quinta-feira, 22 de julho de 2021

António Carmelo Aires e a Cerâmica de Redondo


António Carmelo Aires. 

Ao meu amigo António Carmelo Aires:

Carmelo Aires investigou
a cerâmica redondense
e logo um livro publicou.
Assim o seu trabalho vence.


CERÂMICA DO REDONDO - UM OUTRO OLHAR, é o título da obra de António Carmelo Aires, lançada pelas dezoito horas do passado sábado, dia 16 de Julho, no auditório do Centro Cultural de Redondo.
A sessão de lançamento do livro foi dirigida pelo Presidente da Câmara Municipal, que tinha à sua esquerda e sucessivamente, o autor e o Presidente da Junta de Freguesia de Redondo. Por sua vez, à direita do Presidente, encontravam-se sucessivamente a Directora Regional de Cultura do Alentejo e o prefaciador do livro.
O evento abriu com uma intervenção do Presidente da Câmara, à qual se seguiram as intervenções do prefaciador, da Directora Regional de Cultura e do autor.
A cerimónia terminou com uma sessão de autógrafos.

A obra
A obra abre com Agradecimentos do autor, a que se segue um excelente Prefácio da autoria de Hugo Guerreiro, Historiador e Museólogo, que nos diz que: “Dificilmente um investigador deixará de analisar um trabalho em que o autor apresenta dados de relevância histórica, sociológica, antropológica e etnológica, vividos na primeira pessoa e depois maturados ao longo de várias décadas de amor à arte”. E acrescenta: “…mais que uma memória, este livro é igualmente um trabalho de análise e investigação, que servirá para aumentar e aprofundar o conhecimento actual da temática tratada.”
No Preâmbulo, o autor confessa ter espírito de coleccionador e gosto pela arte do barro, o que o levou ao longo de décadas a recolher mais de trezentas peças do centro oleiro de Redondo, umas já existentes na sua velha casa, outras adquiridas e outras doadas. Revela-nos ainda que por impedimento da sua actividade profissional e por deveres cívicos, só há poucos anos começou a estudar o conjunto reunido e o fruto desse estudo foi agora por ele dado à estampa.
A obra distribui-se por 11 capítulos:1-Preâmbulo, 2-Redondo e a decoração das suas peças, 3-O problema da autoria e da identificação das peças oláricas, 4-Peças já desaparecidas ou em vias de desaparecer, 5-Redondo, centro produtor de talhas?, 6-Mestre Álvaro Chalana, 7- Ti Rita, 8-Mestre Estevão Zorrinho, 9-Hermínio José Zorrinho, 10-A minha colecção, 11-Peças da mina colecção cedidas para exposição e figurando em obras escritas.
O autor justifica a estrutura do livro com base nas suas motivações pessoais. No final da obra, o leitor tem à sua disposição um Glossário de termos relativos à nomenclatura de peças oláricas de diferentes tipologias e funcionalidades, bem como técnicas de decoração.
O livro, profusamente ilustrado a cores, com design gráfico de Alexandra Mariano, fotografias de Manuel Ribeiro e capa de Luís Aires, tem capa dura, 21,5 cm x 30 cm, 170 páginas e 1027 g de peso. A edição é uma edição conjunta da Câmara Municipal do Redondo e da Junta de Freguesia do Redondo. A tiragem é de 500 exemplares, impressos na Gráfica Eborense.

O autor
António Carmelo Aires é natural de Redondo, onde nasceu em 1937. Médico veterinário, iniciou a sua carreira profissional em Gaia, transferindo-se mais tarde para Évora, onde exerceu clínica rural e ocupou cargos de chefia em múltiplos organismos oficiais. Esta actividade culminou com a sua nomeação para Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo em 1970, à qual se seguiu o cargo de Presidente da Comissão de Coordenação do Alentejo, o qual desempenhou até à sua aposentação em 1996.
No quadro europeu desempenhou igualmente inúmeros cargos no âmbito do Desenvolvimento Regional, da Viticultura e da Cultura Regional, tendo integrado missões de estudo da OCDE a Itália e à Jugoslávia.
Sócio de numerosas associações científicas, tem trabalhos seus publicados em revistas da especialidade. Colaborador activo da imprensa regional e local, sobretudo na área do Desenvolvimento Regional. Ao longo dos anos tem organizado, participado e comissariado inúmeras exposições e mostras de cultura alentejana.
Como coleccionador é polifacetado e os seus interesses incluem o barro vermelho, a porcelana, a faiança, o vidro, os têxteis e os artefactos de cozinha.

Balanço final
A obra contou muito para a sua elaboração com a vivência e vasta colecção do autor, que a estudou em profundidade, recorrendo a fontes escritas referidas na Bibliografia citada no final.
A obra de Carmelo Aires vem preencher uma lacuna que há muito se fazia sentir não só entre os coleccionadores como entre os estudiosos e vem enriquecer também a bibliografia cerâmica portuguesa. Para além de outros méritos, o livro caracteriza com rigor e profundidade a decoração da cerâmica redondense que é única, que é património imaterial local e integra a matriz identitária da cultura popular local.
O autor está, pois, de parabéns por mais este valioso contributo para a perpetuidade do registo da cultura redondense.

Publicado no jornal E nº 272
Estremoz, 22 de Julho de 2021


 
A obra de António Carmelo Aires.

Os oradores da sessão.

Um aspecto da assistência.



4 comentários:

  1. Bom dia, escrevo para lhe solicitar, caso seja possível, o endereço de email do autor do livro em destaque, Dr. António Aires. Pois tenho interesse em adquirir um exemplar de um catálogo sobre arte pastoril editado recentemente. Depois de ter recorrido junto dos serviços culturais do município de Redondo, com este pedido em mãos, foi me transmitido que o respetivo catálogo teria esgotado...

    bem hajas,
    eddy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que o contacte através do messenger do facebook, visto que antónio carmelo aires está aí registado

      Eliminar