terça-feira, 16 de março de 2021

Três em um


Geógrafo. Professor. Ex-Presidente da Câmara Municipal de Borba.

Nem todos tiveram o privilégio de ter o Hernâni Matos como professor, como colega e como amigo.

Hernâni professor
O primeiro contacto que tive com ele tinha quinze anos. Fui seu aluno na disciplina de “Mercadorias” no ano letivo 1972/73 e frequentava o Curso Geral de Comércio na Escola Industrial e Comercial de Estremoz.
Um grande professor, não só em tamanho, mas também em qualidade. Com a sua voz de trovão, transmitia os conhecimentos num anfiteatro do primeiro piso a uma turma de “índios” que o respeitavam, onde se aprendia, mas também havia espaço para brincar. Lembro-me de ouvir, no silêncio da aula, os gritos que soavam por toda a escola, da professora Olívia Lencastre, já falecida.
Fui finalista naquele ano e ao consultar a típica pasta de finalistas com dedicatórias dos professores e colegas, deparei com esta dedicatória do meu ex-professor: “Sr. Guarda Verdades, que não as guarde sempre: Hernâni Matos”.

Hernâni colega
Uns anos mais tarde vou reencontrar o Hernâni Matos, agora como colega!
Estávamos num período quente em termos políticos, onde com frequência surgiam reuniões gerais de alunos, reuniões gerais de professores e reuniões gerais de escola, em que as guerras partidárias surgiam com frequência, muito típicas do período quente pós 25 de Abril de 1974.
O Hernâni lá estava sempre na linha da frente! Lembro-me perfeitamente das suas intervenções, com o tal vozeirão, apoiado politicamente na linha da UDP com a qual eu também simpatizava e das “guerras” com os simpatizantes do PCP e do MES, porque nesse tempo os “direitolas” nem piavam, e quando tentavam, rapidamente eram abafados.
O seu papel ativo na política local como militante da UDP, com o nosso amigo Albano Martins e muitos outros, foi marcante em Estremoz e na região.
 
Hernâni amigo
Hernâni é um grande amigo do seu amigo, sempre disposto a colaborar e participar nos mais diversos tipos de atividades de natureza política ou cultural.
Com a teimosia e persistência que o caracterizam, fez um importante trabalho na área da filatelia e conseguiu, desenvolver e dinamizar esta atividade, através da organização de certames filatélicos importantes, com participantes portugueses e espanhóis, promovendo a filatelia, o colecionismo e simultaneamente a cultura estremocense e alentejana.
Foi graças ao seu grande empenho e dedicação à filatelia que recebeu variados prémios e distinções nesta área. Homem grande e grande homem com intervenção importante na divulgação da cultura popular alentejana e em especial dos “Bonecos de Estremoz”, classificados recentemente pela Unesco como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Ângelo João Guarda Verdades de Sá
Estremoz, 25 de Fevereiro de 2021

Hernâni Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário