terça-feira, 2 de março de 2021

Hernâni Matos, um homem que não passa ao lado da vida


José Alberto Fateixa. Professor. Ex-Deputado à Assembleia da República.
Ex-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz

O Hernâni tem mais doze anos que eu e confesso que não sei bem quando comecei a conviver com ele. Os nossos pais eram ambos comerciantes, embora em áreas diferentes, tendo em comum uma antipatia e rejeição pelo Estado Novo. As primeiras imagens que guardo dele são as de um jovem que se destacava pela forma de estar e de se vestir diferentes, que todos afirmavam ser um excelente estudante. Partilho este testemunho de amizade sobre caminhos que ele percorreu ao longo da vida.
O Professor. Fui colega do Hernâni na Escola Secundária, pertencíamos a grupos afins, ele do grupo de “Física-Química” e eu de “Química-Física”. Nesse contexto partilhámos os mesmos espaços. Ele, com formação na área da Física, foi sempre um excelente profissional, preocupado com a qualidade das aprendizagens, com abertura de perspetivas para os seus alunos e com uma participação ativa na vida da escola, valorizando, a aprendizagem científica associada à dimensão cidadã.
O Militante Político. Em 1974 o pai do Hernâni, João Sabino de Matos, o meu pai e tio estiveram envolvidos na constituição da seção do PS em Estremoz e eu da JS, e ele um ativo militante do PC.  Depois, ambos abandonámos essas militâncias e viemos a encontrar-nos no núcleo da UDP da nossa cidade. Posteriormente, as nossas formas de pensar a sociedade levou-nos para caminhos diferentes, em que muitas vezes concordámos, mas também muitas vezes discordámos. Sinto que a maturidade da vida reforçou a importância da pluralidade, do diálogo, do entendimento em torno de objetivos de melhoria da democracia, da valorização do progresso e da justiça social. Saliento o homem de causas, que nunca deixou de defender os valores em que acredita.
O Comunicador. Saber mais, investigar, partilhar conhecimento e tomar posição. Esta pode ser uma síntese do percurso de uma vida de comunicação, na escola, na imprensa local, nas publicações temáticas e especializadas. Nos últimos anos abriu a frente digital com a partilha positiva e inteligente de vivências, apontamentos e conhecimentos que ajudam a sustentar histórias e diferentes dimensões culturais da nossa terra.
O Colecionador. Há muitos anos que guardo imagens de um homem que procura encontrar pontes entre tempos. A procura de utensílios, objetos, documentos, símbolos que permitam ajudar a explicar e entender épocas, modos de viver, o trabalho, a arte, as tradições, as culturas, o rural e o urbano, em suma elementos para a história da cultura popular que impregnam o seu ser.
O Filatelista. O trabalho na área da filatelia revelou ao país outra sua enorme dimensão. O estudo, a categorização, o enquadramento, a divulgação, as exposições em torno do selo e do colecionismo associativo. Essa sua dimensão proporcionou-nos uma catadupa de eventos que assinalam uma intensa e real atividade de dinamização cultural.
O Cruzado. Nos últimos anos para a sociedade o Hernâni assume publicamente uma velha nova frente de dedicação, a barrística e os Bonecos de Estremoz. Estudar, investigar, historiar, compreender, contextualizar, divulgar, defender, valorizar os trabalhos dos transformadores dos barros de Estremoz, em muito em especial do figurado de barro. Tem escolhido um novo terreno de combate, a blogosfera, onde partilha momentos, protagonistas, saberes e histórias de afirmação da nossa cultura popular.
A Pessoa. O Hernâni tem uma existência em que é forçado a lidar com dificuldades suplementares, mas como poucos, deixa marcas na sociedade onde escolheu viver. No nosso relacionamento pessoal ao longo das nossas vidas estivemos próximos e afastados, caminhámos em conjunto e tivemos discordâncias significativas, houve momentos em que não foi fácil e outros enormemente estimulantes e agradáveis. Hoje com uma naturalidade da passagem do tempo e dos anos é para mim muito claro, que é um homem que não quis passar ao lado da vida. A sua formação científica de base reflete-se na disciplina de abordar os seus trabalhos. É o eterno etnólogo que tenta encontrar explicações que dão vida e sustentação à cultura popular, sempre com uma dimensão cívica de agitador por convicções. Do Hernâni sublinho a dedicação e interesses em tantas frentes e a capacidade de fazer acontecer.
Assumo uma sincera admiração e reconhecimento pela caminhada realizada. Hernâni obrigado pela oportunidade de estar contigo neste momento.
 
José Alberto Fateixa
Estremoz, 16 de Fevereiro de 2021

2 comentários:

  1. Muito embora tenha saído de Estremoz em 1963, jamais esqueci a nossa terra e o amigo Hernâni e a nossa infância do Largo do Espirito Santo.Quanto ao José Fateixa tive oportunidade através da Lincemoz de o conhecer como presidente da CME, tendo sempre apoiado as nossas iniciativas. Para os dois e por diferentes razões aqui deixo o meu sincero agradecimento pelo excelente trabalho efectuado em prol da nossa terra. Bem hajam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro amigo.
      Um grande abraço e votos de boa saúde, extensivos a toda a Família.

      Eliminar