crematório, contribuo para a diminuição da poluição atmosférica.
Se eu ficasse mais velho, acabaria por morrer, o que me recuso determinantemente. Todavia, se for contrariado neste meu propósito, mesmo morto hei-de me mexer dentro do caixão, em sinal de protesto. E essa será, porventura, a melhor partida que um velho gaiteiro pode pregar aos gatos-pingados que lhe carregam o ataúde. Talvez se caguem todos de medo e larguem a urna para o chão. Nesta altura, soltar-se-á a tampa do féretro, eu aproveito para ressuscitar e de punho direito erguido, gritarei:
- IMORTALIDADE SEMPRE! ANIVERSÁRIO NUNCA MAIS!

6 comentários:

  1. Parabéns professor, que conte muitos e bons anos com saúde e boa disposição.

    ResponderEliminar
  2. Aqui fica os meus melhores parabéns por muitos e longos anos. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não tinha pensado na poluição se me cremassem Foi bom ter falado nisso. Pois até pouco tempo sempre pensei em ir dar de comer aos bichinhos, mas tinha mudado de ideias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acilda:
      Como em tudo na vida, têm que se tomar opcções.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar